Quarta-feira, 23 de Dezembro de 2009

Há Sempre uma 1ª Vez...O Primeiro Acto!

 

Começo por referir uma mensagem amiga que me foi enviada para o meu telemóvel e dizia assim:

- Felicidades para o primeiro acto como autarca pomarense.

 

Como referi, no dia 19 deste mês realizou-se a Assembleia de Freguesia de Pomares, constituída pelos novos membros eleitos em Outubro. E, de facto, foi a primeira Assembleia de Freguesia de que fiz parte como membro. É uma Assembleia na qual me encontro em minoria absoluta, mas verifico com algum orgulho que a força das minhas palavras tem vindo a contribuir para algumas mudanças para melhor. Depois daquele acto de posse, algo atabalhoado, pobre e sem brilho, esta Assembleia já teve lugar no salão, e a Mesa da Assembleia já estava provida de uma toalha, a arca frigorífica foi retirada do salão, o que significa que as palavras e as criticas que aqui são tecidas nesta minha tribuna, que é o meu blog, são afinal construtivas. Também tive o cuidado de o referir para a Assembleia. É evidente que estando em minoria e estando atento a alguns sinais, será difícil fazer aprovar propostas minhas, há sinais evidentes de "chumbar"  tudo o que venha da minha parte. Mas eu continuarei a fazer o trabalho que acredito ser o melhor para a nossa terra e para o qual fui mandatado pelos Pomarenses. Sabemos que a ordem de trabalhos foi precedida de um período de intervenção do público e de um período de antes da ordem do dia, mas não é a mesma coisa que constar na Ordem de Trabalhos um determinado ponto. A diferença é simples e grande; Se constar da OT pode ser votado pela Assembleia se não constar não pode, para a Mesa foi a mesma coisa e a minha proposta de alteração foi chumbada. Pelo contrário eu aprovei assuntos que não constavam da OT e para se alterar a OT é preciso unanimidade. São diferenças que vou anotando...

Sobre a OT,  em alguns pontos votei abstendo-me, com declaração de voto escrita, como foi o caso do Regimento, e outros pontos votei contra, por entender não reflectirem a realidade como foi o caso do Orçamento, devido a algumas verbas ali consignadas, terem ficado mal esclarecidas, e com alguma contradição; quando da parte da manhâ consultei documentos em que me foi dito uma coisa e na Assembleia foi  dito outra. São assuntos que voltarei a esclarecer até não ter dúvidas.

Para melhor compreensão, atempadamente e antes de conhecer a data da Assembleia, solicitei ao Sr. Presidente da Assmbleia de Freguesia cópia do Regimento em vigor, para me preparar como é meu timbre, dado que já era passado um mês da tomada de posse. Posteriormente e com a convocatória foi-me fornecido vária documentação de acordo com a OT. Sobre esta documentação solicitei posteriormente ao Sr. Presidente da Assembleia que me fosse facultada a consulta de documentação para poder votar em consciência.     

No final da Assembleia, dizia-me um amigo que, "agora já se nota que há novamente oposição em Pomares". Considerei isso um elogio e fiquei satisfeito por ver reconhecido o meu papel. Uma coisa é certa, as Assembleias mudaram de local por força da participação das pessoas, é um dado novo em Pomares este acto de cidadania, o que me deixa com esperança que políticamente Pomares nunca mais é o mesmo.

Registo também com agrado que o Senhor Presidente da Assembleia no dia seguinte me abordou e me pediu a colaboração para alterações ao Regimento. A livre discussão conduz à adopção de melhores soluções.

 

 Sei que é um "post" longo, mas está o mais sintético possível e muita coisa ficou por dizer...as minhas desculpas por isso, e o meu agradecimento pelo tempo que me dedicam.

Obrigado.

 

 

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 00:50
link do post | comentar | favorito
8 comentários:
De Anónimo a 23 de Dezembro de 2009 às 09:20
Força António.

