Segunda-feira, 4 de Agosto de 2008

Festas de Pomares

 

Alguns telefonemas já me foram feitos a perguntar se o Rouxinol não publicava nada sobre as festas de Pomares que se realizaram no fim de semana passado. Vou fazê-lo agora e apenas com um pequeno apontamento. Não anunciei as festas porque não me foi pedido para o fazer, nem me foi fornecida qualquer informação . Obviamente que não me sinto preterido, cabe à Direcção da SMP e à organização decidir quais os meios mais adequados para a sua divulgação. Mas do meu ponto de vista, ignorar um meio de comunicação gratuito, de um natural, de um sócio e com o alcance que o blog neste momento tem, não será a opção mais acertada. Julgo eu! 

 

Também não me apetece (deve ser do verão) tecer criticas, apetece-me antes, apontar caminhos, que é como quem diz, deixar aqui algumas ideias.

 

Notaram concerteza também que apenas andei de máquina fotografica na mão no último dia e isso deve-se  à presença do Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva. É sabido que acompanho com alguma frequência as actuações deste grupo e não é todos os dias que os tenho mesmo á minha porta.

Para quem assistiu, as festas ficaram aquem das expectativas. Em relação à actuação dos diversos grupos apenas foi notada uma presença significativa de gente na actuação dos fadistas António Pinto Basto, Mª João Quadros e Mico da Câmara Pereira e no dia seguinte na actuação do Grupo de Danças e Cantares do Soito da Ruiva, onde foi notória a participação da assistência a dançar com o Grupo. Cheguei a contabilizar 42 pessoas a assistir a um espectáculo e no máximo não ultrapassou as 220 pessoas. É pouco? É muito? Para a dimensão do espaço é evidente que é pouco e penso que também é pouco para umas festas de sede de freguesia.

Foi evidente e está à vista que a direcção esforça-se e tem trabalhado  e é ver algumas das pessoas da direcção a servir o almoço da Sociedade de Melhoramentos que não tem necessidade nenhuma para o fazer a não ser o amor que tem pela terra e pelo nome da instituição.Contudo, nem sempre o esforço é directamente proporcional aos resultados. 

 

Já o escrevi aqui, num post, dedicado á comemoração dos 88 anos da SMFP e deixo aqui o link para consulta:

http://rouxinoldepomares.blogs.

sapo.pt/76960.html

e transcrevo ainda um parágrafo por se mostrar mais uma vez actual:

 

Creio haver sinais evidentes de que chegou o momento de repensar os objectivos da Sociedade de Melhoramentos, por forma a atrair os mais jovens cuja ausência se fez também notar. A Sociedade de Melhoramentos de Pomares, como pioneira do movimento regionalista tem responsabilidades acrescidas e não se pode poupar a esforços para conquistar as novas gerações para a causa regionalista, nem se dar ao luxo de rejeitar outras ideias e opiniões. O autismo pode ter um preço demasiado alto, que ninguém deseja e a Sociedade não merece.

 

Pomares tem condições de levar a efeito uma festa anual capaz de mobilizar toda a freguesia e tornar essa festa também de toda a freguesia. O investimento não será muito maior se se apostar na prata da casa, por exemplo na nossa filarmónica, URMP,  que este ano não vi a sua participação, no GDC Soito da Ruiva, no GE Raízes do Sobral Gordo, no Gabriel e de outros artistas amigos e próximos para que haja contenção de custos.

 

Imagens como esta e a de cima só são possiveis com a participação da prata da casa e o que é certo é que Pomares se pode orgulhar de ter na sua freguesia dois ranchos folclóricos, uma banda filarmónica e um artista que se move num meio de artistas já consagrados. São estas sinergias que tem que ser aproveitadas e só haverá exito se toda a sociedade estiver mobilizada.

Continuando na mesma linha de pensamento, as festas deverão ser articuladas com as das povoações da freguesia para aproveitamento de meios e assistência.  No espaço do campo de futebol, hoje de relva e inactivo, poderia ter aí lugar uma mostra do que se produz e faz na nossa freguesia, com umas bancas, tipo feira (à nossa dimensão obviamente); por exemplo com artesanato em xisto, porque há quem o faça na freguesia, apicultura, cestaria, bordados, rendas, com a nossa doçaria tradicional, há gente capaz de fazer umas tijeladas, umas broas, uns bolinhos caseiros, etc., e ainda outras actividades ligadas ao desporto pedestre e motorizado, cujo território, só da freguesia, oferece excelentes condições. Não faltarão ideias concerteza, o que é preciso é aproveitar o capital humano e os saberes ancestrais. Tenho obviamente a noção de que uma coisa destas acarreta algumas dores de cabeça, mas tenho a certeza que não é impossivel de realizar. Muitas mais ideias irão surgir, penso! O que é necessário é envolver muito mais gente na realização de uma verdadeira festa para Pomares. É necessário que se viva em Pomares um ambiente de festa onde todos os Pomarenses se revejam e se sintam em festa. Querer é poder.  

