Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2008

Memórias III

 

As fotografias antigas,  regra geral, não continham apenas paisagem e ainda bem, diria eu, porque contendo pessoas são muito mais valiosas.

 

Como já se aperceberam estamos no adro em Pomares, e o edifício que se vê em frente é ainda o mesmo, felizmente, e ostenta a mesma frontaria com a modificação da porta e a cor do edificio. Na altura era uma taberna, propriedade do Ernesto Castanheira. Já agora, e até nem faria sentido se não o fizesse, apresento as pessoas que estão na foto e tal como eram conhecidos à época; da esquerda para a direita:

Necas, (a beber um copo), Irene, Ti Etelvina, Manuel Castanheira, Lina e Ernesto Castanheira. De cócoras e ainda pequeno, eu mesmo, Tonito. São todos família, com um denominador comum, Manuel Castanheira, o avô. Exceptuam-se as senhoras que o ladeiam; a primeira era a nora e a segunda neta por afinidade. Calculo que estaríamos no ano de 1961, mais coisa, menos coisa.  São memórias e recordar é viver. Fazem-nos bem à alma!

 

 

sinto-me:
tags:
publicado por rouxinoldepomares às 00:46
link do post | comentar | favorito
15 comentários:
De Luis Castanheira a 10 de Dezembro de 2008
Muito obrigado primo, esta é para guardar. Espero que apareçam ainda muitas mais.

Luis
De Xico da Lameira a 10 de Dezembro de 2008
Bom dia a todos.
Que bela foto quando a vi, só me deu para recordar os bons copos que eu bebi na taberna do amigo Ernesto.
Por falar em copos no próximo Domingo lá estarei a comer uma belas febras, e um entrecosto mais a minha Maria.
Vieram aqui a Lameira convidar a mim e a minha Maria, parece que é uma promessa de um porco que já estava prometido a 3 ou 4 anos para todos, os Pomarenses.
Espero lá encontrar o amigo Rouxinol para me tirar umas fotos mim e a minha Maria para aparecermos no blog do amigo Rouxinol espero também ver os meus compadres da Machõa já a muito tempo que não os veijo .
Bem aquilo vai ser comer e beber até arrebentar, eu já disse a minha Maria que para sábado a noite é só uma sopinha e mais nada.
Bem bom dia a todos o Xico vai ver se apanha mais um pouco de azeitona que este ano a primeira que mandei para o lagar até fundiu a 20, é tudo a graça de Deus.
De Toino da Machôa a 11 de Dezembro de 2008
Olha o compadre Xico da Lameira ! Boa tarde e seja bem aparcecido. Ó compadre, deve ter muito que fazer porque tem andado desparecido.
Boa tarde sr. rouxinol, boa tarde para todos os pomarenses.
Olhe ó compadre Xico, não deve ser fácil encontar-me a comer porco, é que eu sofro de colesterol elevado e nem sempre há médico em Pomares para nos acudir. E olhe sabe, a minha Felismina diz que não é com uma febra de porco que a convencem...diz que de promessas está o mundo cheio...
Pois o compadre Xico já não se lembra do ti Pinguinhas e do ti Domingos que eram os propriétários da taberna muito antes do sr Ernesto Castanheira. Olhe ó compadre, eram outros tempos em que não havia televisão e nós os homens, que naquele tempo tinham "H" grande iam até á taberna conversar e beber um copo e conversar. No domingo parece que vai haver é festa para inauguração de ruas, de ruas não, de placas de ruas porque as ruas já lá estão há muito tempo. Eu no Dominngo fico-me aqui pela Machôa, porque vou à Missa no sábado e à procissão e de folclore político já estou farto. Mas cada um come do que gosta.
De Anónimo a 12 de Dezembro de 2008
Bom dia !!!
O compadre Toino nunca ouviu dizer quem é vivo sempre aparece?
Entao o Xico apareceu, tenho andado um pouco ocupado com apanha da azeitona, que este ano está a fundir muito bem.
Quanto a questão do compadre não ire a inauguração e ao piquenique, o amigo é que sabe é que para comer e beber eu nao falto, apesar das pernas já não darem muita ajuda, mas como me vem buscar e trazer aqui a lameira não vou ter problema.
Para dizer a verdade ó compadre, eu não vou só pelo o comer, vou pelo convívio também para ver se o amigo Rouxinol vai estar por lá para me tirar umas fotos a mim e minha Maria para aparecer aqui no blolg .
Um abraço do Xico e venha até lá compadre Toino e a comadre Felismina assim tirávamos uma foto todos juntos para aparecer no blolg do rouxinol.
De O F a 10 de Dezembro de 2008
Amigo Tonito.Gostei dessa foto tal como a dos Rouxinois´e todas as outras,mas claro está, não são =,cada uma com o seu significado.Gostava de me encontrar consigo para uma breve cavaqueira.Onde é que se encontra?Pode saber-se?Sabe que vai haver um Pique-Nique em Pomares no domingo,dia 14? Vá lá encontrar-se comigo e com outros.Vamos nisso?
Até lá,um abraço
De rouxinoldepomares a 10 de Dezembro de 2008
Estou por cá. É fácil encontrar-me e estou sempre pronto para uma conversa.
De Maria a 10 de Dezembro de 2008
Foi poisar no meu quintal
E por isso mereceu, um prémio.
De gabriell a 11 de Dezembro de 2008
não te esqueças da minha passagem de ano, dá uma força tábem? obrigao por tudo
De impulsos a 11 de Dezembro de 2008
Eu adoro vasculhar nas gavetas antigas das cómodas lá da minha casa da terra, pois o meu pai também tinha o gosto pela fotografia e a paixão de coleccionar fotos antigas...
Sempre que lá vou, não me canso de as rever uma a uma, dando prioridade às que ele guardava com tanta estima num pequeno baú, verde - água, que é onde estão as dos antepassados da família.
Adoro rever rostos de gente que nem cheguei a conhecer em vida, bem como os sítios onde foram tiradas e que permanecem os mesmos, alguns com pequenas diferenças e outros irreconhecíveis...

