Segunda-feira, 5 de Janeiro de 2009

Amigos do Alheio

 

Na noite de Sábado para Domingo, amigos do alheio, tentaram arrombar a porta de entrada e uma janela das instalações da Junta de Freguesia de Pomares, não tendo, por razões desconhecidas consumado o arrombamento, deixando apenas vestígios da tentativa. A GNR tomou conta da ocorrência.

 

Terras como a nossa, em que ainda há memória das chaves das casas permanecerem nas portas dia e noite, situações desta natureza são preocupantes, porque alteram profundamente a forma de viver das nossas aldeias. Compreendemos que a sociedade se alterou e que é um dado adquirido o aumento de violência e do crime, aliás, um aumento admitido por personalidades ao mais alto nível, mas cuja explicação é incompreensível para o cidadão comum. Admitido assim, parece ser um problema sem solução, quando, o que o cidadão comum deseja é que sejam reforçados os meios das forças policiais. O combate ao crime é um dever de um estado de direito e jamais pode ser aligeirado. As Leis e os meios têm que ser ajustados. Temos o direito de viver tranquilos nas nossas aldeias.  

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 00:26
link do post | comentar | favorito
13 comentários:
De ANTONIO ASSUNÇÃO a 5 de Janeiro de 2009
É com uma enorme tristeza que leio estas noticias também no mês passado o Santuário de Nossa Senhora das Preces e a capela de Nossa Senhora das Necessidades foi palco da malvadez de inergumes do
nosso meio ou de outros vindos de fora .
Cabe aqui á G N R o patrulhamento surpresa pela noite dentro pois penso eu será muito mais fácil deitar a mão a tais meliantes porque nas nossas terras quem ande a vadiar ás tantas da noite não anda por bem umas operações STOP nestas pequenas Freguesia só fazia bem dava segurança ás nossas gentes os roubos ou tentativa deles com várias acções desta natureza seriam diminutos e também servia para disciplinar aqueles que andam a conduzir sem carta nas nossas aldeias e sem seguro e olhem que não serão poucos. Antonio Assunção
De Gustavo Santos Costa a 5 de Janeiro de 2009
Boa Tarde

De Sábado para Domingo foi uma noite cheia para a GNR e também PJ.
Foi mais do mesmo em Sto António do Alva e Sta Ovaia.
Corre a informação de que estarão já identificados os autores destes roubos ou tentativas, mas parte de nós, e cada vez mais, aumentar a vigilância e a segurança dos nossos bens.
O tempo de chave na porta e carros abertos já lá vai.

Um abraço e um Bom Ano

Gustavo Santos Costa
De Artefacto a 5 de Janeiro de 2009
Para além do grave que é uma situação destas é de facto verdade que a insegurança vai trazer alterações significativas no dia a dia de uma povoação pequena.

Vai realmente deixar saudades as chaves penduradas nas portas das casa , dos carros estacionados com a chave na ignição e vidros abertos, as bicicletas e motorizadas sem cadeados etc etc ...

