Quinta-feira, 1 de Janeiro de 2009

Agroal um Exemplo de Tradição

 

O meu segundo "post" de 2009, é dedicado ao Agroal, uma povoação anexa e a mais próxima de Pomares e que se situa também neste nosso bonito vale. O Agroal é um exemplo de união que tem o seu expoente máximo na família "Os Marias", como são conhecidos, que mantêm com o seu esforço e dedicação as  tradições das nossas aldeias. Ontem a fogueira de Natal foi reactivada e junto à capela o Agroal celebrou a chegada de um novo ano. No Agroal não falta o tradicional e histórico presépio, que embora em casa do Sr. Gumercindo pode ser apreciado por quem passa na rua. São estes exemplos que dá gosto ver e divulgar.

Que o Agroal continue a preservar esta tradição e que o ano de 2009 vos traga tudo de bom são os votos d'

O Rouxinol de Pomares

 

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 23:25
link do post | comentar | favorito
25 comentários:
De salta poçinhas a 2 de Janeiro de 2009
Parabens e Bom Ano para todos os AGROALENSES que são unidos tanto na alegria, como na tristeza.Gostava que na minha aldeia fosse tambem assim .Mas infelizmente não há união.Mais uma vez BOM ANO para todas as gentes da nossas aldeias da freguesia da SERRA DO AÇOR.
De O Serrano a 2 de Janeiro de 2009
O Agroal sem os Marias não seria a mesma coisa. Um belo exemplo. Ao propriétário do Presépio os meus parabéns pela inicitiva.
De Açor Vigilante a 3 de Janeiro de 2009
Temos que ver que os " Marias", são umexemplo para a freguesia de Pomares, até porque eles sempre fazem a fogueira e ajudam a fazer a fogueira em pomares.
Quanto as pessoas que se vêm no agroal refira-se que os Pomarenses também lá foram. Eram cerca de 3 e meia da madrugada quando lá chegaram mais de 20 Pomarenses.
Andavam dois elementos da banda de pomares a tocar e o resto a cantar.
Fomos muito bem acolhidos pelas pessoas que lá se encontravam que até nos serviram bifanas que pelo que soube, foram também oferecidas pelo Sérgio de Pomares.
Para se visitar as outras terras e as casas de alguns Pomarenses não se pode estar sempre ao adro.
De katrapumba a 4 de Janeiro de 2009
Mas ka ganda konfusion vai aí nessa cabeça oh, Açor Vigilante. Na passagem d ano não s anda a visitar as casas de ninguém isso é lá na Pascoa. A fogueira em kualker lugar de Portugal é no adro da igreja, mas pelos vistos em Pomares agora tão a tentar virar moda ser no café. keres levar a bicicleta leva. Ka pra mim podem faze-la onde kizerem.
De Açor Vigilante a 3 de Janeiro de 2009
Sr.º Rouxinol, sem estar aqui a ofendê-lo, acho que o senhor está a distorcer a realidade das coisas em Pomares.
É verdade que na fogueira de havia poucas pessoas, é verdade que os " marias" ajudaram a ir à lenha mas também é verdade que no café do Sérgio também havia FOGUEIRA, foi onde se juntaram praticamente todos os Pomarenses e não compreendo porque o Sr.º Rouxinol não fotografou, ou se fotografou, não colocou as fotos a mostrar o que é o convívio entre os Pomarenses.
Inclusive como disse no outro comentário até alguns elementos da banda tocaram até de manhã, trazendo com eles cerca de 20 a 30 pessoas a cantar.
Tocaram por as ruas de Pomares e do Agroal e também não ví nehumas fotos.
Não quero que o Sr.º fique ofendido, mas acho que isto foi o melhor que se passou em Pomares e Agroal e foi a única coisa que o sr.º não colocou.
De rouxinoldepomares a 3 de Janeiro de 2009
Meu caro Açor Vigilante, não distorço realidade nenhuma, até porque acompanho sempre as minhas oipiniões com imagem e uma imagem vale mais do que mil palavras segundo o provérbio!