Beijo
De JCC a 11 de Dezembro de 2008
AMIGO,

Estive uns dias fora, mas logo que possível entrei para ver as novidades.
Esta foi para mim uma surpresa muito agradável, espero não te importes pois vou ficar com uma copia desta bela fotografia.
Um grande abraço e o meu muito obrigado.
De Odete a 11 de Dezembro de 2008
Já nesta altura o amigo(Tonito), tinha cara de maroto!
De janita a 12 de Dezembro de 2008
Bom dia sr rouxinol, e parabens pelas as fotos de recordacoes, pelos vistos tem sucesso e acho que é merecido... Eu apenas reparei que sobre esta foto so se esqueceu de falar do belo automovel em que estao todos encostados, sou grande amador de carros de coleccao e simplesmente me perguntei a mim mesmo de que marca seria essa bela mecanica, e quem seria o felizardo para ter a sorte nessa altura de ser o propriatario de um tao belo objecto... Simples curiosidade.
De JCC a 13 de Dezembro de 2008
Sr. Janita,

Estou aqui com o meu pai ao lado, que me esta a dizer que a maquina e um Mercedes, isso eu também já tinha deduzido pela foto, o proprietário o estado Português e o condutor o falecido Adelino Castanheira da Silva, pai do Rouxinol.
Abraço,
De rouxinoldepomares a 14 de Dezembro de 2008
Confirmo tudo. É de facto um Mercedes Benz , 180D , alcunhado Mercedes Matateu , porque ao que julgo saber o primeiro Mercedes dessa série a vir para Portugal foi para um jogador de nome Matateu . Ficou e é ainda hoje assim conhecido.
De janita a 15 de Dezembro de 2008
Muito agradecido Sr. JCC pelas informações , fico sempre satisfeito de aprender, e o saber não ocupa espaço, boas festas para si e familiares também .

Comentar post

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 36 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Será que já ninguém sabe a diferença entre diâmetr...
Comprei esta variedade nos Viveiros Valter.
Não deve ser fácil encontrar uma videira desta cas...
Ando à procura de um par de pés desta casta, mas n...
Também tenho uma de quando andava na v
Que pena pintarem as casas de branco!Eram tão lind...
Adorei o teu comentário! Não tenho mais palavras! ...
Não é preciso dizer mais nada... como sempre o ami...
Foi com gosto que apreciei esta festa de Carnaval...
Não lhe sei responder...Sei que têm vendido alguma...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.