Segunda-feira, 30 de Novembro de 2009

Clube Recrativo do Feijó - Barril de Alva

 

 

Ontem atravessei novamente a Ponte , especialmente para ir ter com as minhas raízes. Sim, porque eu também tenho raízes no Sobral Gordo, e a actuação do Grupo Etnográfico Raízes de Sobral Gordo é um apelo que nos toca o coração e ao qual não podemos ficar indiferentes. Se no Sábado lá estive para ver os amigos do Barril de Alva e especialmente a actuação do Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva, ontem, Domingo, fui lá propositadamente  para ver a actuação do Grupo Raízes de Sobral Gordo, liderado pela amiga Odete Francisco. E uma coisa vos posso garantir: nunca ficamos desiludidos. São imagens dessa actuação que aqui vos mostro; mas também não poderei deixar de fazer uma referência ao Rancho Folclórico Ribeiras de Celavisa, o grupo residente da Casa da Comarca de Arganil, casa que como é do conhecimento geral sofreu há pouco tempo o infortúnio de ter um incêndio dentro de portas que lhe causou avultados prejuízos. Já o referi ontem, mas nunca é demais lembrar que a Filarmónica Barrilense actuou novamente no Pavilhão do Clube Recreativo do Feijó, completamente cheio. É com orgulho que vejo que as várias comunidades do concelho de Arganil têm intercâmbios, organizam-se e divulgam   os nossos costumes e produtos na zona onde residem.

 

  

 O Grupo Raízes de Sobral Gordo em palco.

 

 

O Grupo Raízes de Sobral Gordo em actuação.

 

 

Uma casa cheia na actuação do Grupo Raízes de Sobral Gordo.

 

 

Um pequeno apontamento com esta imagem da actuação do Rancho Folclórico Ribeiras de Celavisa.

 

 

 

Uma pequena nota também para a actuação de ontem, Domingo, da Filarmónica Barrilense coma a casa cheia. 

 

 

 

Uma espreitadela novamente à mostra de artesanato e cá está o Sr. José da Silva Lucas, trabalhando as folhas de jornal que irão dar vida a estes objectos e cestos curiosos. 

 

 

Não pude deixar de dar uma espreitadela à banca do Soito da Ruiva e...aqueles coscorões...uhau...nhame...nhame...nhame...deliciosos e únicos; e claro dois dedos de conversa com estes amigos e conterrâneos.

 

 

 

A banca do Sobral Gordo estava assim, muita gente e o grupo reunido junto dela.

 

 

Dois dos produtos, dentre outros, que o Grupo Etnográfico Ráizes de Sobral Gordo comercializa na sua banca, o mel e o azeite com proveniência lá da terra. Estes dois produtos foram-me gentilmente oferecidos pelo Grupo, um gesto simpático que demonstra o carinho com que sou tratado por esta gente bonita e empenhada.

Obrigado a todos e o Barril de Alva está de parabéns porque congrega à volta da sua sociedade regionalista todos os barrilenses. Aqui deixo um abraço para o Barril de Alva. 

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 02:23
link do post | comentar | favorito
10 comentários:
De bcmantunes a 30 de Novembro de 2009 às 10:34
Ora viva, amigo António Manuel, os meus cordiais cumprimentos.

Ao Abrir a janela de Pomares, foi isto! Fiquei boquiaberto... Com pena minha, não entrou nenhuma daquelas apetitosas filhós!

Baril, Baril, Baril!

Penso que todos os Arganilenses devem sentir orgulho, e estarão gratos, a «esta gente» por nos proporcionarem imagens e momentos de gostosa apreciação, relativas à «nossa região», pela forma como sabem divulgar o nome das nossas terras.
Ao amigo António Manuel Silva, e a toda a GENTE que se esforça para manter os nomes da nossas terras na margem Sul do Tejo, desde Cacilhas a Setúbal, como nos tempos, da minha juventude, em que havia festas, organizadas pelas associações regionalistas, na mata do Laranjeiro. Os tempos mudaram, os locais também. O espírito mantém-se.
Tudo o que eu poderia dizer, está estampado nas belas imagens, que o António nos proporcionou.
Muito Obrigado... Um Xi Coração Regionalista.
Belchior Madeira Antunes
De andorinha de pomares a 30 de Novembro de 2009 às 14:40
Sr. Rouxinol:

Este blog já está a ficar muito foleiro!!!
Esta andorinha já não esvoaça por ti!
De Odete a 30 de Novembro de 2009 às 16:45
Obrigado, amigo Rouxinol, por mais uma vez estar presente na nossa actuação e fazer eco da mesma. Para nós é muito gratificante ver o nosso empenho reconhecido por toda a gente, muito especialmente pela gente da nossa terra, da nossa Freguesia e do nosso Concelho. Foi um fim de semana cultural e gastronómico fantástico.
Quero também aqui deixar os parabéns a todos os intervenientes desta iniciativa(Barril de Alva) e a todos que dela participaram. Um abraço muito amigo ao Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva, parabéns, pela sua actuação e bela sua belíssima banca de venda.
Parabéns a todos.!
Da nossa parte um abraço do tamanho do mundo a todos que nos aplaudem, nos estimam e nos dão força e coragem para seguir sempre em frente.
Obrigado!
Odete Francisco.
G.E.R.Sobral Gordo
De O Serrano a 30 de Novembro de 2009 às 16:59
Boa tarde amigo Rouxinol, é com bons olhos que vimos que o senhor continua na sua tarefa de divulgar a nossa região acompanhando o movimento regionalista que sempre vai mexendo pela grande Lisboa, nomeadamente na margem sul onde se fixaram a maior parte dos oriundos das nossas terras. Um abraço e continue.
De Toino da Machôa a 30 de Novembro de 2009 às 19:22
Boa noite sr. rouxinol e boa noite a todos os pomarenses. Sr. rouxinol eu admiro a sua força em acreditar nas pessoas e em ajudar o regionalismo cá da freguesia, mas à bocado estava a conversar com a minha Felismina e ela é de opinião que o sr. rouxinol se esfalfa atrás destes grupos e destas comissões de melhoramentos e viu-se que nas eleições que eles nem um bocadinho o ajudaram pelo que se viu. É que eu quando ando a pastar o gado tenho muito tempo para pensar e um homem que pensa sempre acerta, como dizia o meu falecido compadre Valentim dos Gorgulhos que era ali pró lados de S. Romão, habituado ao gado também.
Daqui da Machôa, por hoje é tudo que já se vai tarde e ainda tenho que ir buscar uns gravetos para a fogueira que hoje o tempo por aqui não está meigo.
Toino da Machôa
De Teresa Neves a 1 de Dezembro de 2009 às 11:47
Caro Sr. Toino da Machoa!
Acho que o Sr. anda um pouco equivocado com a função das Comissões de Melhoramentos e dos Grupos Culturais da Freguesia de Pomares. Em primeiro lugar as Comissões de Melhoramentos não tem ideologia politica nem devem proteger qualquer uma em particular. Todos são seus parceiros e amigos, independentemente da sua cor. Para além disso, parece-me que o Sr. também não conhece a realidade actual das Comissões de Melhoramentos da Freguesia de Pomares, todos os seus elementos não são residentes em Pomares, não tendo assim direito de votar nessa freguesia. Trabalhamos por "carolice", por amor à nossa terra e para não a deixar morrer, às vezes esquecendo freguesia onde residimos, onde passamos a maior parte do ano e a nossa vida particular sai bastante prejudicada.
No que respeita aos grupos culturais, eles trabalham para a divulgação da sua região, das suas tradições e da sua cultura.
Não lhe permito a si nem a ninguém que tenha este tipo de comentários (sem a minha resposta) sobre as Comissões de Melhoramentos e Grupos Culturais da Freguesia de Pomares, a quem todos devem o maximo respeito pelo seu trabalho pelo desenvolvimento da SUA freguesia.
Por outro lado, Sr. Toino da Machoa, não precisa de fazer este tipo de alertas ao amigo Rouxinol. Ele é uma pessoa bastante inteligente e conhecia todos os aspectos que menciono em cima. Ele sabia que o facto de apoiar as Comissões de Melhoramentos e os grupos culturais da freguesia de Pomares não influenciaria, de modo significativo, o numero de votos em seu favor nas eleições.
Da minha parte, como o faço pessoalmente, agradeço todo o apoio do amigo Rouxinol em relação ao Soito da Ruiva, tem sido sem duvida um grande amigo e o seu blog um dos principais meios de divulgação da nossa terra, por isso lhe estamos muito gratos. Aproveito esta oportunidade para enviar, ao amigo Rouxinol, um pedido de desculpas pela falta de atenção que lhe dedicamos quando nos visita, pois são sempre alturas de muito trabalho, que não nos permitem dar atenção a quem tanto merece. De qualquer forma jamais o esqueceremos como amigo!
De Lina a 1 de Dezembro de 2009 às 18:12
É sem dúvida, interessante vêr a divulgação que estes grupos fazem da nossa região.
Como vem sendo habitual também tu lá estás para ajudar nessa divulgação.
É bom vêr e seria um exemplo a seguir, como as pessoas "querendo", se organizam e" fazem algo".
Muito bonitos são os seus trajes e acessórios; as cestas com broas, filhózes, etc.
O artesanato apresentado com a reciclagem de jornal também é muito interessante. Já conhecia e também o faço.
Já agora aproveito para deixar a mensagem a quem goste de apreciar artesanato, que no site: Http://panoscomartelina.blogspot.com, encontra trabalhos também oriundos de uma pomarense.

