Domingo, 31 de Maio de 2009

Lisboa- Praça da Figueira

 

Realizou-se na Praça da Figueira, uma das principais praças de Lisboa, e integrado nas Festas de Lisboa o Fim de Semana das Regiões e das Casas Regionais em Lisboa.

Arganil,  esteve representado pela Casa da Comarca de Arganil, pelo Grupo Etnográfico Raízes do Sobral Gordo e pelo Rancho  Folclórico da Ribeira de Celavisa que actuaram já altas horas da noite.

Um encontro regionalista mesmo no coração de Lisboa, mostrando a importância das várias regiões do país na cultura e desenvolvimento da capital.

 

 

Um aspecto da Praça da Figueira, ontem dia 30 de Maio cerca da meia-noite.

 

 

Lisboa, uma cidade cosmopolita, com a sua "baixa" que continua linda, onde ainda se pode passear em segurança a altas horas da noite. O café Nicola um ex-libris da cidade em pleno Rossio.

 

 

O stand da nossa Casa Regional, a Casa da Comarca de Arganil e onde no seu interior se pode ver o presidente desta prestigiada casa, Sr. António Francisco, nosso conterrâneo da Sorgaçosa, Pomares.

 

 

Presentes também algumas Casas regionais nossas vizinhas.

 

 

E outras Casas de mais longe, esta de Trás-os-Montes, também muito concorrida devido às suas iguarias. É esta diversidade que faz de nós portugueses um povo único no mundo e um país de belos contrastes.

Artesanato, gastronomia, jogos tradicionais, espectáculos, em parceria com a Associação das Casas Regionais permitiu um evento de cariz festivo que espelhou as valências artisticas, sociais e culturais dos vários concelhos e regiões aqui representados.

 

 

O Grupo Etnográfico Raízes do Sobral Gordo, na sua longa espera para a actuação, junto à estátua equestre de D. João das Regras em plena Praça da Figueira, Lisboa.

 

 

A líder do Grupo, Odete Francisco, que tão bem sabe prestigiar o nome da Freguesia de Pomares, da sua terra natal, Sobral Gordo, e do Concelho de Arganil, junto aos restantes membros do grupo aguardando o momento de subirem ao palco.

É uma manifestação de amor à terra e às origens a que tive o privilégio de tornar a assistir, com a actuação do grupo Raízes do Sobral Gordo, e não poderei ignorar o gesto simpático de cortesia com que eu, Rouxinol de Pomares, fui presenteado com a dedicação de uma das suas modas em pleno coração de Lisboa. Gente assim, que não se poupa a esforços para levar o nome da nossa terra bem longe, merece-nos todo o apoio, respeito e carinho.

Podem sempre contar comigo.

 

 

A entrada em palco do Grupo Etnográfico Raízes do Sobral Gordo.

 

 

Um momento da sua actuação.

 

 

 

Actuação do grupo residente, Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa.

Ambos estiveram de parabéns pelas suas actuações que espelham as nossas tradições e a nossa cultura, da Beira-Serra, da zona do xisto e da nossa Serra do Açor.

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 19:27
link do post | favorito
De Gabriell a 1 de Junho de 2009
Isto sim,,,são estas divulgações que eu acho interessante, divulgar o que é nosso, independentemente dos gostos musicais de cada um, não é isso que está em causa, mas sim a divulgação daquilo que é do concelho, e quem o faz faz de certeza com amor á camisola e todos temos que dar valor a estas colectividades, ranchos grupos etnográficos etc..e acima de tudo louvar o que as nossas gentes representam de norte a sul do pais ou no estrangeiro.
só espero que as próximas gerações nunca deixem acabar as tradições.
um abraço para todos, sejam felizes e façam os outros felizes, são estes os meus votos sinceros para os que gostam de mim e para os que não gostam.
um abraço do tamanho do mundo para todos os comentadores.
Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 39 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Boa tarde, estou a tentar obter mais informação da...
Boa tarde, estou a tentar obter mais informação da...
Boa tarde, estou a tentar obter mais informação da...
Caro amigo!Quero agradecer o senhor por me ter env...
Bom dia meu Caro, cujo nome não colocou,O meu fale...
Obrigado caríssimo amigo.Um grande abraçoJá enviei...
Olá Afonso !!!Esse número que você passou tem what...
Caro Joaquim Pereira Matos, bom ano!Há muito que t...
Boa noite gostava entrer em contacto com à Senhora...
Caro amigo Rouxinol!Sou de Barcelos, e pergunto-lh...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.