Sexta-feira, 28 de Agosto de 2009

De Pomares ao Colcorinho

 

O objectivo é atingir o cume do monte do Colcorinho, junto à capela de Nª Srª das Necessidades, ou Srª do Colcorinho, para aí ver nascer o Sol. Em Agosto, é prática ir de Pomares ao Colcorinho a pé ver nascer  o Sol. Sai-se de Pomares cerca da meia-noite e meia hora, uma hora da manhã, e cerca de 3 horas e meia depois atinge-se o objectivo, utilizando os antigos caminhos pedestres. Chega-se ainda de noite, e olhando cá para baixo vêem-se as luzes das vilas e cidades que a vista alcança lá de cima. Só pela paisagem, vale a pena o esforço da subida. Convém levar algum agasalho, porque de noite, lá em cima, mesmo em Agosto é bastante fria. Um grupo de amigos este ano fizeram esse percurso e cederam-me algumas das fotos aqui publicadas. Pomares, tem condições de ser a base para actividades deste tipo. O parque de campismo pode e deve ser essa base. É apenas necessário criar a logística para isso.

 

 

Do alto do Monte do Colcorinho, a vista nocturna.

 

O nascer do Sol. A Serra do Açor é propícia a nevoeiros densos. Esta foto foi captada o ano passado num desses dias, em que o nevoeiro está abaixo do topo da Serra do Açor e assemelha-se a um imenso glaciar.

 

A descida.

 

 

Há sempre uma paisagem a descobrir.

 

 

Para baixo todos os santos ajudam...

Um abraço de agradecimento ao Tozé Simões, pela gentileza de me ter cedido estas fotos e parabéns aos participantes desta proeza. Este é mais um exemplo de que Pomares poderá ser um pólo importante em actividades ligadas à natureza.

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 23:30
link do post | comentar | favorito
27 comentários:
De bcmantunes a 29 de Agosto de 2009
Boa noite, amigo António.

Espectaculares!..

A terceira foto já tinha sido apresentada. Penso que a primeira, embora parecida com uma que já aqui foi mostrada, não me parece que seja a mesma.

As outras de efeito muito bom pretendendo sobre tudo, ao que penso mostrar as apetências dos caminhos para o pedestrianismo e queimar calorias. Muito boas fotos. Não sei se conheço o sr. ToZé Simões se calhar é descendente dos Simões de Pomares ou da Foz da Moura, não importa, deixo o meu gesto de apreço.

A nocturna, é muito bem conseguida. Penso que o que se vê ao longe é toda a parte de Vendas e aquela área nas proximidades, Venda do Porco, Lourosa, etc. Bela objectiva!...

Muito bem! Belo registo!

Caro António,
saudações cordiais,
Belchior Madeira Antunes
De António Simões a 31 de Agosto de 2009
Sr.Belchior , desculpe-me mas também não tenho ideia de quem seja, possívelmente até nos conhecemos de vista ou até já falámos um com o outro. Eu sou descendente de um Pomarense que lá vive e que se chama "João Alves Simões". Eu pratico "atletismo" e também gosto de caminhadas e quando estou de férias aí em Pomares, vou sempre que posso descobrir novos trilhos para as caminhadas com a minha malta. Já lá vou ver nascer o sol à uns anos. É de facto deslumbrante e nunca me canso de lá ir pois é sempre diferente.
Um abraço e até breve.
Tó-Zé
De bcmantunes a 1 de Setembro de 2009
Caro, conterrâneo, Tó Zé,
os meus cumprimentos.

