Domingo, 3 de Maio de 2009

89º Aniversário da S.M. Pomares

 

Realizou-se ontem o almoço de comemoração do 89º aniversário da Sociedade de Melhoramentos de Pomares, promovido pela actual direcção desta antiga e nobre sociedade regionalista, conforme noticiado aqui.

É sobejamente conhecida a minha opinião e atitude crítica sobre algumas opções desta direcção. Contudo, tenho tido sempre o discernimento para não confundir a direcção com a instituição. A velhinha Sociedade de Melhoramentos de Pomares, merece-me todo o respeito e carinho por tudo o que fez em prol da nossa terra ao longo da sua existência. Ignorar a importância desta sociedade no movimento regionalista era assumir uma posição obtusa perante o historial conhecido. Esta postura, levou-me a trazer a este almoço de comemoração, alguns amigos do concelho, que poderei considerar ao mais alto nível por se tratar de figuras conhecidas, começando pelo candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Arganil, Dr. Miguel Ventura, pelo candidato à Assembleia Municipal Dr. João Pimentel, arganilense, que é o actual Presidente do Conselho Directivo da Administração Regional de Saúde do Centro,  pelo responsável concelhio do Partido Socialista Dr. Eugénio Frois, e ainda de mais três amigos: de Folques, de S. Martinho da Cortiça e de Côja respectivamente. Se considerarmos que o Partido Socialista está no Governo e que se perfila para ganhar novamente as legislativas...tem o peso que tem a presença destes amigos em Pomares.  Esta representação contrastou com a ausência dos responsáveis autárquicos da freguesia e de outras figuras históricas da Sociedade de Melhoramentos de Pomares, que independentemente das razões, tinham a obrigação de estar presentes. Invocar o regionalismo quando dá jeito, não chega. Nem aqueles a quem a Sociedade propôs um nome de rua estiveram presentes...

Várias foram as vezes em que mostrei a minha preocupação com o futuro da Sociedade que podem ver uma amostragem aqui e aqui.

À margem destes considerandos, a sopa, o arroz com todos e as sobremesas estavam bem confeccionados. Para que conste.

 

 

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 01:14
link do post | comentar | favorito
25 comentários:
De renata a 3 de Maio de 2009
nao se esta a esquecer de outra festa eu queria ver as fotos obrigada
De JERICÓ a 3 de Maio de 2009
Boa tarde a todos.
Este ano o almoço do 89º aniversário da SMFP, rodou a cor partidária?
E a mesa das individualidades esteve ausente? será que também já se deixou afectar pela crise mundial?
Também estou de acordo, quando o Rouxinol chama a atenção, pela ausência dos condecorados com nome de Ruas em Pomares, porque não foram?
E o PJFP onde estava?




