Domingo, 7 de Fevereiro de 2010

Às tantas...e se acertam num popó com gente?

 

Pomares está numa zona de transição geológica. De um lado o xisto,do outro o granito. Bem perto, podem observar-se imponentes maciços de rocha granítica que de vez em quando se desprendem, fruto de vários factores da natureza, e pela força da gravidade vêm parar cá abaixo. É a natureza em constante movimento, e tudo seria normal se não fosse a estrada que nos leva e traz a Pomares passar por baixo.

Não é novo, ciclicamente caiem pedras de grande porte cá em baixo e a situação agrava-se se houver condições climatéricas que favoreçam o seu desprendimento. Aliás não será necessário uma licenciatura em geologia para se ver que o seu equilíbrio é periclitante e mais cedo ou mais tarde, pelas fendas que apresentam, vem cá parar abaixo.

Segundo a parca informação que disponho, a JFP já providenciou a quem de direito a análise da situação. Espero que não se fiquem pela análise, que sejam céleres antes que aconteça alguma desgraça.

 

 

A zona mais perigosa da estrada de Avô no que concerne aos maciços graníticos...

 

 

...o ano passado, "acertou" aqui e fez um buraco no alcatrão, que teve de ser remendado...

 

 

...dá para perceber o perigo a que se está sujeito quando se circula nesta via...

 

 

Já este ano, no passado mês de Janeiro, um pedregulho desprendeu-se, rolou pela encosta e acabou por embater no muro que não o susteve, danificando-o e imobilizando-se mais abaixo, na margem da Ribeira.

Felizmente nunca causou danos a ninguém directamente...mas, e se...

 

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 01:30
link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De Toino da Machôa a 7 de Fevereiro de 2010
Boa noite sr. rouxinol e boa noite a todos os pomarenses. Bem visto sr. rouxinol eu aqui na minha Machôa, quando cai um penedo ali do outro lado da estrada de avô, até o coração me cai aos pés com o estrondo que aquilo faz. O meu canito Zeca Diabo não pára de ladrar. Da última vez que caiu um penedo dos maiores, até acordei sobressaltado, mas como ouvi silêncio logo a seguir e estou do outro lado sempre pensei que daquela vez ainda não bateu a desgraça á porta de ninguém. Eu sei como aquilo se arranjava depressa era se um carro que eu cá sei ficasse amolgado e quem lá fosse dentro ficasse todo borrado.
Daqui da Machôa, boa noite a todos e parece que o sr. rouxinol tem por lá uma roçadoira a mais para emprestar é que aqui na Machôa também á silvas até mais não mas não incomodam ninguém. Sr. rouxinol ele á cada coisa. Boa noite a todos que ainda tenho que ir atiçar o lume para a panela da sopa, que a minha Felismina não pára de me chamar.
Toino da Machôa
De Fio de Prumo a 7 de Fevereiro de 2010
Realmente é um perigo há muitos anos este ano os calhaus estão bravos a mim pode ser que me caia um mais leve em cima caixa de carga de preferencia já talhado até dava jeito para uns muros que ando a aprumar, o pior é se cai em cima de um carrito novo e o cola ao alcatrão.
De bcmantunes a 7 de Fevereiro de 2010
Boa noite, caro amigo António Manuel, cordiais cumprimentos.
Meu rico Testarossa! Isso era o menos. O pior era consertar o esqueleto... E se não tivesse conserto?
Como é que se previne esta situação? Os terrenos são de particulares. Colocar redes é uma solução. Para os casos mais periclitantes seria bom sensibilizar os proprietários dos terrenos. Não sei se isso se resolve com boas vontades. Até onde é que a Câmara pode intervir.
Caríssimo, António, foi um prazer. Continuação de boa noite.
Um abraço,
Belchior Madeira Antunes
De rouxinoldepomares a 7 de Fevereiro de 2010
Boa noite meu caro amigo Belchior. Na minha modesta opinião não me parece que haja problemas com os propeietários. Qual é o proprietário que quer arcar com as consequências de um penedo cair em cima de alguém? O que será mais complicado é a remoção dos pedregulhos e a consolidação dos terrenos porque isso tem custos...essa deve ser a parte pior. Julgo eu!
Uma santa noite é o que lhe desejo e vai um abraço.
AMS

Comentar post

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 36 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Comprei esta variedade nos Viveiros Valter.
Não deve ser fácil encontrar uma videira desta cas...
Ando à procura de um par de pés desta casta, mas n...
Também tenho uma de quando andava na v
Que pena pintarem as casas de branco!Eram tão lind...
Adorei o teu comentário! Não tenho mais palavras! ...
Não é preciso dizer mais nada... como sempre o ami...
Foi com gosto que apreciei esta festa de Carnaval...
Não lhe sei responder...Sei que têm vendido alguma...
A Quinta da Marqueza encontra-se para venda ?

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.