Sexta-feira, 28 de Agosto de 2009

De Pomares ao Colcorinho

 

O objectivo é atingir o cume do monte do Colcorinho, junto à capela de Nª Srª das Necessidades, ou Srª do Colcorinho, para aí ver nascer o Sol. Em Agosto, é prática ir de Pomares ao Colcorinho a pé ver nascer  o Sol. Sai-se de Pomares cerca da meia-noite e meia hora, uma hora da manhã, e cerca de 3 horas e meia depois atinge-se o objectivo, utilizando os antigos caminhos pedestres. Chega-se ainda de noite, e olhando cá para baixo vêem-se as luzes das vilas e cidades que a vista alcança lá de cima. Só pela paisagem, vale a pena o esforço da subida. Convém levar algum agasalho, porque de noite, lá em cima, mesmo em Agosto é bastante fria. Um grupo de amigos este ano fizeram esse percurso e cederam-me algumas das fotos aqui publicadas. Pomares, tem condições de ser a base para actividades deste tipo. O parque de campismo pode e deve ser essa base. É apenas necessário criar a logística para isso.

 

 

Do alto do Monte do Colcorinho, a vista nocturna.

 

O nascer do Sol. A Serra do Açor é propícia a nevoeiros densos. Esta foto foi captada o ano passado num desses dias, em que o nevoeiro está abaixo do topo da Serra do Açor e assemelha-se a um imenso glaciar.

 

A descida.

 

 

Há sempre uma paisagem a descobrir.

 

 

Para baixo todos os santos ajudam...

Um abraço de agradecimento ao Tozé Simões, pela gentileza de me ter cedido estas fotos e parabéns aos participantes desta proeza. Este é mais um exemplo de que Pomares poderá ser um pólo importante em actividades ligadas à natureza.

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 23:30
link do post | favorito
De rouxinoldepomares a 31 de Agosto de 2009
Boa noite amigo Tozé!
Para o ano se se propiciar alargamos o grupo. Os jipes levarão as reservas calóricas e os aconchegos.
Mais uma vez obrigado pelas fotos.
Um abraço
António Manuel Silva
De bcmantunes a 1 de Setembro de 2009
Boa noite, visitantes do blog,

isto está-se a compor!

Como diria alguém. Estará-se aqui a formar o grupo dos caminheiros Pomarenses?
Noutras terras já existem...

fiquem bem,
Belchior Madeira Antunes
De Tuareg a 1 de Setembro de 2009
Alinho nessa! É só alguem com experiência na matéria organizar esse grupo.
De bcmantunes a 1 de Setembro de 2009
Olá Tuareg, eu já me dirigi a si noutra ocasião em que comentei sobre a Sociedade de Melhoramentos e a Tuareg me esclareceu sobre a denominação da SMP. Nessa ocasião fiquei a pensar que se tratava de alguém a residir em Pomares, com responsabilidade nos destinos da SMP.
Acontece que eu também não resido em Pomares, com grande pena minha! De três em três meses mais coisa menos coisa, vou passar uns dias a Silvares, Fundão.
Lá é habitual fazerem-se caminhadas ao fim do dia. Não são caminhadas como ir ao Colcurinho. São de 2, 3 quilómetros, não mais!
A experiência, é conhecer os caminhos melhores e mais perto, saber manter a calma no grupo, porque, existem passagens em sítios que àquela hora da noite são tenebrosos.
Com boas lanternas e boa conversa tudo se ultrapassa!
Um dia há-de calhar!
felicidades.
Belchior Madeira Antunes
De Tuareg a 2 de Setembro de 2009
Não Belchior, não resido em Pomares e da Sociedade de Melhoramentos sou apenas sócia. Mas vou sempre a Pomares passar alguns dias de férias e fins de semana, quando me é possível. Já agora, não conheço o Belchior mas lembro-me que tive um colega na primária, aí em Pomares, chamado Hermínio Antunes da Foz da Moura e que provavelmente é seu irmão. Estou certa? Dos colegas de escola apenas tenho contacto com alguns de Pomares e com o António Manuel, claro, daí que até já me tenha esquecido de alguns, mas ao ver o seu nome recordou-me o Hermínio , que espero esteja bem. O Rouxinol além de divulgar a nossa terra, dá-nos também a possibilidade de termos notícias de pessoas que não vemos há muito. Para o verão lá estarei prontinha a ir ao Cabeço a pé integrada no futuro grupo de caminheiros.
Cumprimentos
De bcmantunes a 3 de Setembro de 2009
Olá Tuareg,
está certa, o Hermínio Antunes, é meu irmão! Está muito bem, reside em Itália nos arredores de Milão no lago Iseu, há uns vinte anos, mais mês menos mês.
Nunca somos totalmente desconhecidos. Há traços do rosto que nos identificam por toda a vida. Os nomes é que pode ser mais difícil!
É verdade o que diz, sobre o "rouxinoldepomares". Nunca a nossa terra foi tão divulgada como agora, graças ao empenho do António Manuel Silva, com todo o mérito,. Há que reconhecer. O blog proporciona o interagir dos Pomarenses, mas o diálogo entre Pomarenses poderia ser mais. Não sei porquê! Bem digo umas parvoíces de vez em quando, para ver se alguém diz alguma coisa, mas nada!
Noutros tempos havia outro tipo de divulgação mais lento e menos abrangente. Em época de verão era ver os conterrâneos na mata do Larangeiro a matar saudades. Por altura dos bailes na Casa da Comarca, esta muito conhecia.
Então depois falaremos...
Até à próxima.
Saudações cordiais,
Belchior Madeira Antunes
Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 39 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Boa tarde, estou a tentar obter mais informação da...
Boa tarde, estou a tentar obter mais informação da...
Boa tarde, estou a tentar obter mais informação da...
Caro amigo!Quero agradecer o senhor por me ter env...
Bom dia meu Caro, cujo nome não colocou,O meu fale...
Obrigado caríssimo amigo.Um grande abraçoJá enviei...
Olá Afonso !!!Esse número que você passou tem what...
Caro Joaquim Pereira Matos, bom ano!Há muito que t...
Boa noite gostava entrer em contacto com à Senhora...
Caro amigo Rouxinol!Sou de Barcelos, e pergunto-lh...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.