Terça-feira, 23 de Junho de 2009
Uma fogueira de rosmaninho no Adro da Igreja, umas cervejas e pouco mais. Não eram mais de quatro e meia dúzia a assistir. A noite de S. João em Pomares foi assim, e foi o que se pôde arranjar por iniciativa privada e espontânea.
A ausência de iniciativa por parte do poder local e das várias instituições, tem-se vindo a acentuar de ano para ano, contrastando com o que se passa por outras terras da dimensão da nossa, que pela altura dos Santos Populares sempre promovem alguma animação de rua para fomentar o convívio entre a população. Pomares tem ainda uma fatia importante de juventude e a ausência de iniciativas de cariz cultural e popular só poderá contribuir para acelerar o seu afastamento da terra. Teremos de inverter esta letargia. Pomares precisa de uma mudança.
sinto-me:
Ora viva, amigo António,
os meus cordiais cumprimentos.
Estas tradições trazem-me à memória a meninice, o tempo de criança vivido numa Aldeia do concelho de Arganil. A noite de S. João era uma festa. Penso que para muitos meninos de aldeia, onde não havia GameBoy, Playstation, ou qualquer outra modernice dos nossos dias, era muito bom atear uma fogueira na noite de S. João. Quando digo Modernice, como GPS, não quero que me tomem por bota-de-elástico. Sou fascinado por tudo o que é electrónico e sofisticado. O que eu quero dizer, é, naquele tempo não havia internet, nem as tais modernices, como tal, as crianças tinham que puxar pela tola e corporizar certas coisas da sua autoria. Umas mais conseguidas do que outras… A fogueira de S. João estava a cargo das crianças fazê-las às suas portas.
Pelo que eu disse, não me admiro que as pessoas, crianças e não só, fiquem em casa no aconchego da família.
É bom que os(as) professores(as) falem das tradições nas aldeias. Como falam do Dia Mundial da Criança, e outras datas importantes para a formação das crianças.
Faria sentido que fossem os comerciantes (Srs. Comerciantes), a tomar a seu cargo a organização de algo, para animar a noite. Pensem nisso!... Não deixem essas iniciativas para os Autarcas (Srs. Autarcas).
Amigo António, obrigado pelo tema e pela imagem do nosso adro.
Um abraço,
Belchior Madeira Antunes
De Toupeira Voadoura a 25 de Junho de 2009
O povo ainda não viu que só é importante para o dia do voto, depois que se amanhe. Também acho que Pomares precisa de uma mudança, estes já aqueceram bem a cadeira e não dão mais porque não sabem nem se ralam.
De Pomarense de gema a 26 de Junho de 2009
Tudo está em mudança e muito rapidamente. As festas dos três santos populares não fogem à regra. Noutros tempos a miudagem que andava na escola, e eram muitos, iam arrancar os rosmaninhos, acendiam a fogueira, pulavam, brincavam, riam , era uma algazarra própria das suas idades. Hoje em dia ficam em casa a brincar com o Magalhaes. Coisas dos tempos!!!!!!!!! que deixam saudades.
De almad'açor a 27 de Junho de 2009
Meu caro amigo Rouxinol,
Definitivamente Pomares precisa de uma mudança geral e total... e acima de tudo de uma "mão femenina"... ou melhor precisa de uma/um especialista em animação sócio-cultural... uma lista simplista de Presidente, tesoureiro, secretário já não chega... só não vê quem não quer... e quando as vistas são tacanhas, ainda é pior... mais que HABILITAÇÕES/EDUCAÇÃO, Pomares precisa urgentemente de FORMAÇÃO - profissional e não só... ah ah ah...
Bem parece que já hà datas, não sei se me atrevo a pedir mais pois os votos, em Pomares, 50 já estão bem comprados, mas pelo menos faço votos para que tenhamos uma OPOSIÇÃO à altura!!!
Comentar post