Sábado, 31 de Outubro de 2009

Tomada de Posse, ou Assinar uns Papeis?

 

É uma data importante e um marco na democracia em Pomares.

Hoje, no salão da Junta de Freguesia, teve lugar o Acto de Instalação da nova Assembleia de Freguesia, resultante do sufrágio das ultimas eleições autárquicas e que ditou a seguinte distribuição:

 

1º - Amândio Dinis                             (PPD/PSD)

2º - Sandra Carvalho                          (PPD/PSD)

3º - Susana Costa                              (PPD/PSD)

4º - António Manuel Silva                    (PS)

5º - Armando Nascimento                   (PPD/PSD)

6º - Abílio Francisco                           (PPD/PSD)

7º - Célia Neves                                (PPD/PSD)

 

De seguida, reuniu a Assembleia onde foram eleitos os vogais da Junta de Freguesia, bem como o Presidente e os Secretários da Mesa da Assembleia de Freguesia:

 

Junta de Freguesia:

 

PPD/PSD

 

Amândio Dinis

Sandra Carvalho

Susana Costa

 

 

Assembleia de Freguesia:

 

PPD/PSD

 

Armando Nascimento

Abílio Francisco

Célia Neves

Manuel Bento

António Francisco

António Costa Lobo

 

PS

 

António Manuel Silva

 

 

Na foto, eu mesmo, acompanhado de alguns elementos do grupo (outros encontravam-se a trabalhar o que os impediu de participar) e do responsável do PS Arganil Dr. Eugénio Frois e da Dra. Margarida Frois, na qualidade de amiga.

Sou apenas eu, mas não estou sozinho!!!

 

O acto foi talvez dos mais participados pelos pomarenses, (ainda são poucos!), o que obrigou os responsáveis a optar pelo salão em vez do escritório da JFP, como tem sido hábito, cujas instalações são exíguas para a realização das Assembleias de Freguesia e onde teimosamente se continua a insistir na sua realização. O acto decorreu de uma forma lamentavelmente pobre, que não teve em conta a presença do Exmo Presidente da Câmara, onde a mesa não teve o devido discernimento de dar a palavra a ninguém, onde se achou natural umas mesas de plástico sem uma simples cobertura, e onde o cabeça da lista mais votada, logo, por inerência a presidir à Assembleia constituida,  achou natural retirar um voto que apareceu a mais...o que valeu foi o bom senso de alguém e do Sr. Presidente da Câmara, que aconselharam a repetição da votação. É que estas coisas têm que ser levadas com a dignidade que o acto exige.

Nem uma palavra aos Pomarenses...NADA...PAUPÉRRIMO...

 

 

Eu, tomando posse como membro da Assembleia de Freguesia.

Como não me foi dada a oportunidade de me dirigir aos Pomarenses, deixo aqui apenas duas palavras:

Assumirei com elevação a minha condição como oposição, a qual levarei com o devido sentido de responsabilidade, contribuirei na medida que me for possível para o engrandecimento da Freguesia de Pomares e pugnarei para que todos os actos tenham a transparência devida, e tudo farei para que o povo se mantenha informado das minhas propostas e actividades.

 

 

Até pela presença do Sr. Presidente da Câmara (PPD/PSD), e do responsável político da oposição, o acto deveria ter sido preparado e ter merecido mais cuidado, numa atitude de bem receber e conferir-lhe a dignidade que efectivamente merece. Pomares merece dar outra imagem...

Muito trabalho há ainda a fazer!...

 

 

Pomares até tem condições; mas falta a quem decide e manda um pouco de humildade e a sensibilidade necessária para dignificar o nome de POMARES.

A propósito, o que faz uma arca frigorifica num salão que só pelo facto de ostentar as fotografias de todos os antigos e  dignissimos Presidentes da Junta deveria ser um local de referência a condizer com o estatuto que lhe é merecido?

