Segunda-feira, 6 de Julho de 2009

Soito da Ruiva (Pomares) na FIL

 

Estamos novamente no Parque das Nações e tal como aconteceu com o Grupo Raízes do Sobral Gordo, cabe a vez ao Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva representar os nossos costumes e tradições. Pomares novamente em destaque na Feira Internacional de Artesanato. O Grupo percorreu os vários pavilhões desfilando e terminando com a sua actuação que coincidiu com o encerramento do certame. Foi gratificante ver a presença de alguns conterrâneos da freguesia e amigos do Goulinho que assistiram à actuação. Aqui ficam alguns momentos.

 

 

O Grupo a entrar em "palco", e, nota-se o contentamento da líder, Dra. Teresa Neves, ao ver algumas caras conhecidas na assistência.

 

 

A "voltinha" de apresentação!

 

 

Outra perspectiva da "voltinha" de apresentação.

 

 

Um momento da actuação do Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva na FIL.

 

 

Em actuação. O Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva, encanta pela genuinidade dos seus trajes e melodias. 

 

 

Tocadores e cantadeiras na sua actuação. Sem instalação sonora é puxar pela voz, ao natural.

 

 

Um evento com milhares de visitantes e em que os nossos grupos tiveram a oportunidade de se mostrar contribuindo meritoriamente para a divulgação desta nossa terra e região.

 

 

Mais uma pequena nota ao stand do Município da Lousã, cuja foto do post anterior não está muito visível. Gostei de ver este artesanato em xisto; original e imaginativo.

 

 

O regresso a casa. Na foto, alguns elementos do Grupo do Soito da Ruiva, entre os quais a Adelina e José Niz, embora pouco perceptíveis devido à ausência de luminosidade suficiente para a foto. Como se diz lá nas nossas aldeias: de noite todos os gatos são pardos!

Parabéns ao Soito da Ruiva pela sua participação e empenho.

Quiçá para o ano, com o devido apoio não poderemos ter também a nossa Filarmónica!? 

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 19:02
link do post | comentar | favorito
11 comentários:
De Teresa Neves a 6 de Julho de 2009
Caro amigo Rouxinol!

"Contentamento" é muito pouco para descrever o que sentimos quando vemos caras conhecidas a aplaudir-nos e a apoiar-nos.
Sentimo-nos tão pequeninos quando aceitamos convites para eventos de tão grande dimensão que, como caraterística das gentes simples da Serra, entramos devagar, timidamente e quase a medo... as caras amigas e conhecidas, dão-nos motivação, garra e força para avançar e levar um pouco mais além o nome da nossa terra escondida por detrás da serra.
Um abraço a todos
Teresa Neves
De bcmantunes a 6 de Julho de 2009
Ora viva, Dra. Teresa,