 

 

publicado por rouxinoldepomares às 00:29
link do post | comentar | favorito
12 comentários:
De antonio assunçao a 4 de Agosto de 2008
Caro rouxinol muito agradeço a divulgação que fez á festa do Goulinho mas infelizmente a mesma quase não se realizou pelo motivo do falecimento por acidente do sr.Serafim pai de um dos elementos da direcção o Serafim éra pessoa muito estimada na nossa terra como nas terras vizinhas que percorria com a sua mala de barbeiro aqui fica mais uma vez os meus sinceros pêsames a toda a família enlutada.
OBRIGADO MAIS UMA VEZ ROUXINOL
De Carqueja Pomarense a 4 de Agosto de 2008
Este ano não estive lá nas festas, por não ter disponibilidade profissional, mas segundo a informação que tenho é que ficaram muito abaixo das do ano passado, muito menos participação dos pomarenses e também de muito menor qualidade. A ideia de fazer festinhas e eventos nos vários fins de semana de Agosto, também não me parece que tenha o sucesso garantido até porque vai interferir com as festas das várias povoações da freguesia. Manda quem pode e quem julga que sabe alguma coisa...O afastamento dos jovens de Pomares devia pôr a pensar os organizadores...
De ANÒNIMO a 5 de Agosto de 2008
Informo-o, que dia 11/8, pelas 22h haverá um baile em POMARES, com o grupo "A F" será no dia a seguir ao fim-de-semana!...apareça e divirta-se!...
De Carqueja Pomarense a 5 de Agosto de 2008
Ó conterrâneo Anónimo! O sr. é um dos organizadores ou promotores do evento? Segundo a informação que disponho a bilheteira é para o conjunto e o bar para a SMFP. É assim? E só lá estão porque foi o conjunto que se disponibilizou! Se estiver enganada corrija-me se faz favor!
De POMARENSE OCULTO a 6 de Agosto de 2008
Fique, v/ ex.ªsabendo que não pretenso e também não sou promotor...apenas registei o acontecimento...segundo as informações que tenho, a Sra. está correta, mas não deixa, de ser um evento, para a SMP e mais, como conterrâneo, que sou apoio, todos os eventos da terra, mesmo que alguns não sejam de acordo com as minhas ideias, mas quando critico, logo a seguir sugiro e disponibilizo-me para fazer melhor! quando não está ao alcance das minhas possibilidades calo-me!...
De O Serrano a 6 de Agosto de 2008
Ainda não percebi meu caro amigo onde quer chegar, o que pretende e o que quer comentar? "...quando critico, logo a seguir sugiro e disponibilizo-me para fazer melhor..."
Dá para perguntar onde tem andado nestes anos que não demos por isso e onde estão as suas ideias?
Pela minha parte subscrevo aquilo que é norteado pelo rouxinol, afinal até ao momento é o único que tem apontado rumos e o único também com ideias concretas. Até ao momento não tenho lido aqui nenhum comentário a comentar as ideias do rouxinol. Apenas assisto a demagogia e como se diz na nossa terra, muita parra e pouca uva!
De POMARENSE OCULTO a 7 de Agosto de 2008
[(ONL)BOM DIA! em primeiro lugar não foi ao Sr. que me dirigi ( a não ser que seja a mesma pessoa)o "carapuço " deve ter-lhe servido e SSF volte a ler o meu comentário!..."quando não está ao alcance das minhas possibilidades calo-me! "...PERCEBEU!!!
De Anónimo a 6 de Agosto de 2008
quero dar os parabéns ao Sr. presidente da junta pelo que tem feito pela piscina. Aonde foi premiada com a bandeira da praia acessível a todos.
De O Koizo a 6 de Agosto de 2008
Esta é uma "coisa" e não um comentário. Para além de nada ter a ver com o que aqui se trata neste "post", as festas de Pomares e servem-se deste blog para dar os parabéns ao sr Presidente. Porque não manda um mail ao rouxinol a solicitar-lhe um post para dar parabens e com fotografia e tudo porque o rouxinol deve ter. Santa paciência. Já não vos chega os jornais lá do burgo para se promoverem ainda tem de vir aqui para o blog do qual dizem mal, mas não tem os ditos para comentar a matéria em causa. É só fait-divers.
De ORABOLAS a 4 de Agosto de 2008
Nem se viveu, nem se sentiu ambiente de festa...orabolas!
De O Koizo a 5 de Agosto de 2008
Então e mais ideias? Calaram-se?
De Odete a 5 de Agosto de 2008
O Grupo Etnográfico Raízes de Sobral Gordo, foi convidado, pela Sociedade de Melhoramentos de Pomares, para no dia do seu almoço (dia 17 de Agosto), ir actuar às 16 horas. Às 15 horas contamos estar no Pontão.
Esperamos a presença de todos os amigos. Os aplausos do publico é que nos dão força para continuar. Esperamos o vosso apoio.
Não podendo nos ver em Pomares, no dia 15 de Agosto às 16 horas actuamos no Sobral Gordo e no dia 22 de Agosto estaremos no Sobral Magro às 21 horas. Contamos com o apoio de todos.

Comentar post

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 36 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Será que já ninguém sabe a diferença entre diâmetr...
Comprei esta variedade nos Viveiros Valter.
Não deve ser fácil encontrar uma videira desta cas...
Ando à procura de um par de pés desta casta, mas n...
Também tenho uma de quando andava na v
Que pena pintarem as casas de branco!Eram tão lind...
Adorei o teu comentário! Não tenho mais palavras! ...
Não é preciso dizer mais nada... como sempre o ami...
Foi com gosto que apreciei esta festa de Carnaval...
Não lhe sei responder...Sei que têm vendido alguma...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.