Um abraço
De Antena Pomarense a 5 de Janeiro de 2009
Eu espero que com o futuro destacamento territorial da GNR em Arganil, que passará a coordenar os cinco postos territoriais de Arganil, Gois, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra e Tábua, melhore as condições de segurança nas nossas queridas aldeias e vilas.
É bom não esquecer e fazer lembrar que esta portaria do Ministério da Administração Interna de 16 de Dezembro último, é deste governo do Engº Sócrates e é também o resultado de no governo do Engº Guterres se ter construído em Arganil um posto da GNR com capacidade para o referido destacamento. É bom que as populações do interior comecem a perceber quem é que investe e desenvolve o nosso concelho.
Agora, um pequeno recado para o Sr. PJF de Pomares:
Aquelas portas e janelas não obedecem aos critérios de segurança exigidos para uma Junta de Freguesia nos tempos que correm. Também é preciso investir nestas pequenas coisas e não embandeirar em arco com bandeiras para vir no jornal. Mude lá as portas e janelas, ou melhore a segurança, porque tem coisas que lhe estão confiadas que são do povo.
De Toino da Machôa a 5 de Janeiro de 2009
Ora, então, santas noites, hoje eu até já tinha prometido dar aqui um saltinho ao serão, é que andavam a meter-se comigo, eu que não faço mal a uma mosca. Então não querem lá ver, há por aí muitos Vigilantes, mas que não vigiam nada e nestes assuntos sérios já não têm opinião, só têm opinião se for forrobodó e para chatear o compadre rouxinol, que esse é que nos merece consideração, quer pelas suas opiniões quer pela sua atenção às coisas. Se fossem vigilantes apanhavam os larápios. Adiante que o serão já está a acabar e tenho que ir para a deita que amanhã é outro dia e lá tenho eu que me levantar e amanhã deve estar uma camada de geada das boas, mas como ia a contar, estes casos de assaltos e roubos pode ser que com as notícias que acabei de ler isto melhore, é que eu aqui na Machôa só tenho um canito, assim para o grandote e com os dentes afiados e é danadinho para trincar o rabo a algum atrevido que venha com más intenções, o meu canito é que é vigilante a sério.
Daqui da Machôa , boa noite para todos e também da minha Felismina que anda um pouco adoentada e já está na cama com a botija nos pés.
Até amanhã.
De Açor Vigilante a 6 de Janeiro de 2009
As verdades doem, mas enfim... só olham em frente, estão tapados dos lados e pensam que são espertos.Nem uma enchada sabem o que é, quanto mais trabalhar na agricultura.
Mas adiante, acho que em Pomares fala-se muito, sabe-se tudo, mas quando há este tipo de situações nunca ninguém sabe de nada.Ultimamente têm estragados os depósitos dos carros para levarem combustivel, mas a sorte de alguns é estarem numa "quinta" que nem sabe onde fica, a dizer que trabalha em tudo, quando não sabe semear uma batata.Bem mas sabe de tudo...
De Xico da Lameira a 6 de Janeiro de 2009
Bom dia todos em especial ao meu compadre Toino da Machôa e a sua Felismina .
Já estou aqui pela lameira ou melhor, no paraíso compadre.
Aquilo lá por Lisboa não interessa a ninguém giro é dizerem esses Lisboetas quando vem de férias que aquilo é que é bom .
Bem pensei que os larápios também tivessem andado aqui pela lameira mas não.
Hoje vou dar um jeito aqui pela casa mais a minha Maria que está tudo sujo.
O compadre Toino sempre veio apanhar umas couves? É que o gelo derreteu tudo. Bem estava a ver que não conseguia por o gerador a trabalhar a tantos dias sem trabalhar e com este frio, bem só pegou com um pouco de eter,ele também já está velhote queria ver se pedia um aos candidatos da próximas eleições Sim quem não chora não mama e pelo o que me contaram este ano vem haver candidatos em peso.
Bem tenho que ir a minha Maria já está para ali aos gritos que não ajudo nada na limpeza da casita.
Bom dia a todos, quando poder compadre Toino passe aqui pela lameira os amigos são sempre bem vindos...
De Toino da Machôa a 6 de Janeiro de 2009
Boa tarde compadre Xico. Então como vai a comadre Maria? Boa tarde a todos os pomarenses. Boa tarde também ao compadre Açor Vigilante, que não se sabe porquê tem andado azedo. Oh! compadre Açor Vigilante, conte lá à gente porque anda zangado e dispara em todas as direcções, olhe, não gaste as munições todas, porque um dia vai precisar delas. O compadre Açor Vigilante que até é uma pessoa educada, pelo que me contaram, estudou com algumas dificuldades, mas muito aplicado, está a tomar um caminho que um dia verá que estava enganado. Olhe que nem tudo o que lhe dizem pela frente é o que dizem por trás. Eu hoje fui tomar o café a Avô, porque daqui da Machôa tenho que passar pela Portelinha e torna-se longe e na Portelinha encontar-se pouca gente que anda tudo a trabalhar. Olhe compadre Açor Vigilante, não faça favores de borla que ninguém lhe agradece e quer queira quer não os ventos de mudança já estão a chegar a Pomares. Aqui na Machôa, trabalha-se e eu Toino da Machôa aprendi a trabalhar a terra com mutos homens honrados e trabalhadores que infelizmente já nos deixaram. Sei bem onde é a Machôa e tudo o resto. Vivo aqui na Machôa, mas nasci no Povo de Pomares. A minha felismina é que éra da Machôa.
Tenho que ir à vida que se faz tarde e agora anoitece cedo.
Boa tarde compadre Xico e boa tarde também para o comadre Açor.
Até logo ao serão.
Toino da Machôa
De Açor Vigilante a 7 de Janeiro de 2009
Meu caro Toino da Machoa ainda não reparou que aqui a única pessoa que está a disparar em várias direcções é o senhor?
E explique lá como é que passa por a Portelinha para a Machoa? É que eu ainda há pouco tempo fui à caça para aqueles lados, lá para a zona da Machoa e tive grandes dificuldades em passar para aqueles lados, uma vez que o caminho estava quase tapado de silvas. E olhe que nesse dia ainda disparei, mas foi na direcção certa, não foi em todas as direcções, eu sei para a peça que disparo e sei o chumbo certo que hei-de utilizar.
E essa de falarem uma coisa por a frente e outra por trás só agora é que sabe? Isso é o que mais se espera hoje em dia e para essas peças de caça tenho chumbo especial.
É pena é só poder utilizar a minha velha caçadeira para a caça, porque se não ainda assustava esses gajos com os olhos luzidios, que até parecem vidro, que eles não voltavam aqui em Pomares a assaltar mais nada.
De Açor Vigilante a 7 de Janeiro de 2009
Só mais uma coisa que escapou, já que o senhor Toino da Machoa anda tão interessado em saber o tipo de pessoa que eu sou, fique sabendo que eu nem me apliquei muito nos estudos como o senhor diz, uma vez que só consegui concluir o 9.º ano de escolaridade e hoje em dia toda a gente me pede o 12.º ano para arranjar um emprego melhor, do que andar nas obras.
Como vê quem o informou enganou-o um bocadito e lá está, eu não disparo ao acaso, nem falo o que ouço, falo e escrevo o que vejo.
Transmiti-lhe esta informação, por achar que é uma mais valia para os seus conhecimentos sobre a minha pessoa, uma vez que reparei que o senhor se interessa por a minha pessoa.
Cumprimentos.
De Açor Vigilante a 7 de Janeiro de 2009
Só mais um pormenor, afinal no mesmo comentário chama-me compadre e depois comadre? Olhe que eu só tenho um sexo e garanto-lhe que nem lhe sou uma coisa nem outra.
De Fx a 6 de Janeiro de 2009

