Quinta-feira, 4 de Junho de 2009

São Gião (Oliveira do Hospital)

 

Na confluência da Serra da Estrela e da Serra do Açor, fazendo parte do Parque Natural da Serra da Estrela, está São Gião.

São Gião é uma freguesia do vizinho concelho de Oliveira do Hospital e tal como nós, pertence ao distrito de Coimbra. É uma bonita aldeia, inserida no também bonito vale do Rio Alva, e possui um interessante património como a sua Igreja Matriz, também conhecida por Catedral das Beiras, construída nos finais de setecentos em estilo barroco, ostenta um tecto de 102 painéis, e os seus retábulos são em talha dourada. É um templo magnífico.

Para quem visita a aldeia, o que salta à primeira vista, são as suas casas, que no seu conjunto mantêm as características da zona, e os seus balcões e varandas decorados com vasos de flores.

Vale sempre a pena uma visita, mas até lá, deixo-vos com algumas fotografias. Espero que gostem!

 

 

São Gião

 

 

A Igreja Matriz

 

 

O cuidado de manter os altares irrepreensíveis.

 

 

 

A Capela de São Sebastião (Sec XIV)

 

 

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 01:04
link do post | comentar | favorito
23 comentários:
De rouxinoldepomares a 4 de Junho de 2009 às 01:21
Hoje sou eu a fazer o primeiro comentário!
Provavelmente estarei a dormir quando o número de visitas atingir as 250.000. Este número só foi possivel em tão curto espaço de tempo graças à aceitação deste blog por parte dos pomarenses espalhados por esse mundo fora. Não poderei também esquecer aqueles que não sendo pomarenses me têm visitado assiduamente. E ainda, não poderei esquecer os dois destaques no Sapo Blogs com que O Rouxinol de Pomares foi contemplado.
Em prol de Pomares, da sua freguesia, de Arganil, da Serra do Açor, da Beira-Serra, continuarei, se para tanto Deus me der saúde e força para continuar.
Muito obrigado a todos e um grande abraço.
António Manuel Silva
De Anónimo a 30 de Dezembro de 2012 às 00:29
passei a maoir parte das férias grandes na vila. A familia da minha mãe era de lá. Ela nasceu na casa ao lado da igreja!
gosto muito e está bonita! obrigada
De bcmantunes a 4 de Junho de 2009 às 11:57
Olá António Manuel,

Os meus cordiais cumprimentos,

Quando ficamos espantados com algo maravilhoso recorremos com à frase mais fácil; «estou sem palavras», é verdade, cada post que o “Rouxinol de Pomares” publica, trás sempre encanto. Penso que não seja fácil falar desta terra, devido a não ficar em caminho, como é costume dizer-se. Passei lá uma vez que fui visitar uns amigos a Rio de Mel.
Evidentemente que será sempre agradável falarmos da nossa, «Pomares», mas as dos outros também são lindas…
Justiça seja feita.
O “Rouxinol de Pomares” não é egoísta. Está constantemente a presentear-nos com estas belezas. A qualidade do trabalho exposto já não causa surpresa.
Não admira que o blog tenha as vistas que tem, muitas mais terá enquanto despertar interesse, quer pela forma de comunicar, quer pela forma de divulgar a região de «Coimbra» que bem precisa.
Que mais se pode pretender que um blog, que se diz pessoal, possa ter?
O “Rouxinol de Pomares”, pelo que tem demonstrado, não é pessoa que precise de ser desafiado. A minha visita diária, é o meu aplauso, é o incentivo que acho que devo dar, como pomarense.
Obrigado por tudo.
Saudações cordiais,
Até à próxima,
Um abraço,
Belchior Madeira Antunes
De Katia a 4 de Junho de 2009 às 15:26
Vim aqui ter por acaso. Obrigada por divulgar São Gião, uma terra linda.
De A. Madeira a 4 de Junho de 2009 às 18:40
Boa tarde amigo António Silva!

