Segunda-feira, 27 de Outubro de 2008

Festa em Vale de Maceira

Num espaço que até há poucos anos atrás só conhecia uma festa religiosa anual, transformou-se este fim de semana pela 7ª vez, por iniciativa do poder local, numa festa profana. Com o mote da castanha, pôde assistir-se a um evento cultural com características medievas, e numa mostra de produtos essencialmente artesanais, que se produzem na freguesia de Aldeia das Dez. Uma iniciativa que aproveitou um dos mais belos recintos da Beira e onde Vale de Maceira e Aldeia das Dez estão de parabéns pela iniciativa.  Deixo-vos aqui mais algumas fotografias do acontecimento.

Junto á Fonte Monumental os pífaros com sonoridade e vestimenta medieval.

 

É evidente a aposta no teatro de rua e de demonstarção histórica, pela Companhia de Teatro Viv' Arte

 

O concerto da Filarmónica Fidelidade de Aldeia das Dez e a Exposição de Fotografia da Associção RCS do Goulinho que retrata o quotidiano das gentes do Goulinho em fotografias antigas, fizeram-se notar.

 

 

 

Alguns dos expositores exibindo os seus produtos artesanais...

 

 

onde não faltou um forno/fogão solar, a assar castanhas. Nos tempos que correm é politicamente correcto apostar em energias ditas alternativas.

 

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 00:43
link do post | comentar | favorito
13 comentários:
De ANTONIO ASSUNÇÃO a 27 de Outubro de 2008 às 08:42
Meu caro Antonio no meio de tantos e tantos carros no Santuario da Senhora das Preces lá encontrei o Nissan Patrol Azul e Branco lá deixei um belhetinho com o meu nome mais tarde da minha varanda viu subir do Goulinho no sentido da Barroja ; Antonio tem que tratar bem o pópó não é preciso subir o monte com aquela velucidade a subida do Goulinho como já disse para as almas o Patrol levava fougo parabens senhor condutor Tive muita pena em não o poder cumprimentar. Obrigado pelas lindas fotos que nos mostra nesta sua postagem. Antonio Assunção
De rouxinoldepomares a 27 de Outubro de 2008 às 10:35
Amigo António Assunção. O bilhetinho lá estava no pára-brisas do jipe. Procurei pelo meu amigo várias vezes junto da exposição fotográfica, sem sucesso. Gostaria de o ter encontrado para nos conhecermos e cumprimentá-lo. Contudo, obtive o seu telemóvel e, porque irei até à capital para a semana, irei contactá-lo para bebermos um cafezinho Quanto ao Patrol é o meio de transporte só para estas bandas e as vias preferidas são aquelas, sem alcatrão, muita poeira e adrenalina q.b., é um anti-stress fantástico, com um contra de peso, o preço dos combustíveis.
Um abraço
António
De ANTONIO ASSUNÇÃO a 27 de Outubro de 2008 às 11:36
Caro Antonio, cá espero para almoçarmos juntos, tambem tenho um colega que por sinal tambem se chama António, e tambem tem um BLOG Carvalhal Miudo e Ladeiras de Gois, vamos almoçar os três o meu horário é das 12,30 ás 14 lucal de encontro Av.Almirante Reis 59 -1º tel 965016737 cá esperamos se possivel diga o dia na vespera.