De Salmantina a 1 de Dezembro de 2009 às 19:50
Ola,costumo passar e nao comento,mas hoje là vai...

Entao o sr rouxinol esteve no feijo..Eu sou do laranjeiro(freguesia ao lado) ,mas actualmente vivo em espanha.Gostei de ver o feijò aqui retratado,gostei de ver as bancas com os produtos regionais,hummm..

E jà agora falando em laranjeiro e vendo tambem placas do barril do alva,concerteza que o sr rouxinol sabe que a linda cantora Micaela tem as suas raizes no barril do alva e vive no laranjeiro.Tenho o prazer de conhece-la pessoalmente,bem como os seus pais.Gente boa,e claro...Tinham que ser do barril!

Cumprimentos desde Espanha
De Odete a 1 de Dezembro de 2009 às 22:05
Em meu nome pessoal, em nome da Comissão de Melhoramentos de Sobral Gordo e em nome do Grupo Etnográfico Raízes de Sobral Gordo, sublinho na integra, sem alterar uma virgula o comentário da Teresa Neves de Soito da Ruiva, em resposta ao Sr. Toino da Machôa.
Ao amigo Rouxinol, mais uma vez, o nosso abraço de amizade, estima e profundo reconhecimento, por todo o carinho e consideração que sempre nos transmitiu.
De Toino da Machôa a 2 de Dezembro de 2009 às 21:15
Boa noite sr. rouxino e boa noite a todos os pomarenses. Boa noite também á D. Teresa Neves e á D. Odete. Eu cá hoje vim mais tarde, até estava para não vir ao blog hoje porque tinha que fazer ali na lija da lenha, mas a minha felismina veio atentar-me a dizer que tinha para aqui umas respostas e eu até disse para o meu canito Zeca Diabo, é lá, deixai-me ir lá ver o que se passa que eu sou homem de não ficar em cuidados. Óh minhas senhoras, longe de mim querer ofender-vos ou tirara-vos do vosso confortável banquinho, aquilo que eu disse foi só o que a minha Felismina ouve por lá no adro quando ao domingo vai á missa e a voz do povo é sempre a voz do povo. Eu não disse mal nenhum nem quero mal a ninguém, só disse que algumas pessoas pensam assim, se calhar estã a pensar mal, mas que se ha-de fazer. Ainda bem que tem o sr. rouxinol em boa conta, é que ele é uma pessoa amiga do seu amigo e pode-se sempre contar com ele, já o falecido pai era assim, deus o tenha em descanso. Deixai-me lá ir até á loja da lenha e daqui da Machôa boa noite a todos e até amanhã e pra as senhoras boa noite também e desculpem se as ofendi.
Toino da Machôa

Comentar post

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 36 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.Visitas

conter12

.últ. comentários

Que pena pintarem as casas de branco!Eram tão lind...
Adorei o teu comentário! Não tenho mais palavras! ...
Não é preciso dizer mais nada... como sempre o ami...
Foi com gosto que apreciei esta festa de Carnaval...
Não lhe sei responder...Sei que têm vendido alguma...
A Quinta da Marqueza encontra-se para venda ?
Que catastrófe as imagens dão arrepios.bjshttp//bl...
Impressionante! Ainda bem que nada lhes aconteceu.
Parabéns à Junta de Freguesia de Pomares, por as m...
A familia de minha Mãe de apelido Silva Campos é d...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.