Que lindas fotografias de S. Gião! Conheço muito bem, somos vizinhos (7 km.), é uma aldeia bonita e típicamente beirã. As casas em granito são de uma beleza extraordinária. A linda Igreja Paroquial -conhecida pela Catedral das Beiras - é, do mais belo da região. Já agora, lembro que, S. Gião é uma freguesia que administrativamente depende do Distrito de Coimbra, mas a nível religioso pertence à Diocese da Guarda. O Pároco desta localidade é o mesmo que presta serviço religioso em Sandomil, Vila Cova de Seia e Lapa, todas do concelho de Seia.
Uma boa tarde para si e, votos de boa saúde.
De Andrea madeira a 10 de Março de 2017 às 18:09
Meu bisavô nasceu emOliveira do Hospital não sei muito sobre a região mas gostaria muito saber mais,não entendo bem sobre onde está localizado são giao e oliveira do hospital.Meu bisavô se chamava António de Oliveira Madeira e veio para. O Brasil em torno de 1890mais ou menos.
De Toino da Machôa a 4 de Junho de 2009 às 20:06
Boa tarde sr. rouxinol e boa tarde a todos os pomarenses. Boa tarde também para todos os Sangianenses.
Nestas lides do campo e com este calor e chove não chove, um homem nem tem tempo de vir até aqui ao blog do sr. rouxinol todos os santos dias. Já lá vai um bom par de anos que não vou para estes lados de S. Gião, dantes iamos lá comprar alguns queijitos dos bons, para mandar para Coimbra e para Lisboa, no tempo que a gente tinha que pagar favores. Hoje já não se pagam favores aos de longe, porque se criaram alguns barões também por aqui. É uma vida danada para quem tem que trabalhar e precisa...mas gostei de ver S. Gião que está que nem um brinco, pelo menos pelas fotografias.
A minha Felismina, quer mandar os parabéns ao sr. rouxinol pelo número de visitas que alcançou. Sim senhor é de se lhe tirar o chapéu. Quem diz mal que faça melhor, diz a minha Felismina.
Ainda tenho que ir deitar algum feno ao gado para ele ir roendo que agora é de dia até mais tarde. e tenho que ir andando que a minha Felismina já deve ter o caldo quase pronto.
Onde é que andará o meu compadre Xico da Lameira?
Será que com a crise emigraram?
Daqui da Machôa, boa tarde a todos.
Toino da Machôa

De XIco Da Lameira a 5 de Junho de 2009 às 21:50
Boa noite compadre Toino
Nao emigramos não tenho tido o meu PC avariado. Agora através do meu rapaz q está por lá em Lisboa comprou me um novo isto aqui é uma maquina, o rato até já nem tem fio nem nada.
Quanto a questão de emigrar como sabe a minha idade já não permite, mas se fosse mais novo não sei não se eu e a minha Maria já não tínhamos dado ao chinelo para outro país.
Com um governo deste meu deus.
O que val como o compadre sabe também como eu lá vamos cultivamos umas coisitas e criado uns bicos e uns coelhitoss se não só com a reforma como era???
Bem vou para a deita que ao menos poupo no gasoleo do gerador.
O compadre domingo vai votar ao povo????
Eu talvez lá vá olhe e posso dizer em quem vou votar: vou por uma cruz em todos que é para ficar todos contentes!!!!!!!!!
Um abraço aqui do Xico da Lameira
De Luiz Gião a 2 de Janeiro de 2010 às 20:34
Maravilhoso post sr. Rouxinol. Como sou um Gião,fico orgulhoso de minhas origens, ó como é bela minha aldeia, e conhece-la está em meus planos.Sou Brasileiro e nunca fui a Portugal,mas nunca é tarde...
De rouxinoldepomares a 2 de Janeiro de 2010 às 21:08
Meu caro Luiz Gião, em primeiro lugar vai um abraço aí para o Brasil e obrigado por ter visitado o meu blog.
S. Gião é uma terra do Centro/Norte de Portugal. É uma terra onde o granito impera, comparativamente com a minha que é bem perto, onde o xisto é rei. São estes contrastes que nos fazem tão iguais e tão diferentes.
Se um dia vier a Portugal, avise, terei todo o gosto em mostrar-lhe a nossa zona.
Felicidades neste Novo Ano são os meus desejos.
António Manuel Silva
De almerinda fereira a 6 de Maio de 2010 às 12:50
Adorei poder ver as fotos da bela Aldeia em que me pai nasceu e se Deus permitir estarei nela em setembro próximo, estais de parabéns é um sitio mt lindo. Sou brasileira e me indentifico muito com Portugal afinal tenho em minhas veias o sangue portugues. Parabéns pelas fotos
Almerina
De Laurinda Seabra a 10 de Junho de 2010 às 11:53
Eu estou a querer saber mais informacao sobre Sao Giao porque estou a construir uma arvore de familia. A minha mae nasceu nessa terra. Gostava de saber informacao sobre as familias Freire, de Jesus, Cruz e Nunes de Sao Giao. Toda a informacao recebida e agradecida.
De rouxinoldepomares a 10 de Junho de 2010 às 21:05
Boa noite Laurinda Seabra.
Eu conheço mal São Gião, muito menos os seus habitantes e apelidos, contudo, espero que alguém daquela localidade veja o seu apelo e lhe dê as informações que pretende. Pela minha parte se durante este mês ou o proximo lá der um pulinho, não me custa nada indagar. Se o pretender mantenha o contacto comigo através do meu e-mail: rouxinoldepomares@sapo.pt