Por vezes desencontramo-nos, porque uns vão nas férias do verão, outros pela Páscoa, etc. etc. etc.
O importante é que somos filhos da mesma raiz.
As famílias de apelido Simões, de que me recordo são familiares do Sr. Daniel que casou na Foz de Moura.
Pratica atletismo a nível federativo, ou pratica apenas porque gosta?
Eu faço Caminhadas, passeios de bicicleta, quase todos os dias.
Na serra do Açor, só quando tinha 10, 13 anitos.
Não me nego a uma boa estirada de Pomares ao Colcurinho. Tanto a subida, como descida, não devem ser fáceis. O António M Silva já ofereceu os ses préstimos para a concretização de um passeio.
Não vale a pena adjectivar sobre a maioria das fotografias, algumas de rara beleza, como a que se apresenta como um glaciar, porque elas dizem tudo!
Se estivesse em Pomares poderia contribuir para que se realizassem passeios com regularidade.
Existem na freguesia associações, que nos seus estatutos contemplam actividades diversas, como o recreio e o lazer. Poderá surgir uma possibilidade de pedestrianismo com alguma regularidade como acontece noutras freguesias do concelho de Arganil.
Pode ser que a ocasião de nos encontrarmos não demore!
Caro Tó Zé, até à próxima,
um abraço,
Belchior Madeira Antunes
De António Simões a 2 de Setembro de 2009
Boa Tarde
Pratico atletismo não federado, vou treinando durante a semana e se se proporcionar alguma corrida ao fim de semana do meu agrado participo nela. Já tenho algumas amizades destas andanças e vamos para participar. Até breve....quem sabe......
Um abraço
TÓ-ZÉ
De bcmantunes a 2 de Setembro de 2009
Viva, boa tarde, caro Tó Zé.

Obrigado pela atenção.
Um abraço,
Belchior Madeira Antunes
De Anonimo a 29 de Agosto de 2009
A foto do nascer do sol, é uma das maiores belezas naturais.
Espectacular esse nascer do sol
De António Simões a 31 de Agosto de 2009
Esta imagem do nascer do sol não é a deste ano, mas é facto espectacular. A paisagem por vezes não é igual. Umas vezes olhamos para baixo e temos a foto que é apresentada aqui, outras vezes conseguimos ver
o renascer do dia nas vilas e aldeias abaixo do monte.
É de facto bonito.
Um abraço
Tó-Zé
De Tuareg a 29 de Agosto de 2009
Um passeio que eu ando a planear há algum tempo, mas quando vou a Pomares nunca encontrei companhia que conhecesse o caminho pedestre o suficiente para não nos perdermos. Para as próximas férias "colo-me" ao Tozé e à Paula e vou também. Beijokinhas para eles que fazem este percurso todos os anos.
De António Simões a 31 de Agosto de 2009
Tuareg não sei quem és, mas podes te colar à vontade é só dizeres-me que queres ir e quando eu estiver aí de férias no "verão" falamos, é nas
noites de Agosto que nós lá vamos, porque o grupo que lá vai, também está de férias nessa altura.
Costumamos também ter em conta, o estado do tempo para a noite da caminhada.
Um abraço
Tó-Zé
De Tuareg a 1 de Setembro de 2009
Olá Tozé. Claro que sabes quem sou. Estou disfarçada de tuareg . Um dia destes ligo-te e digo-te quem sou! Beijokas para ti, para a Lurdes e Marina.
De António Simões a 2 de Setembro de 2009
Boa Tarde
TUAREG
Pois podes ligar ficamos à espera.......Beijinhos do pessoal.
Tó-Zé
De Luis Castanheira a 30 de Agosto de 2009
António podes contar comigo. A pratica do "hiking" é bem popular aqui na Holanda. Ia a dizer "se", mas correcto, quando ganhares as eleições e arranjarem por ai umas trilhas com base no parque de campismo, eu faço-te uma site aqui na Holanda a promover tais eventos. Um grande abraço para ti e todos os Pomarenses.

Luis Castanheira
De rouxinoldepomares a 30 de Agosto de 2009
Obrigado primo Luis. Todas as ajudas serão benvindas, e estou convicto que com a ajuda de todos os pomarenses é possível modernizar e fazer com que Pomares avance rumo ao progresso. Um abraço para ti.
António Manuel Silva
De O Serrano a 30 de Agosto de 2009
Se há sítio para ver nascer o sol, o Colcurinho é um deles e a vista é sempre compensadora da canseira para lá chegar. Espectacular!
De António Simões a 31 de Agosto de 2009
É de facto compensador e a sensação nunca é a mesma.
Um abraço
Tó-Zé
De rouxinoldepomares a 31 de Agosto de 2009
Boa noite amigo Tozé!
Para o ano se se propiciar alargamos o grupo. Os jipes levarão as reservas calóricas e os aconchegos.
Mais uma vez obrigado pelas fotos.
Um abraço
António Manuel Silva
De bcmantunes a 1 de Setembro de 2009
Boa noite, visitantes do blog,

isto está-se a compor!