De Pomarense de gema a 3 de Maio de 2009
Como se diz na notícia sobre o almoço de aniversário da SMP, faltaram algumas figuras que pelos motivos apontados deveriam estar presentes no almoço da Colectividade, tem toda a razão. mas ainda o que parece mais grave e´o facto de não estarem lá presentes os 1º e 2º secretários da Assembleia Geral, um secretário e três suplentes da Direcção, assim como o Presidente, um vogal e três suplentes do Conselho Fiscal. Será que estes elementos dos Orgãos Sociais já abandonaram a Colectividade? Se assim for é porque algo vai mal! Lamento.
De Toino da Machôa a 3 de Maio de 2009
Boa tarde sr. rouxinol e boa tarde a todos os pomarenses.
Sr. rouxinol o sr ao levar consigo estas figuras de peso deu uma bofetada sem mão a muito boa gente que dizia há algum tempo atras mal do senhor, aqueles que julgavam que era só blá-blá. Eu não fui ao almoço porque estive fora, em casa do meu rapaz, mas uns compadres meus que por lá foram almoçar disseram-me que faltou a pompa do ano passado. Eles até estavam a comentar com a minha Felismina que se calhar o poder político de Arganil tirou o tapete à comissão de melhoramentos, mas que não percebiam porque não estavam lá o correspondente do Jornal de Arganil,que até tem nome de rua proposto pela sociedade, nem o sr. presidente cá da terrinha. Ele até era amigo. A comadre até aventou que se calhar foi uma questão de comadres zangadas. Aqui pró Toino se calhar assustaram-se com o sr. rouxinol e os convidados dele. A minha Felismina diz que este ano promete. Já sei que ao domingo em lugar de andar aqui pela Machôa tenho de por as pernas a caminho do pontão se quero saber de novidades. Por lá há sempre umas novidades.
Daqui da Machôa, boa tarde a todos e até amanhã que ainda tenho de ir deitar uma paveia de feno ao gado que agora é de dia até amis tarde e ele sempre gosta de roer alguma coisinha. Eu agora até tenho o porco na loja, não vá apanhar a gripe.
Mais uma vez boa noite a todos e a minha Felismina manda beijos para todas as comadres.
Toino da Machôa
Toino da Machôa
De rui alves a 4 de Maio de 2009
O Sr. TOINO , se não sabe fica elucidado, essa pessoa que o senhor fala que é correspondente do Jornal de Arganil, só não esteve presente devido a problemas de saúde e igualmente devido ao estado de saúde da sua esposa, mas que eu saiba, na sua crónica do Jornal de Arganil, não deixou de noticiar o facto, tenha mais respeito pelas pessoas e não comente o que não sabe, Deus queira que o senhor quanto tiver perto de 90 anos, ainda consiga conduzir, escrever e não estar acamado. têm juizo ó TOINO
De rouxinoldepomares a 4 de Maio de 2009
Boa noite. É só para deixar um pequeno aviso. Em tempos já fui obrigado a rejeitar alguns comentários deste comentador por utilização de insultos de forma gratuita. Aconselho-o a ter um comportamento dentro dos parâmetros socialmente aceites. Atenção às ofensas porque não hesitarei em rejeitar o comentário.
Pode haver participação sem ofender.
António Manuel Silva
De rui alves a 4 de Maio de 2009
Sr. rouxinol, só pode estar a brincar, diga-me lá onde está qualquer tipo de ofensa, a quem quer que sejam, neste meu comentário , apenas me limitei a informar o Sr. Toino , do motivo pelo qual essa pessoa que ele fala não ter podido estar presente, e a desejar que o mesmo quando tiver a sua idade esteja como ele está, diga-me á onde está a ofensa, por amor de Deus, seja coerente naquilo que diz e sensato.
De rouxinoldepomares a 4 de Maio de 2009
Não estou a brincar. Foi só para avisar. OK?
De Toupeira Voadoura a 3 de Maio de 2009
Quando o barco começa a naufragar os "ratos" são os primeiros a abandonar o navio. Será por isso que as forças vivas cá do burgo não comapareceram ao almoço de comemoração dos 89 anos da sociedade?
De O Serrano a 3 de Maio de 2009
As dificuldades são muitas para todas as comissões de melhoramentos, mas a de Pomares já tem morte anunciada faz algum tempo.
De Xico da Lameira a 3 de Maio de 2009
Boa noite aqui da Lameira
Nao fui almoço do (Partido SOCIALISTA) perdão da Sociedade de Melhoramentos por razoes que já tinha falado num outro comentário que se passou no almoço em Lisboa, descriminação não.
E desta vez parece que foi o que se passou novamente, dito pelo meu compadre do Outeiro. Entâo reparei nas fotos que o Sr rouxinol tirou e reparei nas mesa VIP vinho de Marca, nas outras mesas vinho de marca branca então é ou descriminação ?????
O meu compadre até me disse, que tinha melhor pinga aqui feito na lameira que aquela surrapa que estava nas mesas dos tristes.
Pelo o que diz a minha Maria que hoje foi a missa ao povo, parece que o presidente da junta não eteve presente no almoço porque não foi convidado.