Cumprimentos
António Manuel ilva
De Laurinda Seabra a 10 de Junho de 2010 às 21:37
Obrigada pela ajuda. E se conseguir alguma informacao eu agradecia. A minha mae e Maria Manuela Freire (nome de solteira) os pais (os meus avos) erao Laurinda de Jesus e Jose Nunes Freire.

Muito obrigada pela oferta que eu aceito.
Cumprimentos

O meu e-mail e laurinda.seabra@empowerment-gateway.com
De almerinda a 22 de Junho de 2010 às 20:00
Laurinda eu tenho uma conhecida em S. GIÃO que o nome dela é Paula Cruz, talvéz ela possa ter algum parentesco consigo.
De Laurinda Seabra a 22 de Junho de 2010 às 23:40
Almerinda

Eu agradecia se nos pudesse por em contacto. A Aldeia e muito pequena e parece que haja muitos familiares la.
Portanto eu agradecia muito a sua ajuda. Eu posso ser contatada atraves do meu e-mail.

Cumprimentos
Laurinda
De maria laura brito a 23 de Agosto de 2010 às 23:26
Há duas ou tres famililias Freire, atá existe um livro que se chama Os Freies de S. Gião. penso que são todos parentes, entretanto tambem há Família Cruz e Jesus, sou natural de lá e vou mitas vezes, aliás vim de lá na Sexta Feira e volto em Outubro.
Se entretanto precisar de ajuda diga.
atá breve
M. Laura
De ana marques a 4 de Fevereiro de 2011 às 15:38
Como é bom ver imagens do local onde passei momentos tão felizes da minha infância. Eram bem boas aquelas férias em casa do tio Chico e da tia Madalena,naquela casinha de esquina no largo da igreja onde o sino nos acordava a toda a hora ,até que nos habituavamos. Aqueles dias passados no rio com o bolo podre que a tia fazia tão bem.Aquele pão caseiro com o queijo amanteigado que havia sempre para as meninas... E tantas,tantas outras recordações que estas lindas fotos me trazem. Prometi a mim mesma que é este ano que lá volto para rever todos aqueles locais que me parecem inalterados.
De José Coimbra a 22 de Março de 2011 às 00:18
Tão simples quanto isto: uma pesquisa no google images e "voilá"... encontro um blog com uma excelente descrição da minha aldeia natal e com excelentes imagens revelando o quão bem cuidada está esta aldeia. PARABÉNS!
Quero também dizer-lhe que conheço bem Pomares e as suas gentes, pois andei alguns anos por aí a "cuidar" quem de mim necessitava (sou enfermeiro).

Comentar post

.Eu

.pesquisar

.Maio 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
29
30
31

.posts recentes

. Agualva-Mira Sintra - Enc...

. Caminhada Solidária em Po...

. Aqu'Alva Stória - Encerra...

. Requalificação da Anta d...

. Aqu' Alva Stória - Lafaek...

. Aqu'Alva Stória - dos Hip...

. Aqu'Alva Stória - Thomas ...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.A ver

online

.Visitas

.últ. comentários

Pomares está de Parabéns e toda esta organização m...
Boa noite caro Manuel Santos! Muito obrigado pelo ...
Linda e maravilhosa a minha terra,parabéns a quem ...
Fantástico....fantástico....fantástico.Muitos para...
Meu bisavô nasceu emOliveira do Hospital não sei ...
Bonitas imagens, os pomarenses em particular, e os...
Parabéns ao Município de Oliveira por esta promoçã...
Mais um bom trabalho
Um verdadeiro Hino ao mais belo dos postais. Fantá...
Outra coisa não se esperava do amigo. Excelente re...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.