Por razões obvias não me compete, a não ser que mo solicitem, comentar as actividades de um estabelecimento comercial e a iniciativa particular, e qualquer festa não poderá nunca por nunca ser considerada uma festa de uma terra, para isso, sabe tão bem quanto eu que ela teria que ter sido organizada pelas organizações que representam o povo de Pomares e não está em causa se representam bem ou mal, mas representam. Essas é que teriam a obrigação de promover iniciativas que não tiveram. Quer no Agroal quer na Foz da Moura as iniciativas pertenceram ás organizações populares. A iniciativa a que se refere tem naturalmente o seu mérito mas não é isso que está em causa.
Não escrevi outra coisa pois não?
De Açor Vigilante a 3 de Janeiro de 2009
Meu caro rouxinol, o senhor tem toda a razão, quando diz que não lhe compete comentar as actividades de um estabelecimento comercial, mas já o fez com o café do Sr.º Henrique, será que ele lhe pediu ou foi o senhor que lhe pediu a ele? E também tem fotografias na Junta de Freguesia, embora este seja um estabelecimento do Povo. E por incrível que pareça já tirou fotografias ao café do Sérgio, lembra-se? Ou ele tinha-lhe pedido?
Bem, mas passando à frente então mas onde é que estão os cerca de 20 a trinta Pomarenses que andaram até de manhã a tocar nas ruas de Pomares e do Agroal? Não tinha nada a ver com nenhum estabelecimento. Nós até o vimos passar. E que eu me lembre a fogueira de Natal e de Ano Novo nunca teve iniciativa de Comissão de Melhoramentos, Filarmónica ou Junta de Freguesia, mas sim dos Pomarenses.
Acho que alguma coisa está a falhar…
De rouxinoldepomares a 3 de Janeiro de 2009
Meu caro Açor Vigilante, deveriamos estar aqui a comentar o que se passou no Agroal e parce-me que estamos já com algum desvio significativo, mas permita-me a correcção, eu estive no Agroal com os naturais da terra até bastante tarde e praticamente até á hora em que a maioria recolheu a suas casas. Quanto à questão de opção de publicação é a mim que me cabe decidir. Umas vezes pedem-me e acedo ao pedido se entendo que o devo fazer, outras por critérios que só a mim dizem respeito, mas como deve saber tão bem como eu há razões de sobra para ter alterado critérios. São critérios. Ah! Quanto ao Sr. Henrique, toda a gente sabe que é um homem cordato educado e atencioso e sempre frequentei tal café, mesmo no tempo da D. Glória, porque nunca lá fui mal tratado e gosto do café de lá. É uma bica bem tirada, das melhores que se podem beber nas redondezas. São gostos!
As minhas desculpas para o Agroal por esta prosa, que termino por aqui.
De Fio de Prumo a 3 de Janeiro de 2009
Ó Açor Vigilante, lá que seja amigo do Sérgio é uma coisa e não tenho nada a ver com isso, mas comparar o Café do Henrique com o do Sérgio terá que também comparar muita coisa. Olhe eu bebo café nos dois sítios mas aprecio mais o café do Café da Glória é Delta e sempre é melhor e a higiene é exemplar.
De sapo feliz a 3 de Janeiro de 2009
Oh senhor fio de prumo pelo que me apercebi o senhor açor vigilante não comparou o sabor do café,nem a higiene entre os 2 estabelecimentos,mas...como sou novo aqui posso estar a deixar passar alguma coisa ao lado...se assim for,peço desculpa!
De Açor Vigilante a 4 de Janeiro de 2009
Senhor fio se prumo,se reparar a única pessoa que aqui não comparou cafés fui eu e também lhe digo sou tanto amigo do Sérgio, como de si porque eu em Pomares dou-me bem com toda a gente.