Disse eu para a minha Maria ,fez ele muito bem a casamentos e baptizados só vai quem é convidado. Mas parece que não, foi o único o secretario da Sociedade de Melhoramentos parece que também não esteve presente.
È caso para dizer como dizia o já falecido,Fernando Pessa !!!!!! E ESTA AH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Boa noite aqui da lameira
De Carqueja Pomarense a 4 de Maio de 2009
Ó Xico da Lameira, estás mal informado, por essa forma de pensar ninguém ia ao almoço. Os sócios da Sociedade têm o dever de se inscrever e participar. O pjf quando lhe deu jeito andava até à frente para ser bem visto. Coitados pensam que tem que ser tratados como reis e andarem com eles ao colo. Demonstraram que o amor à terra que dizem ter é uma balela. O fim deles está a aproximar-se, Pomares tem que mudar e tirar esta gente dos destinos de Pomares. Viva Pomares
De Anónimo a 4 de Maio de 2009
o dªcarqueja pomarense a sra tembem deve pretençer ao tacho,para responder dessa maneira.
De Xico da Lameira a 4 de Maio de 2009
O sr Carqueja tem tanta certeza que o fim deles esta a chegar ao fim?????
Com essa toda certeza, já nem era preciso haver eleições
Acho que o sr presidente deveria ter sido convidado, mas também se nem convidaram o secretario das mesma colectividade como é que havia de ter havido convite para o presidente da junta???
A minha Maria é que tem razao,isso foi mais um comisso do PS de que um almoço da Sociedade de Melhoramentos.
Por isso é melhor andar aqui pela lameira.
O sr carqueja com tanta certeza até deve fazer as necessidades de pé!!!!!! assim não se suja.
Boa noite aqui da Lameira
De Côdeas a 4 de Maio de 2009
Sr.(a) Xico da Lameira, O sr. deve saber melhor que ninguém que em Pomares está o PSD à frente da freguesia desde que há eleições livres em Portugal. Devia saber também que vivemos num estado de direito e que o PS é um partido legal. Poderá não gostar, mas é ele que está no Governo de Portugal eleito por uma maioria de portugueses. Se isso é pouco para si...
Quanto ao poder local, se não apoia as instituições da terra, então alguma coisa vai mal, muito mal.
De Jorge Costa a 4 de Maio de 2009
Então, agora que já foi o almoço, alguém me podia dizer o que é o famigerado "Arroz com Todos". è que eu continuo sem saber.
De João do Pontão a 4 de Maio de 2009
É o oposto do "Arroz com todas" , é só ir ao Magalhães .
De Zé dos anzóis a 4 de Maio de 2009
Para quem esteve no 88º e compará-lo com o 89º é a noite ao pé do dia .Não concordo que chamem forças vivas aos ausentes, alguns tiveram motivos para não comparecer, outros são mais forças mortas que vivas. Neste contexto teve especial significado o minuto de silêncio em honra dos sócios já falecidos . Não posso precisar mas, este ano , as presenças foram metade das do ano passado , tudo bem, por vezes vale mais poucos mas bons . Espero uma reportagem ao mesmo nível no Jornal de Arganil, por se não é mais que legítimo o comentário"já tenho o nome na rua o resto que se lixe". Atenção porque o peixe está a picar.
De Pomarense de gema a 4 de Maio de 2009
Hó xico da lameira! O 1º secretário da Direcção não apareceu no evento porque não quiz, ele estava em Pomares, porque foi visto no largo do pontão, junto ao jeep, a falar com a mãe do toino da machoa. Dizem por aí que as bifanas preparadas à tempo atrás no pontão, ainda não foram muito bem digeridas, será? Quem não foi por lá visto foi a Felismina, a coitada deve ter ficado por lá a tratar da bicharada.
De Fio de Prumo a 4 de Maio de 2009
Alguns comentários e tanta asneira. Uns porque não foram e deviam ter ido e outros que deviam ter ido por obrigação e não foram. Não sei nem me interessa quem são os secretários. Nem sócio sou dessa colectividade, mas vejo que aqueles que se serviram dela e falam em nome de Pomares só lá vão por interesse próprio e quando não lhes convém armam-se com desculpas de mau pagador. A mim não me enganam.

Comentar post

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 36 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Será que já ninguém sabe a diferença entre diâmetr...
Comprei esta variedade nos Viveiros Valter.
Não deve ser fácil encontrar uma videira desta cas...
Ando à procura de um par de pés desta casta, mas n...
Também tenho uma de quando andava na v
Que pena pintarem as casas de branco!Eram tão lind...
Adorei o teu comentário! Não tenho mais palavras! ...
Não é preciso dizer mais nada... como sempre o ami...
Foi com gosto que apreciei esta festa de Carnaval...
Não lhe sei responder...Sei que têm vendido alguma...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.