Como diria alguém. Estará-se aqui a formar o grupo dos caminheiros Pomarenses?
Noutras terras já existem...

fiquem bem,
Belchior Madeira Antunes
De Tuareg a 1 de Setembro de 2009
Alinho nessa! É só alguem com experiência na matéria organizar esse grupo.
De bcmantunes a 1 de Setembro de 2009
Olá Tuareg, eu já me dirigi a si noutra ocasião em que comentei sobre a Sociedade de Melhoramentos e a Tuareg me esclareceu sobre a denominação da SMP. Nessa ocasião fiquei a pensar que se tratava de alguém a residir em Pomares, com responsabilidade nos destinos da SMP.
Acontece que eu também não resido em Pomares, com grande pena minha! De três em três meses mais coisa menos coisa, vou passar uns dias a Silvares, Fundão.
Lá é habitual fazerem-se caminhadas ao fim do dia. Não são caminhadas como ir ao Colcurinho. São de 2, 3 quilómetros, não mais!
A experiência, é conhecer os caminhos melhores e mais perto, saber manter a calma no grupo, porque, existem passagens em sítios que àquela hora da noite são tenebrosos.
Com boas lanternas e boa conversa tudo se ultrapassa!
Um dia há-de calhar!
felicidades.
Belchior Madeira Antunes
De Tuareg a 2 de Setembro de 2009
Não Belchior, não resido em Pomares e da Sociedade de Melhoramentos sou apenas sócia. Mas vou sempre a Pomares passar alguns dias de férias e fins de semana, quando me é possível. Já agora, não conheço o Belchior mas lembro-me que tive um colega na primária, aí em Pomares, chamado Hermínio Antunes da Foz da Moura e que provavelmente é seu irmão. Estou certa? Dos colegas de escola apenas tenho contacto com alguns de Pomares e com o António Manuel, claro, daí que até já me tenha esquecido de alguns, mas ao ver o seu nome recordou-me o Hermínio , que espero esteja bem. O Rouxinol além de divulgar a nossa terra, dá-nos também a possibilidade de termos notícias de pessoas que não vemos há muito. Para o verão lá estarei prontinha a ir ao Cabeço a pé integrada no futuro grupo de caminheiros.
Cumprimentos
De bcmantunes a 3 de Setembro de 2009
Olá Tuareg,
está certa, o Hermínio Antunes, é meu irmão! Está muito bem, reside em Itália nos arredores de Milão no lago Iseu, há uns vinte anos, mais mês menos mês.
Nunca somos totalmente desconhecidos. Há traços do rosto que nos identificam por toda a vida. Os nomes é que pode ser mais difícil!
É verdade o que diz, sobre o "rouxinoldepomares". Nunca a nossa terra foi tão divulgada como agora, graças ao empenho do António Manuel Silva, com todo o mérito,. Há que reconhecer. O blog proporciona o interagir dos Pomarenses, mas o diálogo entre Pomarenses poderia ser mais. Não sei porquê! Bem digo umas parvoíces de vez em quando, para ver se alguém diz alguma coisa, mas nada!
Noutros tempos havia outro tipo de divulgação mais lento e menos abrangente. Em época de verão era ver os conterrâneos na mata do Larangeiro a matar saudades. Por altura dos bailes na Casa da Comarca, esta muito conhecia.
Então depois falaremos...
Até à próxima.
Saudações cordiais,
Belchior Madeira Antunes
De Tuareg a 4 de Setembro de 2009
Bom dia Belchior
Agradeço as notícias sobre o Hermínio. Fiquei contente que esteja bem. É sempre bom termos boas notícias das pessoas com quem partilhámos alguns anos da nossa vida e de quem nunca mais tivemos notícias!
Vamos continuar a falar!