Meu caro Rouxinol é claro que o senhor é que decide " o quê e quem" há-de colocar no seu blog, eu não disse o contrário.
Mas quando o senhor na imagem do dia 2 diz que os Pomarenses são poucos de volta da fogueira o problema é que escolheu o momento errado, mas pronto o senhor é que sabe qual a melhor maneira para mostrar o que se passa em Pomares e arredores.
Eu já por diversas vezes o apoiei quando a minha opinião era conivente com o que o senhor colocava, agora, "volto a repetir" quando se tenta mostrar que os pomarenses não se interessaram por as fogueiras quando praticamente toda a malta jovem que estava em Pomares andou de volta das várias fogueiras até de manhã, não compreendo....E se as pessoas que aqui comentam têm dúvidas é só perguntarem á malta jovem, que vão ver que não minto. É como digo o senhor rouxinol deve ter andado desencontrado de nós...Um bom ano novo...

De Katrapumba a 4 de Janeiro de 2009
sapo feliz o açor não komparou o fio disse no fundo tudo akilo k se escreveu e a komparação é uma ganda verdade.
De sapo feliz a 4 de Janeiro de 2009
Meu caro katrapumba dava jeito que o senhor aprendesse a escrever o nosso português correcto!
Assim já não seria preciso um dicionário para entender o seu ponto de vista,isso sim é "uma ganda verdade"!!!
De qualquer maneira cada um tem o seu ponto de vista e cada um é livre de ter a sua opinião,mesmo que não seja do agrado de todos! Temos pena!
De sapo feliz a 4 de Janeiro de 2009
Meu caro katrapumba dava jeito é que o senhor aprendesse a escrever o nosso português correcto,isso sim é "uma ganda verdade".
Assim já não seria preciso um dicionário para entender o seu ponto de vista.
Mas cada um é livre de ter a sua opinião mesmo que nem sempre seja do agrado de todos! Temos pena!
De qualquer maneira,não entendo é como é que é possivel que os comentários já estejam tão desviados do assunto principal,o Agroal....
De Katrapumba a 4 de Janeiro de 2009
Ó sr. Rouxinol deve ser uma malandro k não põe as fotos lá da malta no kafé. oh! k karaças onde é que está o vosso site na internet para porem uma bita delas? Já tentaram um blog, lembra-se? uma koiza askerosa k .Komé ? são 20 ou 30 a tocar é k a diferença são mais de 60% karaças
De Açor Vigilante a 5 de Janeiro de 2009
Se o senhor é de Pomares deve saber perfeitamente, que todos os anos, desde à muito tempo se tem feito fogueiras em vários lugares de Pomares: Ao pé da casa do tio Augusto, na Portelinha, no torrão, e agora ultimamente, ao pé do Triângulos Bar. Repare que em Vila Cova também têm fogueira em plena estrada e pelo país fora há muitos mais concerteza.
Mas como estamos a falar de Pomares, e da malta que lá vai cumprindo as tradições, fique sabendo que na Páscoa ninguém anda de casa em casa a não ser um grupo de elementos pertencentes à igreja e trata-te de um acto religioso para quem é praticante.
Fique também sabendo que é no ano novo que se anda de casa em casa a pedir as janeiras, como fizeram muito bem um grupo de crianças no dia um, que também vieram a minha casa.
E fique sabendo ainda que realmente não eram 20 a 30 a tocar, mas sim 3 a tocar e o resto a cantar, e como já estávamos no dia um cumprimos a tradição de à muitos anos, ir a algumas casas, e em todas que entramos fomos convidados e bem acolhidos.
E mais a mais, toda a gente percebeu bem o que quis dizer nestes comentários, mas pronto fique lá o senhor com a bicicleta que eu fico com os pedais.

