Sexta-feira, 7 de Dezembro de 2007

O Jornal de Arganil e a Sociedade de Melhoramentos de Pomares

 

Há algum tempo que O Rouxinol de Pomares, vem equacionando se devia ou não comentar o artigo publicado no Jornal de Arganil, edição nº 4117 de 1 de Novembro do corrente ano, e que mereceu destaque de primeira página.

Trata-se de um artigo sobre a Sociedade de Melhoramentos de Pomares.

 

Considerando que o referido artigo, para além de considerações tolas, logo inadequadas, enfeuda de  uma falta de rigor gritante,  O Rouxinol de Pomares, achou por bem comentar o artigo, ainda que a esta distância.

 

O Jornal de Arganil, provavelmente à procura de novos assinantes em Pomares, ou por outro qualquer motivo que nos escapa,  publica um artigo de primeira página, sem ter o devido cuidado de se informar mínimamente.

 

 

É um facto que a Sociedade de Melhoramentos de Pomares" estava em fase de estagnação", mas também é um facto que alguns dos responsáveis por essa estagnação, são tão só, os mesmos que agora fazem parte da direcção e que aqui  se estão a lamentar, e os que não estão na direcção, gravitam nela.

É que a direcção pouco mudou...

 

Frases como "É como todas as Sociedades Regionalistas, há muito quem critique, mas pouco quem trabalhe", denotam por si só o défice democrático que ainda há em algumas pessoas à frente de organizações. E são proferidas de tal forma leviana que acabam por ofender as Sociedades Regionalistas. Temos bons exemplos na Freguesia, não é necessário ir mais longe! 

Se alguém emite alguma opinião, ou questiona alguma pequena coisa, essa opinão é vista como uma afronta e não como ajuda.

 

Curiosamente, o artigo nunca faz referência ao Presidente da Sociedade!

Não é estranho para nós, porque sabemos de antemão que o artigo é tendencioso, mas estamos cientes que em Pomares há muita gente que sabe que o real interesse é a promoção pessoal.

Estranhamos é que ao Jornal de Arganil não tenha parecido estranho a ausência do   Presidente, que é sempre a figura central nestas colectividades. 

 

Em nome do progresso, tem uma abarcância que dá para tudo, mas  tudo espremido e vendo com olhos de ver, chega-se à conclusão que é só fumaça, fumaça das panelas ao lume, ( parece que está na moda em Arganil as almoçaradas),  porque aquilo que a direcção da Sociedade de Melhoramentos actual fez por Pomares, foi  vender um imóvel para financiar a cobertura de um ringue desportivo e cujas obras foram inteiramente da responsabilidade de um familiar directo da Sra Tesoureira, promover uma festa num fim de semana  e o resto pautou-se por almoços.

Aliás, o almoço em referência no artigo e que teve lugar no Cabrinha Dois, faz referencia ao sócio gerente, mas é omitido o grau de parentesco com a Sra Tesoureira. E até os produtos para os almoços e serviço de bar foram adquiridos a familiares. Enfim, Pomares a ganhar...

 

 O artigo faz também  referência às palavras do Sr Presidente da Junta que diz: " quero felicitá-los e dizer que estarei sempre disponível para ajudar, seja directa seja nos contactos com a Câmara Municipal ou qualquer outra entidade em que entendam ser útil a minha intervenção".

Pudera, esqueceu-se foi de dizer se aquele pavilhão é o mesmo que anunciou aos microfones da Rádio de Arganil na última campanha autárquica como pavilhão polidesportivo que a Junta iria construir.

 

O artigo refere-se ainda ao espaço como polidesportivo. A nosso ver o espaço neste momento nada tem de desportivo, até porque deixou de haver condições para a pratica de qualquer desporto e para agravar, no recinto coberto foram retiradas as balizas e  encontra-se fechado à chave impedindo até os miúdos de irem dar uns toques na bola como era frequente ver-se. O espaço à entrada do actual pavilhão e até há pouco tempo era utilizado como estaleiro pela Junta de Freguesia, alíás onde ainda tem algum material obsoleto. Pelo menos serviu para que o carro com lixo mal-cheiroso, mudasse de lugar. 

De propósito não daremos relevância ao facto de se ter construído junto ao  leito da Ribeira de Pomares!

 

O artigo termina dizendo que o ano de 2007, começou bem, nós, que somos naturais de Pomares, filhos de naturais de Pomares e netos de naturais de Pomares, não temos tanta certeza assim.

 

O artigo dá ênfase ao entusiasmo da Sra Tesoureira e que não espanta quem a conhece. Aahh! pois não, sabemos que, se fosse refreada no seu exagero espalhafatoso e corrigida em postura, talvez fosse de facto útil à Sociedade de Melhoramentos e a Pomares, assim estamos em crer que Pomares perde mais do que o que tem a ganhar e a Sociedade de Melhoramentos  também. O último parágrafo do artigo atesta bem a personalidade " Por favor, quem não nos poder ajudar, não critique, já é uma boa ajuda. Quem não quizer ajudar, deixe-nos trabalhar em paz". ...tem uma tendência autoritária desproporcional às necessidades...

"Trabalhem" em paz, mas não estraguem por favor. È que cantigas de peixeira que não mente na bolsa o sente, já não nos fazem dançar... 

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 00:55
link do post | favorito
Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 36 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.Visitas

conter12

.últ. comentários

Que pena pintarem as casas de branco!Eram tão lind...
Adorei o teu comentário! Não tenho mais palavras! ...
Não é preciso dizer mais nada... como sempre o ami...
Foi com gosto que apreciei esta festa de Carnaval...
Não lhe sei responder...Sei que têm vendido alguma...
A Quinta da Marqueza encontra-se para venda ?
Que catastrófe as imagens dão arrepios.bjshttp//bl...
Impressionante! Ainda bem que nada lhes aconteceu.
Parabéns à Junta de Freguesia de Pomares, por as m...
A familia de minha Mãe de apelido Silva Campos é d...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.