Cumprimentos
De bcmantunes a 5 de Setembro de 2009
Olá Tuareg, os meus cordiais cumprimentos.

Trato-a pelo género feminino porque já se identificou como tal.

Disse uma grande verdade! Alguns anos... São décadas!
Somos apartados dos nossos pais, na expectativa de sermos "alguém". Quando olhamos para trás, ficou uma vida de faz-de-conta, onde ganhamos apenas uma reformazita, para o sustento durante uns tempinhos!
Por isso é que aproveito o blog do António Manuel Silva, para dizer aos Pomarenses que lutem por uma vida digna na sua própria terra. Haverá sempre lugar para mais um!
Segundo informações, existirão em Pomares, mais de uma centena de computadores. Uns adquiridos por conta própria, outros provenientes das novas oportunidades, os últimos são fáceis de contabilizar, os restantes é que não.
Pomares está com um espírito diferente, graças ao António Manuel Silva.
As minhas palavras são no sentido de ajudar. Se conseguir... Tanto melhor.
Tive muito gosto em voltar a dirigir-me a si. Era bom que houvesse mais interacção entre os Pomarenses, neste blog.
Só acrescentava mais trabalho ao António.
Se alguma vez tiver algo a dizer que não queira fazê-lo publicamente, não hesite, pode sempre ir pelo NICKNAME dos comentários, que encontra os meus contactos.
Cordiais saudações, até à próxima,
Belchior Madeira Antunes
De António Simões a 1 de Setembro de 2009
Boa Tarde
António Manuel
Porque não? Se estiverem reunidas condições pode-se
alargar o grupo e planear melhor a caminhada ...... Quanto às fotos devem ser divulgadas pois damos a conhecer a nossa beleza "Serrana" tantas vezes esquecida.............
Um abraço
TÓ-ZÉ
De Maria a 1 de Setembro de 2009
Olá Rouxinol

Linda foto do nascer do Sol.

Sabado amos lá estar ou nâo?
Espero que desta vez seja
De joão viriato gouveia a 2 de Setembro de 2009
Fotos muito boas. Paisagens magníficas. Tempos de sossego. Olhares atirados para longe. Para todos os lados. No cimo do Monte do Colcurinho - Aldeia das Dez - Oliveira do Hospital. Vai-se a ver e pertencemos aos sítios onde nos sentimos mais próximos de nós mesmos. Das nossas raízes e do futuro. Os lugares pertencem-nos. Como nós lhes pertencemos e, por isso, a nossa acção deverá ser a de procurar preservá-los, para que nos guardemos a nós próprios. (As primeiras luzes cá em baixo são de Aldeia das Dez, esclareço). Um abraço a todos os que gostam destes sítios. João Viriato Gouveia.
De bcmantunes a 5 de Setembro de 2009
Viva caro, João Viriato Gouveia.

Agradço o esclarecimento sobre o horizonte da foto nocturna, pois eu estava noutra direcção.

Também me pareciam muitas luzes para serem de Vendas de Galizes, Venda da Esperança, e, por aqueles lados até Midões e outras localidades.
Muito bem, obrigado mais uma vez, pelo esclarecimento.
Saúde, Até à próxima.
Belchior Madeira Antunes

Comentar post

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 36 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Comprei esta variedade nos Viveiros Valter.
Não deve ser fácil encontrar uma videira desta cas...
Ando à procura de um par de pés desta casta, mas n...
Também tenho uma de quando andava na v
Que pena pintarem as casas de branco!Eram tão lind...
Adorei o teu comentário! Não tenho mais palavras! ...
Não é preciso dizer mais nada... como sempre o ami...
Foi com gosto que apreciei esta festa de Carnaval...
Não lhe sei responder...Sei que têm vendido alguma...
A Quinta da Marqueza encontra-se para venda ?

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.