Comentários sim.Agora como aqueles do xico da Lameira e do Toino da Machoa,devem mudar de formato.O caso da Felismina e da Maria são para digerir entre eles .Nós os atentos não nos interessa a vida familiar o da Lameira diz que está sujo "que o Limpe",o da Machôa "a Felismina morre de frio",já parece o drama do fado.Isto dos "amigos do alheio",é a nível mundial que a justiça não pôe termo,antes pelo contrário o fomenta.É o que temos.Não tarda que sejamos obrigados a fazer julgamentos populares.Se calhar é o único meio de obviar estas situações.
Ao Rouxinol e todos os comentaristas uma muito boa noite e não durmam descançados.
De Toino da Machôa a 6 de Janeiro de 2009
Boa noite sr.rouxinol, boa noite compadre xico da lameira e boa noite comapdre açor vigilante. Eu vim aqui comentar à hora da buxa e não vi o comentário, será que o compadre rouxinol hoje meteu folga? Sendo assim, como tenho que me levantar com as galinhas desejo-vos um até amanhã com muita saúde e já agora que dizem que vêm aí um frio de raxar, recolham-se em casa que nós mais velhotes bem precisamos de descanso. Abafem-se.
Boa noite para todos daqui da Machôa
A minha Felismina manda beijinhos para todos os pomarenses.

Comentar post

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 39 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Boa tarde, estou a tentar obter mais informação da...
Boa tarde, estou a tentar obter mais informação da...
Boa tarde, estou a tentar obter mais informação da...
Caro amigo!Quero agradecer o senhor por me ter env...
Bom dia meu Caro, cujo nome não colocou,O meu fale...
Obrigado caríssimo amigo.Um grande abraçoJá enviei...
Olá Afonso !!!Esse número que você passou tem what...
Caro Joaquim Pereira Matos, bom ano!Há muito que t...
Boa noite gostava entrer em contacto com à Senhora...
Caro amigo Rouxinol!Sou de Barcelos, e pergunto-lh...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.