 

 

 

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 14:59
link do post | comentar | favorito
13 comentários:
De Anónimo a 31 de Outubro de 2009 às 21:41
Boa noite,

Sr. Silva, tenho visto e revisto seu BLOG, quero dizer-lhe que o admiro pela sua coragem e determinação em busca de procurar sempre o melhor por Pomares. Espero que não desista e não acabe com o BLOG porque tem sido uma ferramenta de divulgação de usos e costumes da sua SANTA TERRINHA.
Amigo Silva, estive em Pomares no Verão, fui à Praia Fluvial com as minhas filhas, apesar do banho ainda tivemos tempo para comer uma ameijoa saborosa no Bar da Praia e beber uma caneca,adorei.
Quero dizer-lhe que fui a Pomares devido à divulgação que faz no seu Blog, para a próxima tenho a Honra de convidá-lo a beber um cervejinha e comer um bom petisto no Bar da Praia, seria um prazer falar consigo pessoalmente.
Cumprimentos e um forte abraço.
Paulo
De TERRÁÁÁAÁ PÁ a 1 de Novembro de 2009 às 08:06
QUE ESPECTACULO.....o voto que aparaceu a mais na reunião da Assembleiade Freguesia se calhar era o voto que dasapareceu nas ultimas eleições... que barraca-da e que falta de organização... não estavam era a espera que a oposição fosse tomar posse..... e finalmente em POMARES VAI HAVER OPOSIÇÃO...... ORGANIZEM-SE.......
De Izaquiel a 1 de Novembro de 2009 às 08:22
ENTÃO PARA QUE SERVE O SALÃO DA JUNTA DE FREGUESIA?.... até me caiu o caiXo quando soube que faziam as reuniões da Assembleia de Freguesia, nos escritórios da Junta. QUE FALTA DE RESPEITO...... O SALÃO DA JUNTA É UM SITIO ONDE TEM FIGURAS IMPORTANTES PARA POMARES DEVERIA SER MAIS RESPEITADO E APROVEITADO......
De bcmantunes a 1 de Novembro de 2009 às 16:41
Ora viva, amigo António Manuel,
os meus cordiais cumprimentos.
Parece-me existir um certo excesso... Se não tem havido adesão de pessoas em número que justifique que as assembleias se realizem no salão, para quê irem para o salão, que por ser maior se torna mais desconfortável, etc.? Se os fregueses de Pomares participassem nas assembleias de Freguesia talvez as coisas andassem de maneira diferente! Importante seria os fregueses de Pomares usarem as suas energias para exigir a quem de direito, acessibilidades capazes e condizentes com o século em que estamos.
Sem boas acessibilidades não valerá a pena falar de turismo! Como é que os turistas chegam à serra do Açôr? Parece-me que estamos à espera de sapatos de defunto... Ou esperam que as coisas se resolvam por si só? Tem que haver acção! A evolução cultural na nossa freguesia. Considerando positivamente toda a Gente. Respeitemos quem reside na Freguesia de Pomares. Cada um com as suas ideias e costumes. Quem se auto-excluir, assume a individualmente sua decisão. Parece-me que certos problemas acontecem por falta de organização. As pessoas não tinham necessidade de organizar tanto ao pormenor... Certamente já chegaram à conclusão de que é necessário! Afinal tem que haver controlo!
Não enveredemos pelo bota abaixo, só porque está ali uma fotografia torta, ou porque está ali uma cagadela de uma mosca. Participem! Juntos somos muitos.
Lutem por uma escola melhor, para Pomares, por exemplo. Lutem para que as crianças de Pomares acompanhem, oportunamente, o progresso escolar. Não basta serem inteligentes! É preciso que tenham os meios para acompanharem eficazmente! falem... Falem de internet, de links, de sites, de fibra óptica, de nanotecnologia! Mesmo que pareça um disparate. Onde faltam tantas coisas! Inglês, música e desporto, devem ser do domínio de qualquer criança.
Se eu contribuí para confundir, peço desculpa. Se contribuí para despertar pensamento, estou contente.
Deixem-nos trabalhar!
Caríssimo, António,
saudações cordiais,
um abraço,
Belchior Madeira Antunes
De Jose Carlos Castanheira a 2 de Novembro de 2009 às 11:47
Amigo Antonio,
Concordo contigo que Pomares merece, mas será que os Pomarenses merecem, mais do que o que tem???
Ai já coloco hoje muitas duvidas e com este comentário encerro definitivamente este assunto.
Grande abraço, e admiro a tua paciência para aturar quem não esta interessado!!!