aceite nos meus sinceros cumprimentos, e, parabéns ao G. D C. Soito da Ruiva.
A senhora, e o seu Grupo, são os causadores de uma ou outra lágrima que por aí corre. Não, não é apenas no canto...
É alegria!
Peço imensa desculpa, em discordar do seu comentário. Não digo que não sinta o que diz. Mas tal não deverá acontecer. Sois Grandes e não Pequenos.
Tendes é muita coragem para entrar no meio de tanta gente e actuar sem que a voz se enrole.
Façam das fraquezas, força!
Com Empenho, Perseverança, continuem o vosso meritório trabalho. Mesmo sem o apoio de quem tem o dever de apoiar.
Muitas felicidades para o Grupo.
Retribuo o abraço que considero que me tenha sido extensivo.
Até a uma próxima.
Belchior Madeira Antunes
De rouxinoldepomares a 6 de Julho de 2009
Olá, Dra Teresa Neves e amigos do Soito da Ruiva.
Esse "contentamento", digamos assim, também me percorre sempre que vos vejo envergando os vossos trajes, entrando em palco e cantando a moda de entrada. Percorre-me uma sensação de alegria e felicidade. É um privilégio conhecer-vos como eu já vos conheço.
Não há palco maior que os nossos corações de serranos!
Por achar que o vosso esforço e dedicação é uma lição de vida, é por isso que sempre que posso vos estou a apoiar, assistindo ao vosso desempenho e tentando através do meu blog levar a mensagem um pouco mais longe. O meu blog e o vosso "site", juntos têm contribuido para a divulgação da nossa freguesia, o que confirma que todos juntos poderemos construir um futuro melhor.
Não posso deixar de reconhecer também o mesmo esforço ao Grupo Raízes do Sobral Gordo, até porque aqui entra a minha costela sobralgordense. No fundo, no fundo sou um serrano, os meus genes não me deixam enganar...
Estarei sempre disponível, agora e no futuro, com o mesmo objectivo que vós, o bem estar das nossas gentes e dos lugares que nos viram nascer.
Soito da Ruiva e Sobral Gordo, são um exemplo para a freguesia de Pomares e todos juntos, levaremos a água ao moinho, que é como quem diz um futuro melhor para a Freguesia de Pomares
Um abraço para todos.
António Manuel Silva
De Toino da Machôa a 6 de Julho de 2009
Boa tarde sr. rouxinol e boa tarde a todos os pomarenses. Já regressei de casa do meu compadre e já vi que o sr. rouxinol não esteve parado este fim de semana. É sempre bom ver a actuação dos grupos da nossa freguesia que embora estejam em lisboa mantêm fortes ligações à terra e não se fazem rogados na participação e divulgação dos nossos costumes. Gostei de ler o que o sr. rouxinol escreveu sobre o executivo da vila, é uma verdade nua e crua. Com estes já não vamos a lado nehum e da equipa cá da terra, pouco ou nada se pode esperar. Já nada se espera. Nem com as novas oportunidades que o governo oferece eles aprendem. Eu cá ainda aprendi na cartilha João de Deus, mas eu só aspiro a plantar mais umas batatitas e umas couves, mas não sou parvo. A mim é que não me enganam, nem com promesas untadas de azeite, nem com outras manhozisses.
O Soito da Ruiva de boa gente é que merece um grande obrigado. A minha Felismina manda um beijo para eles todos.
Daqui da Machôa boa tarde a todos, que ainda tenho que ir deitar de comer às cabritas e ver o CR no Santiago Bernabéu.
Toino da Machôa
De bcmantunes a 6 de Julho de 2009
Olá, amigo António,
Os meus cordiais cumprimentos.

Quiçá para o ano, com o devido apoio não poderemos ter também a nossa Filarmónica!?
Vamos RECLAMAR! ACLAMAR! E, outras tantas coisas para que isso se torne realidade.
Está ao alcance dos Pomarenses!...
Para quem já derrubou tantas barreiras essa é apenas mais uma!
Sonhar e, concretizar o sonho!...
Será fantástico!
Havendo um empenho de todos os Arganilenses, será mais fácil!
Vamos ACREDITAR!
Notei com agrado que o Rouxinol de Pomares estava visivelmente satisfeito, a acreditar pelas palavras proferidas. Gostaria de tomar a permissão de me associar e, congratular, os componentes do Grupo de Danças e Cantares do Soito da Ruiva. É bom constatar que, quer um Grupo, quer outro, incorporam bastantes crianças, o que até pode contribuir para que sejam melhores estudantes. De enaltecer, a facilidade com que os mais jovens se integram nos grupos.
O Grupo de D. C. Soito da Ruiva, à semelhança do G. E. Raízes do S. Gordo, merece igualmente o nosso enorme aplauso e carinho, pelo empenho demonstrado e disponibilidade dispensada.
Elogiar estas pessoas é sempre pouco!
Saudações regionalistas.
Caríssimo António Manuel,
Um abraço,
Belchior Madeira Antunes
De rouxinoldepomares a 6 de Julho de 2009
Olá amigo e conterrâneo Belchior Antunes.
Em primeiro lugar quero agradecer-lhe publicamente a sua activa participação neste blog. Sinceramente, MUITO OBRIGADO.
Tudo é possível se houver empenho e dedicação. Por vezes é necessário algum tempo, até que muitos nos compreendam. O mais fácil é desistir, mas muitos têm uma força anímica enorme, e é isso que distingue os corredores de fundo dos velocistas, a capacidade de resistência, de sofrimento, se assim quisermos designar. As gentes de Soito da Ruiva e do Sobral Gordo são um espectáculo, uiniram-se na mesma causa, a sua terra. Isso fez a diferença. É esse exemplo de unidade que temos que fomentar em Pomares. O denominador comum é o colectivo e não os interesses individuais.
Um dia chegaremos lá, embora o caminho não seja fácil.
Quanto à nossa Filarmónica tudo é possível
Um abraço.
António Manuel Silva
De bcmantunes a 6 de Julho de 2009
Olá amigo António Manuel,

