Segunda-feira, 9 de Março de 2009

Ruralidades no IC19 Lisboa-Sintra

 

Podem perguntar porque é que me desviei do tema a que me propus. É exactamente a pensar nos campos do vale de Pomares, com água ali à mão e que se encontram  improdutivos, que me levou a olhar para este exemplo em jeito de comparação.

Nas cidades onde o betão cresceu ao longo das últimas décadas, qualquer pedaço de terra livre tem um valor incalculável para dezenas de habitantes no sua maioria de origem africana.

Quem circula na IC19, pode avistar nos terrenos que circundam esta via, pequenas hortas que asseguram a subsistência de gente laboriosa. No meio do transito lá podemos ver os agricultores tratando das hortas que transformam os taludes da IC19 em campos de cultivo e onde já se avistam favas, couves, cebolas e outros tantos legumes.

Que fique o exemplo.

 

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 00:26
link do post | comentar | favorito
11 comentários:
De Açor Vigilante a 9 de Março de 2009
Se esta crise continuar, ainda muitos dos campos em Pomares e outras partes de Portugal haverão de vir a ser cultivados.
Penso que muita gente, ainda não veio aqui para Pomares na esperança que isto venha a melhorar e se calhar alguns até por vergonha, mas para bem de todos, esperemos que isto passe.
De O Gato a 9 de Março de 2009
Realmente o quanto não vale um pedaço de terra.
Como uns pequenos taludes viram hortas de subsistência, bem o Arquitecto Ribeiro Teles diz que se está a vaminhar para as hortas citadinas e ele tem toda a razão. Porque é que os terrenos não são cultivados em vez de muitas vezes se transformaram em lixeiras, mas vale assim.
Mesmo entre prédios terrenos baldios poderiam ser hostas ferteis.

Bem visto gostei
Abraços
De A. Madeira a 9 de Março de 2009
Boa tarde!

Passo ali algumas vezes e, reduzo de velocidade, para apreciar estas pequenas maravilhas. São, na maioria, de caboverdianos, estas belas hortas que produzem de tudo um pouco. Quem me dera ver na minha (nossa) região, os campos tão bem cultivados como aqui se encontram. Quem sabe se daqui a alguns anos (?) vamos fazer o regresso às origens?
Uma boa tarde para todos e, votos de boas culturas!
De rica e bela serra do açor a 9 de Março de 2009
A crise em que o nosso país está assim o exige!!!
A entrada da cidade da Amadora assim o mostra.
A vida está muito difícil para quem vive na cidade por isso há quem aproveite qualquer pedaçinho de terra para seu proveito.
De Toino da Machôa a 9 de Março de 2009
Boa noite sr. rouxinol e boa noite a todos os pomarenses.
Pois é sr. rouxinol, há muitos que se trabalhassem como estes não lhes sobrava tempo para andarem a dizer mal dos outros, mas nunca lhes faltou nada lá em casa, souberam fazer-se pagar além de serem pagos para trabalhar. É como a crise, há crise mas alguns continuam a encher os bolsos. O problema é que o mundo tem estado ao contrario para aqueles que trabalham. Voltando à agricultura, até dá dó ver alguns terrenos em Pomares cheios de relva e de ervas daninhas. Aquilo nas mãos de alguns dava para muitos comerem e não era preciso grandes investimentos.
Aqui pela Machôa, eu mais a minha Felismina vamos fazendo o que podemos.
Que estas imagens sirvam de exemplo a muitos que têm a mania que são agricultores...da treta...
Daqui da Machôa, boa noite a todos
Toino da Machôa
De O Serrano a 9 de Março de 2009
Excelente tema este que o amigo rouxinol nos mostra porque é actual. Pode ser que a crise que se atravessa nos leve a dar o justo valor á terra.
De Toupeira Voadoura a 9 de Março de 2009
Amigo Rouxinol, não conheço essas hortas, mas pelo que nos mostra eram trabalhadores empreendedores assim que a Quinta precisava porque até mete dó ver tanto campo mal amanhado. Pode ser que um dia alguém dê sumisso aos bezerros e explore aquilo como deve de ser. Pelo menos o cheiro em Pomares melhorava.
De Hortense Quaresma a 10 de Março de 2009
Sabes que eu já comi hortaliça criada nessas hortas? É que eles depois veem vender aqui na rua e toda a gente compra porque tem bom aspecto
Gostei de ver aqui a minha zona

Felicidades
De rouxinoldepomares a 10 de Março de 2009
Olá Hortense! Uma vez um amigo meu ofereceu-me umas favas em vagem, cuja proveniência era destas hortas. Foram as melhores favas que comi até hoje.
De Odete a 12 de Março de 2009
Quando a minha mãe deixou a cidade em 1973, para voltar para o Sobral Gordo. Alguns amigos disseram-lhe que fazia mal. Outros lhe disseram,(tu vais porque queres. Mas tempos viram que teremos que ir sem querer). Se calhar esse tempo não está longe. È verdade a vida na cidade está muito difícil. Hoje quem tem uma hortinha ao pé de casa, está mais feliz.
De Manuel a 13 de Junho de 2011
Mas já alguém fez analises a estes legumes... não me levem a mal mas por alguma razão as directivas europeias apontam no sentido de as aguas das estradas terem de ser sujeitas a tratamento num futuro próximo... Quanto é que vocês apostam que estes legumes vão ter altas concentrações de materiais pesado, nomeadamente o chumbo, altamente cancerígenos? Procurem na net em que consistem as emissões dos carros a diesel que são 80% dos que circulam em portugal e dos quais 90% nem sequer tem filtro de partículas e vão ver o que é que estes legumes absorvem da atmosfera..

Comentar post

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 39 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Boa tarde, estou a tentar obter mais informação da...
Boa tarde, estou a tentar obter mais informação da...
Boa tarde, estou a tentar obter mais informação da...
Caro amigo!Quero agradecer o senhor por me ter env...
Bom dia meu Caro, cujo nome não colocou,O meu fale...
Obrigado caríssimo amigo.Um grande abraçoJá enviei...
Olá Afonso !!!Esse número que você passou tem what...
Caro Joaquim Pereira Matos, bom ano!Há muito que t...
Boa noite gostava entrer em contacto com à Senhora...
Caro amigo Rouxinol!Sou de Barcelos, e pergunto-lh...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.