Domingo, 6 de Setembro de 2009

Pomares, Festa de Nª Srª de Fátima

 

Houve tempo em que a 8 de Dezembro se celebrava em Pomares a festa em honra de Nª Srª da Conceição. Por motivos não apurados, esta festa foi substituída pela actual, em honra de Nª Srª de Fátima, que passou a ter lugar no primeiro Domingo de Setembro. É assim desde os finais dos anos trinta, e cuja imagem de Nª Srª de Fátima foi oferecida por um dedicado pomarense, Evaristo Marques dos Santos, a quem se atribui também a influência para esta realização, que se mantem até aos nossos dias.  Os festejos constam de uma procissão de velas, que se realiza no dia anterior à noite, Sábado, precedida de missa, e no Domingo volta a haver uma procissão com o desfile das várias imagens nos respectivos andores.

 

 

Na primeira foto, a procissão das velas á saída da nossa igreja; nesta foto a passagem pelo largo principal da terra.

 

 

O culto religioso faz parte da nossa vivência e dos nossos costumes, e assistir a uma procissão de velas é comovente e ao mesmo tempo bonito de se ver. É o povo percorrendo as ruas de Pomares num acto de fé e de paz.  

 

 

Hoje, a procissão à saída do adro. A participação da juventude é de assinalar. E que bonitos  vão os andores!

 

 

 

A participação da nossa filarmónica dá sempre uma outra "alma" a estas manifestações culturais e religiosas.

 

 

Lá vai a procissão à Carreira e ao Pontão...

 

 

...e dá a volta onde era a casa do pomarense Evaristo Marques dos Santos, o seu principal obreiro.

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 23:08
link do post | comentar | favorito
6 comentários:
De bcmantunes a 7 de Setembro de 2009 às 15:48
Viva, caro António Manuel,
os meus cordiais cumprimentos.

Aprecio este tipo de manifestações religiosas!

Obrigado pelas imagens oferecidas.

Caríssimo, António,
um abraço,
Belchior Madeira Antunes
De ANÓNIMO a 8 de Setembro de 2009 às 00:26
Boa noite a todos os visitantes deste blog. Blog que eu frequento bastantes vezes, Pomares é uma zona muito bonita, tem gente boa e uma paz maravilhosa. Vou fazer um comentário sobre estas tradições e festividades ditas cristãs que de cristão não tem nada aos olhos de DEUS se as pessoas tivessem um pouco de conhecimento da Palavra, deixavam de andar com as figuras pagãs aos ombros"Os ídolos dos pagãos são objectos que os homens fabricam com as suas próprias mãos: tem boca, mas não falam;e olhos, mas não veem;tem ouvidos,mas não ouvem;e nariz, mas não cheiram;tÊm mãos,mas não apalpam;e pés,mas não andam;das suas gargantas não sai qualquer som!Que aqueles que os fizerem e creem neles se tornem semelhantes a esses ídolos ;Salmos:115 vers:4a8.Um abraço para todos
De rouxinoldepomares a 8 de Setembro de 2009 às 00:37
Meu caro anónimo, Boa Noite. O amigo até pode ter razão! É tudo uma questão de fé e de interpretações, mas repare se não houvesse imagens de santos, andores, flores, bandeiras, música, alegria era tudo muito mais cinzento e para cinzento já bastam as dificuldades do dia a dia. Um abraço também para si.
De Tuareg a 8 de Setembro de 2009 às 15:58
Há imensas formas de manifestar a fé e que devemos aceitar como normais. Lembro aqui a Procissão dos Caixões que se realizou durante muitos anos em Aparecida (Sanfins do Tomo). Esta procissão, era o cumprimento de promessas feitas por um familiar (doente, em África, etc) à Senhora Aparecida em que o "beneficiário" da graça concedida pela Santa, desfilava na procissão dentro de um caixão em pose de morto. Esta manifestação deixou de se realizar por influência da Igreja católica que a considerava macabra e contra a vontade de Deus.
De Tuareg a 8 de Setembro de 2009 às 15:47
Pense que há muitas religiões e que é normal que cada uma se manifeste de acordo com as suas crenças e costumes. Eu vejo as festividades e tradições como momentos importantes para as PESSOAS. São manifestações de cultura que fazem parte da vida das comunidades e que têm benefícios reconhecidos: proporcionam a aproximação das pessoas, favorecem as relações sociais, os laços de amizade são fortalecidos e proporcionam a alegria conjunta. No meu ponto de vista, fazem parte duma cultura e duma tradição de que o povo não deve abdicar.
De Gustavo Fonseca Santos Costa a 9 de Setembro de 2009 às 00:48
Boa Noite Caríssimo Rouxinol

É certo que a maioria das Festividades Religiosas das nossas aldeias, são cultos pagãos.
Mas elas coexistem, devido a que a própria Igreja Católica as foi Cristianizando, dando-lhes ao longo dos tempos um novo sentido e significado.
Se hoje em dia adorar um Santo for considerado Paganismo, que diriamos de Civilizações como era por exemplo a Asteca com cerca de 1 000 Deuses incluindo a Lua, o Vento ou a própria Água.
Se calhar bem precisávamos de adorar também estes elementos para melhor proteger o que temos de bom na nossa Civilização.
Muitas vezes o calendário religioso confunde-se com o calendário sazonal e agrícola, o que lhe confere um carácter de fertilidade. Faziam-se as Festividades em datas pré estabelecidas tendo em conta as mais variadas necessidades. Portanto, as festividades acontecem nos momentos de mudança e auge de ciclos naturais.
Na verdade, a Igreja Católica nunca conseguiu extinguir, de facto, as crenças classificadas pagãs.
Quero deixar aqui uma afirmação que muita gente não sabe, mas foi escrito por uma Alta Personalidade da Igreja Católica, infelizmente já falecido:
"As procissões possuem um significado profundo. Simbolizam a caminhada de Oração do Povo de Deus, em comunidade, rumo à Casa do Pai. Seguir uma procissão é seguir Cristo que também andou em procissão rumo ao Calvário onde conquistou a salvação de toda a humanidade.
Na Bíblia, no Antigo Testamento são relatados diversas procissões. (Josué 3,5-6, Números 10, 33-34, Josué 6,4, Josué 3,14-16, Êxodo 25, 18-21, Josué 4, 4-5, Josué 4,15-18)

Um abraço

Gustavo Fonseca Santos Costa






Comentar post

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 36 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Que pena pintarem as casas de branco!Eram tão lind...
Adorei o teu comentário! Não tenho mais palavras! ...
Não é preciso dizer mais nada... como sempre o ami...
Foi com gosto que apreciei esta festa de Carnaval...
Não lhe sei responder...Sei que têm vendido alguma...
A Quinta da Marqueza encontra-se para venda ?
Que catastrófe as imagens dão arrepios.bjshttp//bl...
Impressionante! Ainda bem que nada lhes aconteceu.
Parabéns à Junta de Freguesia de Pomares, por as m...
A familia de minha Mãe de apelido Silva Campos é d...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.