Antonio Assunção
De De Amigo a 27 de Outubro de 2008 às 13:42
Francamente, gostei da reportagem da festa.Não me era possível ir até lá,por motivos fortes mo impedirem. Os familiares também ficaram bem no "boneco" e merecem,pois arranjaram um entretém bem interessante e que ajuda a manter uma tradição.
Um abraço.
De Gustavo Santos Costa a 27 de Outubro de 2008 às 18:43
Caro Rouxinol
Nunca será demais dar-lhe os parabéns pelo excelente trabalho que tem realizado neste seu blogue.
Na verdade este, (blogue) consegue ser, para mim um misto de suporte lógico de notícias e de espaço de reflexão acerca do viver na Região. Mas não é só a freguesia que é notícia, e aí este post é um claro exemplo disso. Ficam a ganhar as populações e toda a Região em geral.
Foi com muito agrado que também lá estive, e me certifiquei da capacidade de organização e do nível de responsabilidade que obriga um evento desta natureza.
Se a Aldeia das Dez consegue movimentar de tal forma a população e ter no seu calendário festivo um evento desta envergadura o que não se poderia fazer numa freguesia como Pomares.
Se for preciso Planeamento e Logística ao nível Organizacional é só comunicar.
Quero deixar aqui, também, os meus parabéns a toda a freguesia de Aldeia das Dez, ao seu Presidente, á Irmandade e a todos os profissionais que deram o seu melhor para o êxito do evento.
É de salientar que num concelho como é o de Oliveira do Hospital se repetem nos últimos fins de semana, eventos desta ou doutra natureza. E vai continuar porque vem aí a feira do Porco e do Enchido em Meruge e vai ser, de certeza, outro êxito!!!
Faço votos que nos reencontremos por lá. Por mim não faltarei.
Um Abraço
Gustavo Santos Costa
De Lourdes Filipe Martinho a 27 de Outubro de 2008 às 18:43
No Açor, já dei os Parabéns à Junta de Aldeia das Dez, por mais esta iniciativa que "pôs a mexer" a sua freguesia. Gostei de ver a tia Piedade. Um beijinho para ela e para o marido.
De Carqueja Pomarense a 27 de Outubro de 2008 às 21:42
O Sr. PJF de Pomares, poderia por os olhos no que se faz nas freguesias por perto para ao menos ter uma ponta de iniciativa, mas nem isso. Será que alguma vez lá foi até por curiosidade? Ou Pomares já tem tudo e não é preciso mais nada?
Parabéns a quem tem iniciativa de levar a efeito estas animações nas nossas terras. Parabéns ao autarca de Aldeia das Dez.
De Fio de Prumo a 27 de Outubro de 2008 às 22:35
É com iniciativas destas, que se põe em pratica e se mostra uma terra. Quanto a Pomares, inicitiva é igual a ZERO e pouco mais podemos esperar dali. Nem a Sra das Preces aqui pode fazer nada...
De DEIXA-ME RIR a 27 de Outubro de 2008 às 23:23
Hi, HI, Hi...É pá deixem lá o homem que ainda deve andar com dores de cabeça...deixa-me rir...
De ANTONIO ASSUNÇÃO a 28 de Outubro de 2008 às 08:58
Caros comentadores é sim de louvar o trabalho da junta de freguesia e do seu presidente apoiado pela câmara municipal mas não nos podemos esquecer da Paula Frade antiga presidente da junta que é a mãe deste invento o êxito foi de tal ordem que quase que houve uma obrigação de lhe dar continuidade é isso que o Dinis tem feito e bem .Os meus parabéns a todos os intervenientes no invento que só dignifica o Santuário a Irmandade a freguesia o concelho. Antonio Assunção ( VOZ DO GOULINHO )
De ACHADIÇO a 28 de Outubro de 2008 às 13:56
Já comentei (erradamente) no anúncio do evento , torno a repetir , tudo bem senti-me bem , tudo 5 ESTRELAS , mas cádê as CASTANHAS ? Não era a feira da dita cuja ? No próximo ano só avanço se me garantirem que há castanha com fartura . Quanto a Pomares , trabalhar faz calos ...
De Graça a 29 de Outubro de 2008 às 13:35
Gostei de ver os meus tios! Um beijinho para eles.
De Daniela a 29 de Agosto de 2009 às 23:25
Olá.
A minha bisavó mora no Vale de Maceira.
Costumo ir lá muitas vezes passar férias.
O blogue esté excelente.
Cumprimentos.

Comentar post

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 36 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Que pena pintarem as casas de branco!Eram tão lind...
Adorei o teu comentário! Não tenho mais palavras! ...
Não é preciso dizer mais nada... como sempre o ami...
Foi com gosto que apreciei esta festa de Carnaval...
Não lhe sei responder...Sei que têm vendido alguma...
A Quinta da Marqueza encontra-se para venda ?
Que catastrófe as imagens dão arrepios.bjshttp//bl...
Impressionante! Ainda bem que nada lhes aconteceu.
Parabéns à Junta de Freguesia de Pomares, por as m...
A familia de minha Mãe de apelido Silva Campos é d...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.