Outra coisa não seria de esperar de si. Nós que acreditámos no projecto do PS sentimo-nos orgulhosos por teros pessoas como o António a defenderem o melhor para as suas terras.

Abraço amigo e votos de Feliz Natal para todos os Pomarensens e leitores do Rouxinol.
De pomarense a 23 de Dezembro de 2009 às 09:52
Antes de mais quero desejar um SANTO E FELIZ NATAL para todos os visitantes deste blog, em especial para o ROUXINOL E TODA A FAMILIA. Dar-lhe os parabens pelo trabalho desenvolvido em prol da nossa freguesia e certa que as suas ideias irao continuar a ser aproveitadas para beneficio de todos.
De Anónimo a 23 de Dezembro de 2009 às 15:24
Muito bem. É assim mesmo que se faz oposição. E eu sei do que falo. Tem todo o meu apoio e solidariedade. A oposição é tão ou mais importante que os Executivos, desde que seja bem exercida.
E é pena que muita gente não pense assim, a começar pelos orgãos de comunicação social. Mas, enfim, estamos num meio em que a tradição - no que tem de bom e de mau - ainda tem o seu peso.
Força, Amigo, pois é com gente como o senhor que o PS se vai impor no concelho. E é pena que agora tenha que renascer das cinzas em que o deixou o sr. Fróis, que não percebe nada disto.
A propósito, quando é que esse "cromo" deixa livre o grande Partido Socialista para que este se possa recompor!?
De MARIA DA CONCEIÇÃO CRUZ a 23 de Dezembro de 2009 às 22:31
Respeitando perfumadamente a sua opinião do senhor anónimo, mas não de todo concordo com ela.
Passo a explicar: eu que ainda não percebo muito de política, pois com 23 anos não se pode pedir muito, mas aquilo para o qual eu me tenho vindo a aperceber desde que comecei a entrar nessas paragem é o seguinte: o cromo que o senhor anónimo se refere, é aquele que tem dado a cara pelo partido socialista nos bons e no maus momentos, e ele que nas ultimas eleições percorreu centenas de quilómetros para conseguir que quase todas as freguesias do concelho de Arganil tivessem uma lista para concorrer, é ele que perde dias e dias de trabalho, para ir tentando criar a estabilidade que o partido precisa em Arganil.
Meu senhor se continuarmos a chamar cromos a estas pessoas, que ainda são daquelas que mais têm trabalhado pelo partido, nunca vamos conseguir vencer, como vamos conseguir criar a estabilidade que precisamos para ganhar, se cada um puxa a corda sua maneira e para onde lhe convêm..... como é????....não... não... isto não pode continuar a acontecer , têm que começar haver um principio onde as pessoas se podem enquadrar, um debate de ideias onde no final ate pode sair a solução para os problemas. Há que reflectir que a união faz a força, e sem união ....ups...chapéu não a nada para ninguém.
Da minha parte estarei aqui para o que der e vier, tornei-me militante do partido socialista porque acho que nunca somos demais, todos somos precisos. Não andamos nisto para concorrer uns contra os outros, mas sim para lutarmos por um só partido... viva o PS.
UM ABRAÇO PARA O SENHOR FRÓIS E FAMILIA, PARA O MIGUEL VENTURA FAMILIA..... UM FELIZ NATAL....PORQUÊ JUNTOS VAMOS CONSEGUIR.....
De rouxinoldepomares a 24 de Dezembro de 2009 às 00:44
Amigo Anónimo das 15:24, obrigado pelo seu apoio e solidariedade, mas não poderei concordar com o amigo quando chama "cromo" ao responsável actual do PS Arganil. Fico também muito satisfeito por ver a Maria da Conceição, uma jovem da minha equipa, vir em defesa do Dr. Eugénio Fróis focando aquilo que conhece dele; trabalho em nome do Partido Socialista.
