Sexta-feira, 2 de Janeiro de 2009

Fim de Ano dos Simples

 

Volto ao tema e não é por prazer, e também não é por falta de tema, e muito menos de material. Volto ao tema do fim de ano, da fogueira, da tradição.

 

O que me foi dado observar em Pomares, logo nos primeiros minutos do novo ano de 2009, foi o desalento de ver uma fogueira a arder com muito pouca gente em redor.

 

Os festejos de fim-de-ano em Pomares resumiram-se apenas à iniciativa privada onde foi assinalado inclusive com fogo de artifício a passagem para o novo ano.

 

Numa terra onde existe um salão com palco na sede da JFP, paredes meias com o adro e a igreja e a respectiva fogueira,  onde existe uma Sociedade de Melhoramentos de Pomares, que segundo os jornais do concelho, renasceu das cinzas, onde existe uma Filarmónica com sede própria e com as condições para celebrar uma passagem de ano, contrasta com o que ainda se faz nas demais povoações da freguesia, com recursos materiais e humanos, bem mais pequenos. O que me leva a comentar este tipo de inacção é ter assistido há bem pouco tempo a manifestações de inaugurações de jubilo e de feitos gloriosos e depois na prática...pff !!!

São coisas que não atraem político, nem imprensa para o respectivo show-off e auto promoção...

Fico-me por aqui, que o tema dá pano para mangas...mas espero, e acredito sinceramente que para o ano as coisas sejam diferentes. Para bem de todos nós !  Já chega disto!

 

 

 

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 23:13
link do post | comentar | favorito
17 comentários:
De Bruno Alexandre a 2 de Janeiro de 2009
Olá Rouxinol! Finalmente cheguei a conhece-lo pessoalmente e foi justamente na passagem de ano em pomares, não sei se se recorda daquele grupo de jovens a volta da fogueira todos bem dispostos? lol .
Realmente dá pena não dinamizarem a terra nestas alturas, mas pronto continuo a gostar muito de Pomares. Um Abraço Bom Ano
De rouxinoldepomares a 2 de Janeiro de 2009
Recordo-me perfeitamente, e é exactamente para jovens como vocês, bem dispostos e "atinados" que eu espero que um dia Pomares vos possa receber melhor. Um Bom Ano cheio daquilo que são os vossos sonhos. Gostei de vos conhecer.
Um abraço para todos.
De O Serrano a 3 de Janeiro de 2009
Amigo Rouxinol, nada disto me surpreende, ao principio é tudo muito bonito depois é mais complicado, a Sociedade de Melhoramentos podia ter tido alguma iniciativa, para pedirem dinheiro estão sempre prontos, mas também teria que ter a ajuda do poder instalado e estes até tem um bar e tudo...enfim sabe tão bem como nós que ideias para aqueles lados já estão esgotadas para além de umas bifanas onde possam convidar as personalidades de Arganil, de resto aqui para o povo só serve para votar mais nada.
De Maioral a 3 de Janeiro de 2009
Um bom ano para si e toda a família ,englobo também todos os Pomarenses .

A atmosfera é bafienta , pois , as forças "vivas" já estão fartas da populaça , só há energia para o auto elogio .

A Comissão de Melhoramentos era aborrecido começar o ano com uma "ajudinha " a familiar ...

O pJF está ainda a saborear o feito de conseguir pôr o nome do papá numa plaqueta , enquanto conta os euritos do vencimento que o POVO lhe paga .

Quanto à Filarmónica , isso é outra música , enquanto o placado sentado na sanita , no seu reduto íntimo , vai dizendo , " conseguiste , Abílio , conseguiste , a filha coitada , no curso que anda a tirar nas Novas Oportunidades , descobriu que, em Pomares , o tocador de campainhas de porta também pode ter direito a uma placa .

O ano que agora inicia , pode realmente , se os Pomarenses assim entenderem , trazer novos ventos de modo que o fogo de artifício de iniciativa privada ,se junte à população e resulte numa GRANDE FESTA EM POMARES .

UM BOM ANO 2009 PARA TODOS .