De dita a 2 de Novembro de 2009 às 14:47
Concordo com JCC , Pomares merece mais já os Pomarenses ...???
Nós queremos em função de que conhecemos, quando queremos muito pouco é porque o conhecimento é ainda menor. Solenidade neste acto nem o PJF sabe o que isso é ... pois não passa de um cacique do pequeno burgo, que se move por interesses próprios e não pelos do colectivo pelo qual foi eleito.
Contundo não posso deixar de ficar contente por saber que é membro Assembleia de Freguesia com grande sentido de responsabilidade.
De MARIA DA CONCEIÇÃO CRUZ a 2 de Novembro de 2009 às 21:13
SRº JOSÉ CARLOS CASTANHEIRA entendo o seu descontentamento perante os POMARENSES. Mas não é por não termos ganho as eleições, que vamos baixar os braços, há que continuar a trabalhar, há que continuar a lutar, e principalmente há que a acreditar que POMARES terá outro rumo e seremos nós que vamos proporcionar essa mudança. Os POMARENSES vão-se aperceber disso durante estes próximos 4 anos. É triste SIM....termos feito uma campanha tão aberta, tão sincera, tão humilde, tão respeitadora e ter dado no que deu. Não me vou estar a lamentar sobre o que está feito. Eu sei que o SRº JOSÉ CARLOS é mais importante para POMARES que o próprio presidente da Junta (o Sr. sabe o que quero dizer) e sei também se um dia o pior acontecer não haverá soluções em pomares para nós, e não é o actual Presidente que as tem, porque nunca as apresentou. Por ex. não vamos castigar um rebanho todo só porque há umas ovelhas desordeiras. Eu acredito que POMARES tem futuro, e o futuro de POMARES também passara pelas suas mãos, sei que pode sentir triste, frustrado, mas pense ........ por morrer uma ANDODRINHA não acaba a PRIMAVERA..... Sabe que mais, viram muitas e muitas e muitas mais PRIMAVERAS, e é isso é que é importante....... continuar a viver, continuar a sonhar, e mostrar a quem desta vez não acreditou na mudança vir acreditar. É PORQUE GOSTO DE POMARES, É POR POMARES QUE VOU CONTINUAR A VUTAR......... E VIVA O SRº ANTÓNIO MANUEL SILVA
De Antónia a 3 de Novembro de 2009 às 20:01
Deambulando de blog em blog, deparei-me com um que estava em destaque no Ritual do Sr. Carlos Ramos, "Filhos de um Deus Menor".
Como vi o filme já lá vão uns anitos, e como faz parte daqueles que nunca se esquecem, despertou-me a curiosidade e fui ver e ler com cuidado redobrado. Deparei-me com um texto de John Donne que inicia o livro de Ernest Hemingway "Por quem os Sinos Dobram, que tenho e que já li, sobre a guerra civil de Espanha.
Vou transcreve-lo, para que o possam apreciar e reflectir:
"Nenhum homem é uma ilha isolada; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra; se um torrão é arrastado para o mar, a Europa fica mais diminuída,como se fosse um promontório, como se fosse a casa dos teus amigos ou a tua própria; a morte de qualquer homem diminui-me, porque sou parte do género humano.E por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti."
O autor do blog é um jovem de 25 anos.
De Tuareg a 2 de Novembro de 2009 às 12:46
É de lamentar que a instalação da nova Assembleia de Freguesia, tenha decorrido sem a dignidade que esta cerimónia merece. No entanto, penso que isso talvez tenha acontecido por desconhecimento da solenidade do acto. Com o tempo as coisas vão se compondo e vão ver que a próxima reunião da Assembleia já vai decorrer de forma diferente. É preciso ir chamando a atenção para estes "pequenos" pormenores e isso o António Manuel vai fazendo com a sensibilidade que lhe é característica. Agora só não compreendo como é que as senhoras que fazem parte dos novos órgãos , não tivessem o discernimento de colocar uma simples toalha a tapar as mesas de plástico e um raminho de flores sobre as mesmas. Se o tivessem feito, veriam que dava logo outro "ar" ao acto. Estão nos órgãos da freguesia para quê, se nem uma coisinha tão básica são capazes de resolver e melhorar? É nestas situações simples que se vê a capacidade de resolução das pessoas!