Agora vou falar por mim, eu que até nem sou militante do PS, mas que aceitei o desafio de dar a cara por esse grande partido que é o PS, e curiosamente, para que isso acontecesse é porque sou amigo do Dr. Eugénio Frois desde os bancos da Escola Tecnica, foi ele o responsável por eu estar na política activa da minha freguesia e de um modo geral no nosso concelho, mas também posso afirmar que é com toda a honra que encabecei uma lista desse grande partido nacional que é o Partido Socialista. Sou um homem de esquerda, não da esquerda caviar, mas daquela que foi forjada por ver injustiças, por ver os esbirros levar gente presa por ter outras ideias, que viu caixões com jovens que morriam na guerra em nome de uma pátria que os prendia se ousassem dizer basta. Quanto ao Dr. Eugénio Fróis, pelo que tenho vindo a observar, é um homem que trabalha em nome do PS e o que é facto é que tem grangeado muitos amigos e militantes para o PS e isso é um facto, e contra factos não há argumentos. Este é o lado que conheço, o outro lado, como não sou militante não lhe sei responder.
António Manuel Silva
De Antena Pomarense a 23 de Dezembro de 2009 às 17:56
Quero saudar o amigo António por nos dar a conhecer o que se passa num orgão autárquico que até aqui nada se sabia. Acredito que Pomares nunca mais é o mesmo e acredito também que os Pomarenses vão perceber que o seu trabalho é de grande qualidade. Não se esperava outra coisa. Um grande abraço para si e para a familia com desejos de Bom Natal.
De Toino da Machôa a 23 de Dezembro de 2009 às 19:01
Boa noite sr. rouxinol e boa noite a todos os pomarenses. Senhor rouxinol, já ouvi dizer que o sr. esteve muito bem na primeira assembleia e também já ouvi dizer que eles o trataram nas palmas das mãos. senhor rouxinol olhe que a coisa traz agua no bico e quando a esmola é grande o santo desconfia. Sr. rouxinol é preciso que o povo saiba tudo o que se passa por lá e isso uma parte o senhor já conseguiu foi trazer gente a assistir de tal maneira que tiveram que ir lá para cima para o salão, essa é uma victória sua e ninguém lha tira, agora é preciso é continuar até que os sacos azuis acabem para benefício só de alguns e para a compra de votos, eu sei que o senhor rouxinol acaba por lá chegar. Eles estão lá de pedra e cal, mas ás vezes pode haver um vendaval que os arrede e lhes faça cair alguns muros de barro. Por falar em vendaval, isto é que está um tempo hã.
Daqui da Machôa bom natal a todos especialmente ao senhor rouxinol. E onde é que andará o meu compadre Xico da Lameira? Será que foi nalgum vendaval? Um bom natal para ele também o alma de deus nunca mais deu sinal de vida.
Daqui da Machôa, bom natal para todos e cuidado com o sal do bacalhau que faz menos mal do que alguma gente que a gente conhece. Cuidado com eles.
Toino da Machôa
De Anónimo a 23 de Dezembro de 2009 às 22:54
Boa noite sr. António
Obrigada pelas informações que nos dá, continue assim a bater o pé e a mostrar a sua sabedoria, é assim mesmo, ha certas pessoas que precisam de serem toda a vida ensinados e, pelo o que já me constou, o sr mostrou como se fazem as coisas seriamente, sem tabus e o preto no branco.
Um BOM NATAL para si e toda a sua família, assim como para todos os pomarenses.
Dulce Duarte

Comentar post

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 36 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Que pena pintarem as casas de branco!Eram tão lind...
Adorei o teu comentário! Não tenho mais palavras! ...
Não é preciso dizer mais nada... como sempre o ami...
Foi com gosto que apreciei esta festa de Carnaval...
Não lhe sei responder...Sei que têm vendido alguma...
A Quinta da Marqueza encontra-se para venda ?
Que catastrófe as imagens dão arrepios.bjshttp//bl...
Impressionante! Ainda bem que nada lhes aconteceu.
Parabéns à Junta de Freguesia de Pomares, por as m...
A familia de minha Mãe de apelido Silva Campos é d...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.