Terça-feira, 1 de Dezembro de 2009

Restauração da Indepêndencia.

 

1 de Dezembro de 1640. 

No 1º dia de Dezembro, comemora-se a Restauração da Independência de Portugal em relação a Espanha. E este é o monumento aos Restauradores, na Praça do mesmo nome, em Lisboa.

 

O Duque de Bragança tornar-se-ia D. João IV Rei de Portugal, dando inicio à dinastia da Casa de Bragança.

Para ver mais clique aqui.

 

Pergunto-me como seria este dia de 1640 em Pomares, ou melhor em Avô, já que Pomares, na altura, dependia de Avô. Seguramente já ninguém se lembra, e também é muito provável que não existam registos sobre o facto, se é que alguma vez existiram, mas Brás Garcia de Mascarenhas, que nasceu em Avô, participou nessas lutas pela independência.

Uma coisa é certa, a História seria diferente, e de certeza que não teríamos o Brasil e muitos outros países a falar a língua de Camões, a nossa língua, o Português.

 

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 02:10
link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De Kontramão a 2 de Dezembro de 2009 às 18:32
Está visto! Tanto patriota, tanto regionalista, tanto paleio a dizer viva Portugal e comentários nada sobre a independencia. Desde que comem maçãs espanholas, batatas espanholas, feijão espanhol que se lixe isto tudo o que interessa é o feriado, que bom estar de barriga ao sol e a receber o subsídio de inserção social, sem fazer ponta de corno. Hão-de xupar isto até afundar de vez este país. A corrupção começa com os pequenos com aqueles que começam por aceitar uma gorja e depois habituam-se ao cheiro podre do dinheiro e vendem-se nem que seja por uma bejeca na tasca que estiver mais à mão. A malta mais velha quer um médico à porta a todas as horas, os mais novos não dão um passo porque é muito esforço. Tem bens e terrenos e atestados de pobreza e reformam-se cedo porque lhes deu uma dor num cabelo. Assim é que está bem e meia duzia a trabalhar para o resto do pagode. É até f....isto tudo.
De bcmantunes a 2 de Dezembro de 2009 às 23:03
Ora viva, amigo António Manuel, os meus cordiais cumprimentos.
Qualquer historiador faria um comentário de se lhe tirar o chapéu. Nada do que se diga muda a história. A história está feita. Em 1640 conquistava-se um bocado de terra e ficava-se orgulhoso. Hoje pensa-se em conquistar o espaço. Ainda andamos a descobrir... Como será daqui a mil anos?
República democrática, ou Monarquia?
Caríssimo António,
saudações cordiais.
Belchior Madeira Antunes
De jmma a 30 de Janeiro de 2015 às 12:41
Sim, existem registos históricos da participação de Brás Garcia Mascarenhas nas guerras da restauração, veja esta, p.ex. que está em arquivo na torre do tombo (em que o Rei agradece a BGM a sua valorosa participação no ataque à praça forte San Felices los Gallegos, perto de Ciudad Rodrigo: Transcrição da carta DE D. JOÃO IV AGRADECENDO A BRÁS O ZELO E VALOR COM QUe SE HOUVE NA TOMADA DE S. FELICE DE LOS GALLEGOS
(13 setembro 1647)
Bras Garcia Mascarenhas. Eu el Rei uos enuio muito saudar. O Gouernador das armas Dom Rodrigo de Castro me significou o zelo e ualor com que procedestes na ocasião da entrepresa da praça de S. Felices de los Galhegos e pareceome agradeceruolo como por esta carta o faço e dizeruos que o seruiço que nesta ocasião me fizestes me hade ser sempre presente para uos fazer a honra e merçe que ouuer lugar. Escrita em Lisboa a i3 de setembro de 16./7.
Rey
(T.T. — Secretaria do Conselho de Guerra, I. xii, fl. 11). in VASCONCELOS, António de; Brás Garcia Mascarenhas-estudo ded investigação histórica, coimbra, Imprensa da Universidade, 1921?
De rouxinoldepomares a 30 de Janeiro de 2015 às 22:25
Caro/a jmma, obrigado pelo seu esclarecedor comentário que veio enriquecer este post, que escrito há algum tempo,está sempre actual por se tratar da nossa Pátria e da nossa História. Obrigado e volte sempre. Abraço.
António Manuel Silva

Comentar post

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 36 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.Visitas

conter12

.últ. comentários

Que pena pintarem as casas de branco!Eram tão lind...
Adorei o teu comentário! Não tenho mais palavras! ...
Não é preciso dizer mais nada... como sempre o ami...
Foi com gosto que apreciei esta festa de Carnaval...
Não lhe sei responder...Sei que têm vendido alguma...
A Quinta da Marqueza encontra-se para venda ?
Que catastrófe as imagens dão arrepios.bjshttp//bl...
Impressionante! Ainda bem que nada lhes aconteceu.
Parabéns à Junta de Freguesia de Pomares, por as m...
A familia de minha Mãe de apelido Silva Campos é d...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.