Não é para merecer gratidão, nem para me pôr em bicos de pés. Venho ao blog e participo, porque considero que algo deve ser feito para beneficiar as nossas gentes. Comungo inteiramente do que foi dito sobre esta gente que nunca é demais dizer bem. Todos os aplausos são legitimamente merecidos. Se me perguntassem se gostava de ver mais grupos como estes, responderia… Sim! Quanto ao resto… Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. É verdade! Não será fácil! Vamos acreditar! Desistir, deve ser palavra banida deste blogabulário.
Só de olhar para aquelas crianças da filarmónica de Pomares, até parece que dá vontade de soprar por eles. É coisa das arábias… Ele(a)s parece que mal podem com os instrumentos!
Que os “Rouxinóis”, da filarmónica, de Pomares, nunca, mas nunca, faltem aos ensaios.
Um abraço,
Belchior Madeira Antunes
De niz a 6 de Julho de 2009
Caro amigo rouxinol quero em meu nome agradeçer as palavras carinhosas dirigidas ao nosso grupo.
É sabido que para que as coisas corram minimamemte bem é preçiso ter um grande amor á terra ,como deve ser do seu conheçimento não nasci no Soito da Ruiva mas adoptei a terra do meu sogro como sendo minha , pela a hospitlidade da sua gente e sua simplissidade e onde eu criei bons amigos me sinto entre familia, até que presentemente alguns já o são.
Do amigo Niz
De bcmantunes a 7 de Julho de 2009
Amigo António,

peço desculpa porque às tantas torno-me enfadonho.

Se me for permitido. Apenas para dizer; Quem tiver possibilidade de insentivar, de ajudar as crianças da nossa freguesia a estudarem música e inglês extra-curricular, que o façam. O senhor Gustavo já se mostrou disponível para colaborar. Não sei qual o tipo de disponibilidade que o senhor tem, nem sei se o conheço e peço-lhe imensa desculpa se estou a comprometer, mas pareceu-me que se colocou à disposição para colaborar. Pareceu-me que deve ser conhecedor de actividades musicais e afins. Gravem um CD, para angariar fundos para promover formação em canto e música.
Um abraço,
Belchior Madeira Antunes
De Ana Cristina Costa a 7 de Julho de 2009
Bom dia!
Neste "palco" que é o blog do Rouxinol de Pomares, desejo publicamente agradecer ao Grupo de Danças e Cantares do Soito da Ruiva e especialmente à Teresa que, apesar do contacto tão em cima da hora, prontamente aceitou, em nome do Grupo, a participação na Feira de Artesanato de Lisboa. Mais uma vez, senti-me feliz pela vossa presença na FIL e concretamente na FIA, uma Feira onde se reúnem a cultura e o artesanato dos 5 cantos do mundo.
Obrigada pela vossa presença e disponibilidade
Bem Hajam!
Cristina
De Maria a 7 de Julho de 2009

Eu estive lá

Comentar post

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 36 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Será que já ninguém sabe a diferença entre diâmetr...
Comprei esta variedade nos Viveiros Valter.
Não deve ser fácil encontrar uma videira desta cas...
Ando à procura de um par de pés desta casta, mas n...
Também tenho uma de quando andava na v
Que pena pintarem as casas de branco!Eram tão lind...
Adorei o teu comentário! Não tenho mais palavras! ...
Não é preciso dizer mais nada... como sempre o ami...
Foi com gosto que apreciei esta festa de Carnaval...
Não lhe sei responder...Sei que têm vendido alguma...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.