Soito da Ruiva, ontem, Domingo, passava já do meio-dia e o vento frio fazia adivinhar uma noite gélida, mas não impediu que se festejasse à "moda antiga" o Entrudo, com matança do porco como era usual em tempos idos.
Não conheço gente mais dedicada à sua terra de origem do que estes meus amigos do Soito da Ruiva. Com a sua simpatia, empenho, amor à terra, souberam granjear muitos amigos para o Soito da Ruiva, e isso salta à vista nos eventos que vão levando a cabo com muita imaginação e muito trabalho à mistura. De facto, nada se alcança sem trabalho e estes naturais e oriundos do Soito da Ruiva são a personalização do que acabo de dizer.
São um exemplo a seguir...Eu não tenho dúvidas...
Vou deixar-vos com algumas imagens que a minha objectiva captou ontem...
Na rua e à porta da loja do amigo Grácio onde se procedia ao corte das carnes...as tábuas estavam sobre a água que gelou e a precaver alguma escorregadela indesejada.
Para fazer peito e antes de almoço (cozido) nada como um sarrabulho com broa e um copo de tinto. Ajuda a preparar o estômago e é um belo antipirético a prevenir constipação ou maleita de frio.
Não era só eu a registar o momento...
Um aspecto da excelente amesendação a que já nos habituaram estes nossos amigos. As imagens falam por si. Incansáveis as "senhoras" que estão atrás de mim e que não aparecem na foto, foi graças a elas que este almoço foi possível.
Em terra de Rancho Folclórico não poderia faltar o momento musical, onde o fado serrano foi rei. A participação do Engº Eduardo Gonçalves, do Grupo de Cantares do Alva e Açor.
Também do mesmo Grupo e a Senhora que me perdoe mas não fixei o seu nome.
Em época carnavalesca não poderia deixar de haver o Entrudo...
As imagens são mais fortes que as palavras...um espectáculo...
Não faltou o pezinho de dança com os mascarados...
Para a foto...
E no final houve lanche ajantarado com torresmos, bifanas, caldo verde, bolos, sonhos e tal como antigamente quando se matava o porco guardava-se a língua, um pé e a calubra, a parte do pescoço com o courato, para oferta ao santo padroeiro, e assim aconteceu, São Lourenço ficou a ganhar. Nós também.
. VII Capítulo da Confraria...
. Mostra de Ensino Profissi...
. A Tailândia na ARPIMS de ...
. Sra Ministra da Saúde em ...
. 2º Grande Prémio de Atlet...
. Festa Socialista em Aveir...
. A Nossa Freguesia
. Barroja
. O Nosso Concelho
. A Nossa Região
. Amigos
. Ritual
. Impulsos
. O Açor
. Maria
. Links
Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.