Domingo, 1 de Novembro de 2009

As Castanhas a Assar e a Fumaça Vai no Ar...

 

Organizado pela vetusta Sociedade de Melhoramentos de Pomares, e no campo desta Sociedade, junto à nossa ribeira, teve ontem lugar um magusto para os Pomarenses e amigos, realização que já vem sendo habitual nesta altura do ano. É um magusto à maneira antiga, com as castanhas a assar no chão sob a caruma a arder, e é sobretudo uma forma de convívio e de aproximação entre Pomarenses  e amigos, fazendo juz á tradição que esta Sociedade tem no desenvolvimento de Pomares e  no bem estar dos Pomarenses.

 

 

Cá estão elas...as castanhas, claro...enquanto os convivas aguardavam que se assassem iam provando as várias jeropigas que foram aparecendo...

 

 

Extinguido o lume, há que recolher as castanhas, e, curioso que esse trabalho recaiu sobre as senhoras. Um grande obrigado para elas, pelo trabalho e pela dedicação!

 

 

 

Quentinhas e boas...

 

 

Para que as castanhas aparecessem assadas, foi preciso algum trabalho, e esse trabalho deve-se sobretudo a estas duas senhoras, às quais se lhe reconhece a dedicação à causa da Sociedade, D. Glória e D. Isilda.

 

 

Um aspecto da mesa, e é com orgulho que vejo que lá estavam alguns rostos que sempre estiveram com a Sociedade  de Melhoramentos em todos os seus momentos, melhores e piores. Para aqueles que estão sempre presentes por Pomares, deixo aqui publicamente o meu apreço. 

 

 

Mais um aspecto do convívio...

 

 

Outro "ângulo" da mesa...

 

 

Não faltou o tacho com torresmos...

 

...nem o tradicional caldo verde.

Para o ano traz outro amigo também...

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 14:37
link do post | comentar | favorito
6 comentários:
De bcmantunes a 1 de Novembro de 2009
Ora viva, amigo António Manuel,
Os meus cordiais cumprimentos.
Belas castanhas! Pelo processo tradicional têm outro sabor. Menos limpas, é certo!
Dito que foi; que o magusto organizado pela Direcção da vestuta Sociedade de Melhoramentos de Pomares, foi um bom convívio. Não tenho dúvida. A glória e a Isilda, são sempre muito empenhadas. Com elas ao leme, o barco teria que chegar a bom porto! Para que tudo corresse melhor o S. Pedro colaborou.
Felicidades, que para o ano se repita. Saúde para fazerem a SMP prosperar.
Caríssimo, António,
Saudações cordiais,
Um abraço,
Belchior Madeira Antunes
De Anónimo a 1 de Novembro de 2009
Amantes do prazer gastronómico. www.restaurantesarganil.blogspot.com
De Antónia a 1 de Novembro de 2009
Agradeço à Direcção da CMP o convívio, que mais uma vez organizaram para todos nós. Lamento sempre que as pessoas não correspondam como deviam, pois estas coisas como nós sabemos dão muito trabalho, e é frustrante ver que as pessoas não correspondem ao apelo da CMP. Até era de borla. O meu muito obrigado para todos eles.
De castanha crua a 2 de Novembro de 2009
oh d. antónia eo que é que a senhora fez para isso? O mesmo de sempre nada. Sera que quer dizer SMP em lugar do CMP? Não aprendeu a lição...
De Antónia a 2 de Novembro de 2009
Castanha crua, não conheço, a não ser as propriamente ditas, por isso não respondo como seria vontade minha, e como o seu comentário é de ataque, ficamos por aqui. Quanto ao meu erro em chamar Comissão à Sociedade de Melhoramento de Pomares, apercebi-me disso quando já tinha enviado o comentário, apresento as minhas desculpas à SMP da qual sou sócia, assim como o meu marido e filho, e estivemos presentes como o fazemos muitas vezes. Gostaria muito que se identificasse, para se possível lhe explicar pessoalmente, a razão do meu comentário. Pergunta-me se aprendi a lição? Não sei a que se refere, nem sequer frequento os cursos das novas oportunidades...
De Tuareg a 3 de Novembro de 2009
É por causa destas "castanhas cruas" que Pomares está no nível em que está. Sempre a atacar em todas as frentes. De positivo, nada. Vêem-se terras pequenas como Pomares, em que as pessoas são unidas e fazem coisas em conjunto pelas suas terras, aliás temos exemplos disso em algumas povoações da freguesia. Em Pomares não, as pessoas são especialistas em dizer mal de tudo o que se faz e atacar as pessoas, sobretudo se não são de Pomares (e que até têm outros conhecimentos, como é o caso da Antónia). Se está mal feito, apresentem uma alternativa, não ataquem em vão. Mas não, é só pelo gosto de contrariar, sem perceberem que todos saem beneficiados com estas manifestações. Para eles, o que está correcto é não se fazer nada, não progredir, continuar parado no tempo, à boa maneira salazarista do "orgulhosamente sós". Os outros fazem? O que é que isso nos importa? Eles evoluem? Mas isso a nós não nos importa!
Viu-se no resultado das recentes eleições. Premiou-se quem pouco ou nada fez durante 4 anos e mesmo com uma alternativa válida, preferiram a continuidade. Para as "castanhas cruas" é como diz o Toino da Machoa, o que está certo é beber pelo púcaro da resina e comer com uma colher. Tudo isto só demonstra o estado de ignorância em que a maioria dos pomarenses ainda vive! E tenho muita pena disso!

Comentar post

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 36 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Que pena pintarem as casas de branco!Eram tão lind...
Adorei o teu comentário! Não tenho mais palavras! ...
Não é preciso dizer mais nada... como sempre o ami...
Foi com gosto que apreciei esta festa de Carnaval...
Não lhe sei responder...Sei que têm vendido alguma...
A Quinta da Marqueza encontra-se para venda ?
Que catastrófe as imagens dão arrepios.bjshttp//bl...
Impressionante! Ainda bem que nada lhes aconteceu.
Parabéns à Junta de Freguesia de Pomares, por as m...
A familia de minha Mãe de apelido Silva Campos é d...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.