Terça-feira, 1 de Dezembro de 2009

Restauração da Indepêndencia.

 

1 de Dezembro de 1640. 

No 1º dia de Dezembro, comemora-se a Restauração da Independência de Portugal em relação a Espanha. E este é o monumento aos Restauradores, na Praça do mesmo nome, em Lisboa.

 

O Duque de Bragança tornar-se-ia D. João IV Rei de Portugal, dando inicio à dinastia da Casa de Bragança.

Para ver mais clique aqui.

 

Pergunto-me como seria este dia de 1640 em Pomares, ou melhor em Avô, já que Pomares, na altura, dependia de Avô. Seguramente já ninguém se lembra, e também é muito provável que não existam registos sobre o facto, se é que alguma vez existiram, mas Brás Garcia de Mascarenhas, que nasceu em Avô, participou nessas lutas pela independência.

Uma coisa é certa, a História seria diferente, e de certeza que não teríamos o Brasil e muitos outros países a falar a língua de Camões, a nossa língua, o Português.

 

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 02:10
link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De Kontramão a 2 de Dezembro de 2009
Está visto! Tanto patriota, tanto regionalista, tanto paleio a dizer viva Portugal e comentários nada sobre a independencia. Desde que comem maçãs espanholas, batatas espanholas, feijão espanhol que se lixe isto tudo o que interessa é o feriado, que bom estar de barriga ao sol e a receber o subsídio de inserção social, sem fazer ponta de corno. Hão-de xupar isto até afundar de vez este país. A corrupção começa com os pequenos com aqueles que começam por aceitar uma gorja e depois habituam-se ao cheiro podre do dinheiro e vendem-se nem que seja por uma bejeca na tasca que estiver mais à mão. A malta mais velha quer um médico à porta a todas as horas, os mais novos não dão um passo porque é muito esforço. Tem bens e terrenos e atestados de pobreza e reformam-se cedo porque lhes deu uma dor num cabelo. Assim é que está bem e meia duzia a trabalhar para o resto do pagode. É até f....isto tudo.
De bcmantunes a 2 de Dezembro de 2009
Ora viva, amigo António Manuel, os meus cordiais cumprimentos.
Qualquer historiador faria um comentário de se lhe tirar o chapéu. Nada do que se diga muda a história. A história está feita. Em 1640 conquistava-se um bocado de terra e ficava-se orgulhoso. Hoje pensa-se em conquistar o espaço. Ainda andamos a descobrir... Como será daqui a mil anos?
República democrática, ou Monarquia?
Caríssimo António,
saudações cordiais.
Belchior Madeira Antunes
De jmma a 30 de Janeiro de 2015
Sim, existem registos históricos da participação de Brás Garcia Mascarenhas nas guerras da restauração, veja esta, p.ex. que está em arquivo na torre do tombo (em que o Rei agradece a BGM a sua valorosa participação no ataque à praça forte San Felices los Gallegos, perto de Ciudad Rodrigo: Transcrição da carta DE D. JOÃO IV AGRADECENDO A BRÁS O ZELO E VALOR COM QUe SE HOUVE NA TOMADA DE S. FELICE DE LOS GALLEGOS
(13 setembro 1647)
Bras Garcia Mascarenhas. Eu el Rei uos enuio muito saudar. O Gouernador das armas Dom Rodrigo de Castro me significou o zelo e ualor com que procedestes na ocasião da entrepresa da praça de S. Felices de los Galhegos e pareceome agradeceruolo como por esta carta o faço e dizeruos que o seruiço que nesta ocasião me fizestes me hade ser sempre presente para uos fazer a honra e merçe que ouuer lugar. Escrita em Lisboa a i3 de setembro de 16./7.
Rey
(T.T. — Secretaria do Conselho de Guerra, I. xii, fl. 11). in VASCONCELOS, António de; Brás Garcia Mascarenhas-estudo ded investigação histórica, coimbra, Imprensa da Universidade, 1921?
De rouxinoldepomares a 30 de Janeiro de 2015
Caro/a jmma, obrigado pelo seu esclarecedor comentário que veio enriquecer este post, que escrito há algum tempo,está sempre actual por se tratar da nossa Pátria e da nossa História. Obrigado e volte sempre. Abraço.
António Manuel Silva

Comentar post

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 39 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Boa tarde, estou a tentar obter mais informação da...
Boa tarde, estou a tentar obter mais informação da...
Boa tarde, estou a tentar obter mais informação da...
Caro amigo!Quero agradecer o senhor por me ter env...
Bom dia meu Caro, cujo nome não colocou,O meu fale...
Obrigado caríssimo amigo.Um grande abraçoJá enviei...
Olá Afonso !!!Esse número que você passou tem what...
Caro Joaquim Pereira Matos, bom ano!Há muito que t...
Boa noite gostava entrer em contacto com à Senhora...
Caro amigo Rouxinol!Sou de Barcelos, e pergunto-lh...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.