De Arrebimb'Ó malho a 2 de Novembro de 2009 às 16:08
O que é que vocês estavam á espera? De milagres?
Ideias nenhumas, iniciativa até metem dó, é Pomares no seu melhor...e um voto a mais, não faz mal retira-se e assunto arrumado...Pomares século XXI. Capichi?
De Toino da Machôa a 2 de Novembro de 2009 às 18:30
Boa noite sr. rouxinol e boa noite senhoras e senhores pomarenses. Ainda tenho andado por aqui com as minhas maleitas da queda que dei há algum tempo atrás, e estes ultimos dias tive de estar em tratamentos e só hoje é que aqui vim ver o que se anda a passar por aqui que é o mesmo que dizer em Pomares. Cumprimenwto daqui da Machôa o sr. rouxinol que é menbro de direito da assembleia de freguesia e que nós que votámos nele esperamos e sabemos que fará o seu melhor, inteligência não lhe falta e a diferença já está bem á mostra. É uma pobreza de espírito aquela gente, pior do que o meu compadre Zé Sanguessuga que ainda comia de uma malga toda esbucelada e bebia por um púcaro de resina e para ele nem garfo precisava bastava uma colher e pronto lá vai disto e guardanapo também não conhecia a manda de camisa servia para todo esse serviço. É como muita gente quer pomares, que não ande para a frente e uma toalha e um ramo de flores é coisa pra a gente fina. O meu compadre Zacarias Anastácio que lá esteve diz que até se fartou de rir que ao principio estavam lá no escritório e nem sabiam o que fazer e qaundo começaram ver gente que não era costume lá se decidiram a ir para cima e o melhor foi aquela esperteza saloia de por o voto a mais de lado, mesmo á frente do Presidente da Cãmara que deve ter ficado orgulhoso de ter gente assim nas suas ostes. Até o meu canito Zeca Diabo se fartou de rir.
Daqui da Machôa, boa noite a todos
Toino da Machôa
De Antena Pomarense a 4 de Novembro de 2009 às 00:02
Boa noite. Até nestes actos é bem visivel a falta de preparação a quem está entregue o poder. Vejam os jornais, a televisão e reparem se viram alguma coisa tão fraquinha como em Pomares. Nos outros lados há a solenidade que o acto merece, por respeito ao povo, á oposição, aos convidados e entidades presentes. Em Pomares é assim, cada vez mais fraco de tudo. É uma pena.
De OBSERVADOR ATENTO a 4 de Novembro de 2009 às 07:56
TEMOS PENA!!!
Mas o povo escolheu...pode ser que nestes 4 anos a maioria se arrependa naquilo que votou...afinal conto com o Rouxinol, na oposição para dar do seu melhor...
Daqui a poucos dias se saberá novidades!...

Comentar post

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 36 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Que pena pintarem as casas de branco!Eram tão lind...
Adorei o teu comentário! Não tenho mais palavras! ...
Não é preciso dizer mais nada... como sempre o ami...
Foi com gosto que apreciei esta festa de Carnaval...
Não lhe sei responder...Sei que têm vendido alguma...
A Quinta da Marqueza encontra-se para venda ?
Que catastrófe as imagens dão arrepios.bjshttp//bl...
Impressionante! Ainda bem que nada lhes aconteceu.
Parabéns à Junta de Freguesia de Pomares, por as m...
A familia de minha Mãe de apelido Silva Campos é d...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.