De Toino da Machôa a 3 de Janeiro de 2009
Boa tarde sr. Rouxinol, boa tarde compadre Xico da Lameira, este ano ainda não tinha vindo aqui a este cantinho do sr. rouxinol e aproveito daqui da Machôa para desejar a todos que tenham entrado bem neste novo ano.
Fiquei satisfeito por ver que na Foz da Moura e no Agroal ainda há gente com espírito solidário e com muita iniciativa que fazem corar de inveja muitos pavões e pavonas que se passeiam por Pomares só para a fotografia nos jornais lá do burgo ao lado do sr. Presidente todo sorridente, não não é o presidente de Pomares é que a minha Felismina está-me aqui a cochichar ao ouvido que o nosso anda sempre com cara de poucos amigos e só se ri para famílias que tenham muita gente com mais de 18 anos para votar, agora aqui na Machôa só sou eu e a minha Felismina e só são dois votozitos e nunca para aquele lado. Sorriso? Não, Obrigado!
Sr. rouxinol este ano é o ano que os pomarenses esperam que haja mudanças, até para contrabalançar com todas as crises anunciadas, eu espero que o sr seja a pessoa que estabeleça essa mudança porque nós, muitos de nós pomarenses depositamos em si essa esperança. Sr. rouxinol por certo já ouviu falar em pessoas na nossa freguesia que faleceram sem terem sequer qualquer cartão de segurança social, ou médico, são estas coisas para as quais eu não encontro explicação, a não ser que quem de direito tenha andado a dormir…se calhar para os votos lembravam-se…será? Tente averiguar e diga alguma coisa, é que eu como a minha Felismina aqui na Machôa não queremos ser abandonados, só no dia das eleições, é que se lembram de nós, já uma vez me vieram aqui buscar e tudo, mas òs despois, nunca mais, ah! e houve um ano que até me ofereceram azeite…deixemos isto e vamos até á fogueira do fim de ano novamente, é triste mesmo triste não haver nada em que o povo possa comemorar sem gastar muito dinheiro e se havia condições para isso…se havia…
Daqui da Machôa boa tarde para todos os pomarenses.
De sapo feliz a 4 de Janeiro de 2009
Meu caro sr. Toino da Machôa,não sei se o falecido a que o senhor se refere é a ultima pessoa que faleceu até á data na freguesia,mas se é, fique sabendo que, segundo familiares me disseram, a unica documentação que o falecido não tinha, era registo médico nos ultimos 3 anos.E no meu entender,isso não diz respeito a ninguém que dirija a freguesia, assim como não diz respeito ao senhor,nem em nada vai ao encontro da foto ou tema do blog,certo?
Com os meus comprimentos...
De Toino da Machôa a 4 de Janeiro de 2009
Boa noite sr. rouxinol, boa noite compadre xico da lameira, ó compadre vocemecê tem andado arredio aqui da gente homem de deus. Apareça e bote lá da sua lavra. Hoje vou aqui responder a uma sapo que diz que é feliz, eu cá não lhe chamo compadre porque não tenho nenhum compadre sapo e muito menos feliz com a crise que a gente anda a viver, quem é que pode ser feliz? Quem?
Ora vamos lá à questão que o sapo me coloca e que boto já de repente a minha opinião. Na nossa terra um funeral é um acto público e aquilo que aqui vim alvitrar ao sr. rouxinol é aquilo que se comentava e que é publico e se o fiz é por julgar que cabe exactamente ao poder publico zelar e fazer o levantamento para que qualquer existência de exclusão social seja minimizada ou não exista. Se não cabe a eles a quem cabe alertar? Também sei que o levantamento na especialidade dessas situações é feito por técnicos. Até nós simples cidadãos temos essa obrigação! Sabe disso, não sabe? Já agora se o sapo tiver alguma afinidade familiar queira receber os meus sentimentos.
Fique feliz sr.sapo que eu aqui na Machôa já não vejo sapos há muitos anos, porque já os engoliram todos e felizes só foram aqueles que escaparam, mas ponha-se a pau que vão engolir mais alguns, fuja enquanto é tempo.
Daqui da Machôa boa noite para todos que me vou na deita, porque está a começar de cair uma geada levada da breca e tenho de ir ceifar uma erva para os coelhos logo de manhã. Ah! E também está na altura de começar a pensar semear umas favitas, é que ando já a preparar a terra. Boa noite
A minha Felismina também manda boas noites para todos.
De sapo feliz a 4 de Janeiro de 2009
Meu caro sr Toino da Machôa devo considerar a sua resposta como uma ameaça?
Olhe que é crime ameaçar espécies em via de extinção!
Tenha lá uma boa noite que eu vou tentar fazer o mesmo!
