Segunda-feira, 30 de Novembro de 2009

Clube Recrativo do Feijó - Barril de Alva

 

 

Ontem atravessei novamente a Ponte , especialmente para ir ter com as minhas raízes. Sim, porque eu também tenho raízes no Sobral Gordo, e a actuação do Grupo Etnográfico Raízes de Sobral Gordo é um apelo que nos toca o coração e ao qual não podemos ficar indiferentes. Se no Sábado lá estive para ver os amigos do Barril de Alva e especialmente a actuação do Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva, ontem, Domingo, fui lá propositadamente  para ver a actuação do Grupo Raízes de Sobral Gordo, liderado pela amiga Odete Francisco. E uma coisa vos posso garantir: nunca ficamos desiludidos. São imagens dessa actuação que aqui vos mostro; mas também não poderei deixar de fazer uma referência ao Rancho Folclórico Ribeiras de Celavisa, o grupo residente da Casa da Comarca de Arganil, casa que como é do conhecimento geral sofreu há pouco tempo o infortúnio de ter um incêndio dentro de portas que lhe causou avultados prejuízos. Já o referi ontem, mas nunca é demais lembrar que a Filarmónica Barrilense actuou novamente no Pavilhão do Clube Recreativo do Feijó, completamente cheio. É com orgulho que vejo que as várias comunidades do concelho de Arganil têm intercâmbios, organizam-se e divulgam   os nossos costumes e produtos na zona onde residem.

 

  

 O Grupo Raízes de Sobral Gordo em palco.

 

 

O Grupo Raízes de Sobral Gordo em actuação.

 

 

Uma casa cheia na actuação do Grupo Raízes de Sobral Gordo.

 

 

Um pequeno apontamento com esta imagem da actuação do Rancho Folclórico Ribeiras de Celavisa.

 

 

 

Uma pequena nota também para a actuação de ontem, Domingo, da Filarmónica Barrilense coma a casa cheia. 

 

 

 

Uma espreitadela novamente à mostra de artesanato e cá está o Sr. José da Silva Lucas, trabalhando as folhas de jornal que irão dar vida a estes objectos e cestos curiosos. 

 

 

Não pude deixar de dar uma espreitadela à banca do Soito da Ruiva e...aqueles coscorões...uhau...nhame...nhame...nhame...deliciosos e únicos; e claro dois dedos de conversa com estes amigos e conterrâneos.

 

 

 

A banca do Sobral Gordo estava assim, muita gente e o grupo reunido junto dela.

 

 

Dois dos produtos, dentre outros, que o Grupo Etnográfico Ráizes de Sobral Gordo comercializa na sua banca, o mel e o azeite com proveniência lá da terra. Estes dois produtos foram-me gentilmente oferecidos pelo Grupo, um gesto simpático que demonstra o carinho com que sou tratado por esta gente bonita e empenhada.

Obrigado a todos e o Barril de Alva está de parabéns porque congrega à volta da sua sociedade regionalista todos os barrilenses. Aqui deixo um abraço para o Barril de Alva. 

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 02:23
link do post | favorito
De Toino da Machôa a 2 de Dezembro de 2009
Boa noite sr. rouxino e boa noite a todos os pomarenses. Boa noite também á D. Teresa Neves e á D. Odete. Eu cá hoje vim mais tarde, até estava para não vir ao blog hoje porque tinha que fazer ali na lija da lenha, mas a minha felismina veio atentar-me a dizer que tinha para aqui umas respostas e eu até disse para o meu canito Zeca Diabo, é lá, deixai-me ir lá ver o que se passa que eu sou homem de não ficar em cuidados. Óh minhas senhoras, longe de mim querer ofender-vos ou tirara-vos do vosso confortável banquinho, aquilo que eu disse foi só o que a minha Felismina ouve por lá no adro quando ao domingo vai á missa e a voz do povo é sempre a voz do povo. Eu não disse mal nenhum nem quero mal a ninguém, só disse que algumas pessoas pensam assim, se calhar estã a pensar mal, mas que se ha-de fazer. Ainda bem que tem o sr. rouxinol em boa conta, é que ele é uma pessoa amiga do seu amigo e pode-se sempre contar com ele, já o falecido pai era assim, deus o tenha em descanso. Deixai-me lá ir até á loja da lenha e daqui da Machôa boa noite a todos e até amanhã e pra as senhoras boa noite também e desculpem se as ofendi.
Toino da Machôa
Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 39 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Boa tarde, estou a tentar obter mais informação da...
Boa tarde, estou a tentar obter mais informação da...
Boa tarde, estou a tentar obter mais informação da...
Caro amigo!Quero agradecer o senhor por me ter env...
Bom dia meu Caro, cujo nome não colocou,O meu fale...
Obrigado caríssimo amigo.Um grande abraçoJá enviei...
Olá Afonso !!!Esse número que você passou tem what...
Caro Joaquim Pereira Matos, bom ano!Há muito que t...
Boa noite gostava entrer em contacto com à Senhora...
Caro amigo Rouxinol!Sou de Barcelos, e pergunto-lh...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.