Quarta-feira, 1 de Outubro de 2008

RSU's, vulgo lixo

Promovem-se fóruns sobre regionalismo, descerram-se placas de inaugurações, produzem-se discursos elaborados em defesa da melhoria da qualidade de vida nas nossas terras, e apela-se á união dos naturais para que não abandonem as suas terras de origem. Inauguram-se praias com bandeiras de acessibilidade, inauguram-se e propagandeiam-se núcleos museológicos e passeios ecoturísticos. Apela-se ao turismo. Contudo, aquilo que observamos, é uma realidade diferente dos discursos que anos a fio vamos ouvindo e que cada vez mais se distancia da realidade. Todas estes pensamentos, me vêm de chofre  á mente, quando observo no mês de Agosto, o mês mais emblemático na escolha dos cidadãos para gozar as merecidas férias nas aldeias de origem, que os caixotes do lixo transbordam, e cuja recolha não é condizente com o aumento populacional das nossas aldeias nesta época, nem está em proporção directa com os discursos, e sem aflorarmos sequer o impacto ambiental ou paisagístico, de uma zona que se pretende cada vez mais virada para o turismo.

 

 

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 00:22
link do post | comentar | favorito
13 comentários:
De PIROLITO a 1 de Outubro de 2008
Pois é . No mês de Agosto , quem me quer ver por volta das 18 horas , dar o meu mergulho com largo sorriso mostrando a minha cremalheira , o quê ? Não tenho direito ? Tenho que justificar a Bandeira , ora bolas ,recolha de lixo ? Que chatos...
De carocho a 1 de Outubro de 2008
hehehe
Parece que a carripana avariou ou acabou o gasóleo ou então o subsidio acabou.
Amigo Rouxinol
É o país que temos
1 abraço
De Maria a 1 de Outubro de 2008
Oá Rouxinol

Esse mal que aponta é igual em todo o lado, infelizmente e as autarquias não têm mãos a vasar para recolherem o lixo que os turistas despejam sem cuidado na rua.
Infelizmente eu vejo isso aqui no Algarve, que não há cuidado nenhum dos turistas em colocarem o lixo dentro dos recepientes, todo o dia passam carros e todo o dia há lixo, a população aumenta e é o Carmo e a Trindade, muitissimo complicado.
E vê-se muito turistazinho a clocar o lixo no chão só para não sujar as mãos na tampa dos contentores.
De Observador atento a 1 de Outubro de 2008
Olá Maria! Vejo que está dentro da realidade. O pirolito e o carocho parece que não são deste planeta. No mês de Agosto a população nas aldeias da província triplica, quadruplica e por vezes nos dias de festa nas suas terras quintuplica e ainda por cima as pessoas fazem a limpeza anual nas suas casas levando para os contentores tudo aquilo que não necessitam, quantidades de lixo que os contentores não podem albergar. Não estou a defender os serviços Autarquia, até porque não são da minha côr,
mas isto do lixo é uma realidade que já vem de longe.
Boa tade pra todos.
De Fio de Prumo a 1 de Outubro de 2008
Reparo que está bem informado e até tem o problema identificado, mas pelas suas palavras podemos depreender que não há nada a fazer e a vinda de todas estas pessoas no verão é uma chatice...aquela de que não é da cor é despropositada
De PIROLITO a 2 de Outubro de 2008
"Boa tade pra todos" observador desatento ,"Boa tade pati tabem " . Com que então não sou deste planeta ,estou cá de férias , por isso deu logo para ver que as autarquias trabalham por cores em vez de trabalharem para toda a população .No caso em questão a autarquia além de não ser dautónica , não sabe mais, não há nada a fazer, é um caso perdido .Boa noite para todos , quando chegar a MARTE mando-lhe um postal , terá que ser de cor verde , espero que goste do tom .
De DEIXA-ME RIR a 2 de Outubro de 2008
Hi, Hi, Hi...este descobriu a pólvora e tem um argumento e pêras...deixa-me rir...
De OBIFE a 1 de Outubro de 2008
Aqui em Alcagoitas City também acontece o mesmo , mas os camones são bem educados , usam luvas daquelas descartáveis para abrir o contentor e não sujar as mãos , além do facto de terem contentores para a troca , quando um está cheio têm logo quatro ou cinco vazios à espera . Também temos um Presidente responsável que quando a coisa aperta pede ajuda ao Município para resolver a situação não está à espera de Setembro ou Outubro para resolver o problema com a prata da casa . Como vê Rouxinol Alcagoitas City é uma aldeia ciente do que é a sazonalidade e para fazer face aos problemas que se lhe colocam prepara-se , o turista não tem culpa dos ditos "responsáveis " não pensarem porque ...faz calos GRAZIE .
De O Serrano a 2 de Outubro de 2008
E eu que pago os meus impostos como se vivesse numa grande cidade, tenho que ficar com o lixo á porta só porque vivo numa aldeia do interior e na Serra? Querem desertificar ainda mais? É preciso mudar de politica e de politicos!
De Pataxó a 2 de Outubro de 2008
E que tal fazerem a recolha diariamente ou de dois em dois dias? Quando aí estive em Julho e Agosto, quis-me parecer que só era feita uma vez por semana. Se calhar era uma solução. Mais gente, mais lixo, mais assiduidade na recolha, ou é assim tão difícil de resolver?
De Carqueja Pomarense a 2 de Outubro de 2008
Por mais que justifiquem, não há jstificação para uma série de dias seguidos em que o lixo fica exposto ao sol com cheiro nauseabundo, independentemente da quantidade. O problema não é dificil de resolver é uma questão de dinheiro, mas depois faltaria para obras de fachada e a recolha de lixo não dá votos e os lisboetas não votam aqui na terra. Fiz-me entender?
De Manuel Dinis a 3 de Outubro de 2008
Amigo conterrâneo "carqueja pomarense", em parte concordo com o seu comments...sugiro que ao passar ao lado, não olhe para não ver o nojo, verá que não sentirá o cheiro, lol
De Manuel Dinis a 3 de Outubro de 2008
Sendo o lixo um mal comum para todos, porquê, não estarmos igualmente de acordo com a realidade, senão vejam, a culpa cabe a cada um de nós que vai de férias no pico do verão sem que antes nos preocupássemos com o problema do dito cujo...e não vale a pena estarmos aqui a bater mais no céguinho. Das duas uma, acomular o lixo nos contentores esse mês até nem custa muito, afinal do odor ainda ninguém se queixou...talvez abafado poir cheiros dos quais todos nos queixamos...então quando corre aquela aragem e nos sufoca, mas até isso é bom!!!...
Como diria alguém, "cheira a ....., cheira a campo"

Comentar post

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 36 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Será que já ninguém sabe a diferença entre diâmetr...
Comprei esta variedade nos Viveiros Valter.
Não deve ser fácil encontrar uma videira desta cas...
Ando à procura de um par de pés desta casta, mas n...
Também tenho uma de quando andava na v
Que pena pintarem as casas de branco!Eram tão lind...
Adorei o teu comentário! Não tenho mais palavras! ...
Não é preciso dizer mais nada... como sempre o ami...
Foi com gosto que apreciei esta festa de Carnaval...
Não lhe sei responder...Sei que têm vendido alguma...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.