De sapo feliz a 4 de Janeiro de 2009
Meu caro sr Toino da Machôa devo considerar a sua resposta como uma ameaça?
Olhe que é crime ameaçar espécies em via de extinção!
Tenha lá uma boa noite que eu vou tentar fazer o mesmo!
De rouxinoldepomares a 4 de Janeiro de 2009
Olá boa noite sapo feliz. Os comentários são em duplicado? Ou existe algum problema técnico ? Num de há pouco publiquei porque era ligeiramente diferente, mas estes são idênticos Comente sempre e pela minha parte, já agora, boa noite.
De sapo feliz a 5 de Janeiro de 2009
Boa noite senhor rouxinol,só agora tive oportunidade de vir até aqui ao seu blog,realmente ontem estava com um pequeno problema técnico, que penso já ter resolvido.De qualquer das formas, peço desculpa pelo problema.Tenha uma boa noite.
De Fio de Prumo a 3 de Janeiro de 2009
Admirado sr rouxinol? Interesses políticos e interesses privados sobrepoem-se aos interesses do povo. Tanto andam que acabam por estragar o pouco que há.
De Antena Pomarense a 4 de Janeiro de 2009
Voltei ao convivio e voltei também para dar a minha opinião sempre que se justifique e ache oportuno. Há pouco mais a acresecentar ao que está dito no artigo publicado pelo amigo Rouxinol, mas perante esta realidade quer a descrita quer a dos comentários, só me assalta a memória a vontade de uma mudança em Pomares que cada vez mais se torna evidente a sua necessidade.
De Açor Vigilante a 5 de Janeiro de 2009
Senhor Toino da Machoa e Senhor Sapo Feliz eu acho que apesar de ser um acto público também é um acto fúnebre, por isso acho que devia haver mais algum respeito por as pessoas que já faleceram.
E se é verdade essa situação do médico isso é da responsabilidade de cada um, até porque em Pomares há pelo menos uma pessoa que nunca foi ao médico.
Também sou da opinião que a Junta de Freguesia devia olhar mais a alguns casos destes e encaminhar os casos para quem tem competência para os resolver.
No entanto isso deve acontecer em tempo próprio e não ao fim de as pessoas falecerem.
Por isso olhem por os que cá estão e que se encontram nessa situação e deixem em paz quem já faleceu.
De Toino da Machôa a 5 de Janeiro de 2009
Boa tarde e bom almoço para todos. desculpe sr . rouxinol mas tenho que vir aqui responder a este compadre Açor Vigilante, é que ao contrário aqui do Toino da Machôa deve ter um emprego dos bons que lhe permite vir para aqui disparar em todas as direcções. Eu aqui na Machôa tenho que me levantar cedo para deitar as galinhas e o gado e tenho que me desunhar a a trabalhar se quero comer alguma coisinha só paro para o jantar, que vossemecês dizem almoço, eu aqui na Machôa faço a dejua ás 6 da manhã, almoço ás nove e meia e janto ao meio dia quando a minha Felismina tem o comer pronto à tarde como uma bucha e depois ceio lá para as 7 da tarde. Como está a ver compadre Açor Vigilante a minha vida é de trabalho e não me meto na vida dos outros, aquilo que alertei ao sr rouxinol foi um caso gritante de problemas sociais e são esses que me incomodam e agora eu é que não estou a perceber porque é que está a bater na mesma tecla.
Boa tarde é que eu vou ter que ir amanhar a terra se quero comer e agora anoitece muito cedo. Boa tarde que tenho mais que fazer.
Boa tarde a todos e mais uma vez a s minhas desculpas ao sr . rouxinol e se entender não publicar mais nada sobre este assunto que já leva alguma estupidez que chegue não lhe levo a mal, mas é que que há espécies muito teimosas.
Deixa-me lá ir á minha vida que se faz tarde.
Daqui da Machôa até mais logo ao serão! Boa tarde.
De DEIXA-ME RIR a 5 de Janeiro de 2009
Hi, Hi, Hi...irra que é teimoso...hi, hi, hi...deixa-me rir...
De Açor Vigilante a 6 de Janeiro de 2009
Teimoso não, realista.

Comentar post

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 36 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Será que já ninguém sabe a diferença entre diâmetr...
Comprei esta variedade nos Viveiros Valter.
Não deve ser fácil encontrar uma videira desta cas...
Ando à procura de um par de pés desta casta, mas n...
Também tenho uma de quando andava na v
Que pena pintarem as casas de branco!Eram tão lind...
Adorei o teu comentário! Não tenho mais palavras! ...
Não é preciso dizer mais nada... como sempre o ami...
Foi com gosto que apreciei esta festa de Carnaval...
Não lhe sei responder...Sei que têm vendido alguma...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.