De DEIXA-ME RIR a 5 de Janeiro de 2009
Hi, Hi, Hi...irra que é teimoso e só vê para um lado...hi, hi, hi...deixa-me rir...
De Açor Vigilante a 6 de Janeiro de 2009
Teimoso não...Realista que eu apresento argumentos, escrevo comentários de situações que aconteceram na realidade não mando papaias para o ar e alguns mesmo assim sem apresentarem qualquer argumento não querem ver a realidade.
De ANÓNIMO a 6 de Janeiro de 2009
ao açor vigilante, eu pergunto...quando alguém o ofende publicamente o sr. a seguir oferece um doce a quem o ofendeu sem o mínimo de educação (consulte o blog em datas anteriores e veja os comentários de uma raposa)?...depois as fogueiras feitas pelo povo a lenha queimada não interessa de onde veio, mas as fogueiras particulares a lenha deve ser da responsabilidade do dono...por isso ás vezes perde-se a oportunidade de ficar-se calado...obrigado sr. rouxinol,pelo teu blog diário...e siga as suas ideias que eu cá estarei para apoia-lo...
De Açor Vigilante a 6 de Janeiro de 2009
Senhor anónimo se reparar eu também apoiei o senhor rouxinol nessa situação.
Agora eu não sei nem me interessa quem é ou deixa de ser a "raposa", simplesmente não faço comentários daquele tipo.
Cada um responde por si. Eu não sei quem é, não vou dizer que é A B ou C que faz esses comentários porque não sei, agora o senhor por a maneira que está a falar parece saber quem é.Mas não sei é como. Também deve saber então quem eu sou.É como digo sabem tudo, mas ninguém sabe as coisas que realmente aconteram no Ano Novo em Pomares.
Já agora explique-me se faz favor como é que o senhor sabe quem é a "raposa", que por acaso parece ter desaparecido com o frio.
De ANONIMO a 7 de Janeiro de 2009
A raposa já foi divulgada á muito...,e o sr. em Pomares não vive...embora seja pomarense e num comentário seu sobre"um cidadão que nunca foi ao médico em Pomares" a mim não deixa duvida, o sr. será um filho desse cidadão...estou certo !!!
De Açor Vigilante a 8 de Janeiro de 2009
Olhe que mais uma vez continua enganado, que o meu pai até vai algumas vezes ao médico e quanto à raposa nunca vi ninguém a assumir-se com esse nome vejo é alguns a especular como o senhor está a fazer agora e não sei porquê até acho que eu, até sou dos poucos que aqui comentam que são mesmo de Pomares...Muito boa noite.
De Carqueja Pomarense a 5 de Janeiro de 2009
É de lamentar que num artigo sobre a passagem de ano em comunidade onde o Rouxinol de Pomares dá destaque às pessoas do Agroal essa simpática povoação que tem como filhos os Marias que tudo fazem em prol da terra, venha agora um qualquer individuo que se intitula de jovem e pomarense a fazer comentários despropositados e no sitio errado. Para o Agroal e para os Marias, muitas felicidades neste novo ano.
De rouxinoldepomares a 8 de Janeiro de 2009
Boa noite. Meus caros comentadores, considerando o desvio do tema do post , sugiro que se encerrem os comentários a este post . Certo? Estão de acordo? Muito obrigado e comentem sempre.
De ANTÓNIO LOPES a 27 de Fevereiro de 2009
SUGESTÕES PARA AS VOSSAS CONCEITUADAS FESTAS / 2009:
LUCAS & MATHEUS, LÉO & LEANDRO, DANIEL, ENRIKE, BANDA CORAÇÃO SERTANEJO, AGRUPAMENTO MUSICAL IVASON E AUDIÇÃO BAND. Consultem por favor o nosso site: www.alproducoes.com e o blog: www.alproducoes.blogspot.com Contactos: e-mail: antonio.alproducoes@gmail.com, telem: 913729192, António Lopes.
Nota: Agradecia o favor de acusarem a recepção deste texto. Resposta para o endereço electrónico aquí expresso.

Comentar post

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 39 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Boa tarde, estou a tentar obter mais informação da...
Boa tarde, estou a tentar obter mais informação da...
Boa tarde, estou a tentar obter mais informação da...
Caro amigo!Quero agradecer o senhor por me ter env...
Bom dia meu Caro, cujo nome não colocou,O meu fale...
Obrigado caríssimo amigo.Um grande abraçoJá enviei...
Olá Afonso !!!Esse número que você passou tem what...
Caro Joaquim Pereira Matos, bom ano!Há muito que t...
Boa noite gostava entrer em contacto com à Senhora...
Caro amigo Rouxinol!Sou de Barcelos, e pergunto-lh...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.