Sábado, 11 de Julho de 2009

Ruralidades XII

 

Há muito que não "postava" sob o título deste tema. Pomares, é uma aldeia rural, e nada melhor para o ilustrar do que esta fotografia da Quinta da Marqueza pejada de fardos de palha prontinhos a serem guardados como forragem para o gado.

 

 

E o que é curioso, aqui em Pomares, é que até o campo de futebol é produtivo. Não havendo utilização do campo, e crescendo o relvado (o verdadeiro relvado), este foi aproveitado, e zás sai fardo. Consta-se que o proprietário do campo, a Sociedade de Melhoramentos, fez um bom negócio.

 

 

Enquanto ao lado, nos campos, se enfardava a palha , a represa da praia fluvial de Pomares enche-se após uma operação de limpeza, que é feita regularmente para manter a água em boas condições. Diria, em óptimas condições.

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 01:52
link do post | comentar | favorito
9 comentários:
De Odete a 11 de Julho de 2009
Está mesmo a apetecer dar um mergulho.
Amanhã se Deus quiser, lá estarei a ver se a água está fresquinha.
O Grupo Etnográfico Raízes de Sobral Gordo, estaremos amanhã em Pomares na festa de apresentação do CD do Gabriel. Se o tempo deixar pode ser que ainda dê para dar um mergulho.
Aproveito para dizer, a quem nos quiser ver, que actuaremos por volta das 15.30/16.00 horas. Lá no Parque de Merendas.
Um Abraço.
Odete
De bcmantunes a 11 de Julho de 2009
Olá, amigo António Manuel,
Os meus cordiais cumprimentos.

Pomares uma aldeia rural… Eu gosto!
A ruralidade, não é sentida, tão pouco vivida como há 50 anos.
Os trabalhos de lavoura terão sempre o lado menos limpo, mas no tocante a esforço, não é como noutros tempos…
Qualquer pessoa tem, serra, enxada, roçadora, motorizadas, que auxiliam muito, o trabalho rende mais e as costas agradecem.
Pois é, os animais até se vão lamber com aquelas carcacinhas.
A utilização do campo de futebol como terra de cultivo… Tudo bem!
A questão! Quantos jogos, por ano, se realizam naquele campo? Zero…
Quanto custa mantê-lo? É preferível semear do que estar a criar silvas. O outro lado da questão… Quanto custará repor a situação de modo a que amanhã se possa utilizar como campo de futebol? Irá acontecer? Custos e receita contabilizados, saldo positivo? ok!
Que tal aproveitar a crise para fazer uma escola nova? Escola com anexos para servir todas as valências de desporto, recreio, etc. Justifica-se haver um campo de futebol com a população que existe?
De que serve ter um bom espaço se ninguém o utiliza?
Um bom pavilhão anexo à escola serviria a escola e toda a população.
Esse pavilhão comportaria a prática de ginástica para as crianças da escola, para a natação, (piscina aquecida) para a hidoginástica de seniores, para futebol de salão, andbol, voleibol, festas, etc. isso é que era?... Aproveitar a energia solar para um bom aquecimento das instalações, para poder ser utilizado durante todo o ano. Isso seria importantíssimo para o desenvolvimento das crianças… Crianças com direitos iguais às do resto do país.
Caríssimo, António,
um abraço,
Belchior Madeira Antunes
De SALTA POCINHAS a 14 de Julho de 2009
Caro conterrâneo Belchior, acho que teve uma bela ideia. Mas não acha que era dinheiro deitado á agua?Acha que a Freguesia de Pomares não tem falta de mais nada ,senão de um pavilhão gimnodesportivo com piscina aquecida e tudo. Desculpe que lhe diga mas o SR.nem as pensa, já pensou os encargos que isso trazia?Professores de ginástica, de natação, de hidroginástica,de andebol, de volei etc..e transportes para todos os da freguesia usufruírem de esses benefícios nem todos tem carro para se deslocarem até Pomares. Pense melhor e sobre tudo pense em quem vive cá todo o ano.
De bcmantunes a 14 de Julho de 2009
Bom dia, caro conterrâneo, Salta Pocinhas,
O preclaro tem muita razão, não toda…
Não é meu propósito criticar exacerbadamente o que é trabalho de outros.
Muito menos quando é meritório! Os responsáveis pela Sociedade de Melhoramentos de Pomares, merecem o nosso respeito, por tudo o que fazem… Seja o que for, fazem-no em paralelo com as suas vidas pessoais. A SMP, como as outras associações da Freguesia, são parceiros importantes para a JFP.
Os responsáveis pela junta de freguesia de Pomares, a outro nível de responsabilidades têm um papel importantíssimo no desenvolvimento da Freguesia.
Temos que os ajudar. Apresentando os nossos pontos de vista, as nossas ideias.
Quis significar que a freguesia, devido à sua topografia, etc. Não se pode dar ao luxo de dispersar meios.
Se a escola, velhinha muito bem construída, receber todas as requalificações a que tem direito, óptimo. Admito que não estou ciente de tudo em detalhe. Acho que a freguesia de Pomares, pela quantidade de alunos que tem, merece e tem direito a reivindicar condições para os seus “filhos”.
Tais condições poderão também beneficiar outros grupos etários.
Considero que o que disse é consciente. Não devemos ter ideias pequenas. Quem vive na Freguesia tem toda a legitimidade para pugnar por melhor qualidade de vida para os fregueses.
Se conhece a minha ascendência paternal, poderá pensar que estou dividido…
O Presidente da C M Arganil queria gastar 1 milhão e tal de euros na requalificação da fábrica da telha para fazer um complexo com muitas coisas, de utilidade, é certo. Enquanto houver tantas necessidades nas aldeias do concelho, considerarei escândalo. Acho que deve proporcionar melhores condições de vida para as aldeias e depois ou em paralelo, se for possível, dar asas aos caprichos.
Diga sempre o que entende sobre as minhas intervenções.
Considero, e respeito, os residentes na Freguesia. Não pense o contrário.
Agradeço e respeito a sua opinião. Deixo a questão… Quantas vezes por ano, são utilizados certos equipamentos?
Entre frases que gosto, «dizes o que pensas, mas não pensas o que dizes», esta é uma delas! Conheço o significado…
Compreenderá que não é de todo confortável falar para nomes virtuais.
Gostaria que se me dirigisse através de: bcmantunesmadeira@sapo.pt.
Aceite os meus cumprimentos.
Até à próxima,
Belchior Madeira Antunes
De bcmantunes a 11 de Julho de 2009
Boa noite, amigo António Manuel,

Muito bem!
Há que manter as boas condições de utilização da piscina. Não vá o diabo tecê-las!
Vem a calhar porque amanhã estará escaldante.
É com estas condições que apetece estar ali dentro daquela água límpida, espelhada, a saborear esta dádiva da natureza.
Fresquinha não. Se estiver a uns 18 graus já satisfaz.
Quem puder que aproveite… Bons banhos.
Caríssimo, António, continuação de bom fim-de-semana,
Até à próxima.
um abraço,
Belchior Madeira Antunes
De Xico da Lameira a 13 de Julho de 2009
Boa noite a todos.
Cheguei a casa agora, depois de mais umas horas a ver se apanhava os malditos javalis no meu milho mas os malvados parece que lhe dá o cheiro.
Estou muito triste com o Sr Rouxinol : então esta tarde uma uma festa das grandes lá para os lados da piscina e o Sr nao divulgou nada??
Possas para isto gostava tanto de ter visto todos aqueles artistas mais a minha Maria.
Muito estranho a não divulgação desse invento amigo Rouxinol....
O sr q anda sempre a pare de todas as situações e novidades pelo povo e arredores.
A minha Maria ficou muito triste e até se sai com uma muito boa: o Sr Rouxinol não publicou nada porque parece q a festa tinha patrocínio também da junta de freguesia. Será amigo Rouxinol???
Na minha opinião tem q se publicar as coisas boas seja organizado por quem fore e tenha os patrocínios que tiverem.
A minha Maria ainda queria ir lá ao povo quando se começou ouvir a musica aqui pela lameira, mas eu disse deixa lá Maria amanha já temos toda a reportagem aqui no blog do Sr Rouxinol.
Bem boa noite a todos que eu ainda vou dar uma olhada para ver se ainda apanho algum daqueles malvados javalis q me destróis o meu rico milho todo.
Um boa noite aos meus compadres da Machoa que já devem estar na cama se calhar foram a festa e estam muito estoirados.
Um abraço do Xico da Lameira e espero amanha poder ver todas essas fotos aqui no blog do Sr Rouxinol.
De rouxinoldepomares a 13 de Julho de 2009
Bom dia caro Xico da Lameira!
Eu sei o que pretende e também sei que o repto é verrinoso qb. Mas como eu não gosto de deixar dúvidas vou satisfazer-lhe a curiosidade:
De acordo com um cartaz que vi em Pomares, trata-se de uma promoção particular, em espaço público e com o apoio da JFP. Não fiz qualquer referência porque tenho um pedido formal para não publicar nada a respeito do promotor do evento. Se fosse um evento com cariz público e de beneficio para a terra obviamente que lá estaria.
Espero que tenha ficado esclarecido.
António Manuel Silva
De Toupeira Voadoura a 13 de Julho de 2009
Ó xico, se estiveres assim tão interessado em ver as notícias pede aos teus amigos Presidentes, o de lá de baixo não há festa em que não apareça, tal qual o paulinho das feiras em tempos idos e com ele vêm sempre os tabloides lá do burgo. É sempre a sorrir...para ser diferente do sempre mal disposto cá da terrinha. Isto é cá com cada associação...
De Toino da Machôa a 13 de Julho de 2009
Boa tarde sr. rouxinol e boa tarde a todos os pomarenses. Olha o compadre Xico! Deus o veja! Mas que raio compadre Xico aí pela Lameira, andará por aí assim tanto javali ou será o compadre que bebe um copito a mais e o vento dá por lá no mato que deve ser bem grande e o compadre até julga que é bicho.
O compadre não veio à piscina, foi pena assim sempre ouviria uma musiquinha pimba. A minha Felismina até disse para uma comadre que estava tudo em familia, os cantores e os patrocinadores. Eu cá como tinha que ir até à Machôa regar as couves e o feijão fui andando que a minha musica é outra e farto de me darem musica ando eu.
Daqui da Machôa boa tarde a todos
Toino da Machôa

Comentar post

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 36 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Será que já ninguém sabe a diferença entre diâmetr...
Comprei esta variedade nos Viveiros Valter.
Não deve ser fácil encontrar uma videira desta cas...
Ando à procura de um par de pés desta casta, mas n...
Também tenho uma de quando andava na v
Que pena pintarem as casas de branco!Eram tão lind...
Adorei o teu comentário! Não tenho mais palavras! ...
Não é preciso dizer mais nada... como sempre o ami...
Foi com gosto que apreciei esta festa de Carnaval...
Não lhe sei responder...Sei que têm vendido alguma...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.