Terça-feira, 2 de Março de 2010

Ribeira de Pomares IV

 

Com a chuva que tem caído este ano a Ribeira de Pomares apresenta um caudal superior aos outros anos nesta época. O açude do Poço da Cortada, com a sua queda de água que  ao misturar-se com o oxigénio se torna branca e cria um belo contraste com os campos verdes das suas margens.

Pela serra, os córregos e os ribeiros brotam água em abundância e até a barroca do Soito Cabido cai em abundância na zona que no verão será a praia fluvial de Pomares. Que bonito efeito seria tê-la assim no verão!...tecnicamente é possível...julgo eu!

 

 

Eis a barroca do Soito Cabido que normalmente não se faz sentir, porque a água é em muito menor quantidade e anda desviada deste seu curso natural.  

 

 

À entrada da curva onde começa a praia fluvial, até faz ondas, mas é relaxante ver a água por sinal limpa que corre loucamente para desaguar no Alva, na sua foz em Avô.

 

 

Nota: A esta hora o vento sopra com alguma força, assobiando e  fazendo estremecer as persianas. Lá fora as árvores dobram-se numa dança fantasmagórica. Até quando teremos luz electrica? O melhor é publicar o post já, senão|!...

 

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 01:46
link do post | comentar | favorito
5 comentários:
De pomarense a 2 de Março de 2010
Bom dia ROUXINOL!

Que bom ver estas fotografias logo pela manhã! Fazem-nos esquecer um pouco as desgraças que a propria natureza vai causando pelo Mundo. A nossa ribeira esta linda! Obrigada pelo teu trabalho, preocupçao e disponibildade. Ate breve se Deus quizer.

Um abraço
De Voz do Goulinho a 2 de Março de 2010
Os nossos autarcas devem de reidinvidicar junto da EDP um melhor abastecimento da rede electrica das nossas terras é uma vergonha que logo que o vento sopre e não precisa de grande vlocidade logo ficamos sem luz e os produtos que estão em frigorificos e arcas quem os paga ?????
Voz do Goulinho
ALA Poemas
António Assunção
De Toino da Machôa a 2 de Março de 2010
Boa noite sr. rouxinol e boa noite a todos os pomarenses. Isto não está nada fácil aqui pela Machôa, sem ter luz para ver o sr. rouxinol e com os campos alagados em água, os currais das cabritas e das ovelhas estão a meter água, felizmente o vento não me arrancou telha nenhuma, mas o meu compadre Zacarias ali dos lados de Meruge teve prejuízos levados da breca e até a arca frigorífica se lhe avariou pelo vai e vem da luz. A minha Felismina que até tem andado arredada daqui do blog porque não se tem podido sentar por causa das dores na anca e numa perna, mas hoje veio aqui ver que uma senhora comentou sobre o blog da Comissão e também não percebe o que é que um burro deitado tem a ver com a Comissão e um tal com um nome esquisito. A minha Felismina até telefonou á comadre Jusfina ali do povo a ver se alguém por lá dos mais antigos conhecia o tal fulano e também dizem que nunca ouviram falar em tal gente. A conversa já vai longa e até vim aqui para convidar o sr. rouxinol a passar por aqui pela Machôa e tirar umas fotografias á ribeira que ela até canta nas pedras e faz abanar os salgueiros e amieiros por aqui abaixo.
Por hoje é tudo e só espero que o tempo melhore para poder enxugar as botas que já me pesam nos pés.
Daqui da Machôa, boa noite a todos.
Toino da Machôa
De bcmantunes a 2 de Março de 2010
Ora viva, amigo António Manuel, cordiais cumprimentos.
Já tinha visto algumas destas imagens, publicadas pelos meus Sobrinhos. Com tanta chuva que tem caído, pensava que as Reberas levassem mais água. Por exemplo o Rio Zêzere junto à Ponte do Ourondo - Fundão, transbordou muito.
O Açude da Cortada é espectacular...
No verão existe água no Soito Cabido, capaz de chegar à piscina...
Pensem Nisso!
Caríssimo, António, continuação de boa noite,
saudações cordiais,
Belchior Madeira Antunes
De Antena Pomarense a 2 de Março de 2010
Meu caro Rouxinol felicito-o pelas belas fotografias da nossa Ribeira que nos acaba de presentear. Aquilo que tem escrito no seu blog a proposito do potencial da Ribeira de Pomares faz cada vez mais sentido cada vez que olhamos para a forma como o sr. a vê. Vá divulgando as nossas belezas que um dia alguém lhe reconhecerá o que tem feito na divulgação da nossa terra da nossa freguesia e do regionalismo em geral.
Cumprimentos

Comentar post

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 36 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Será que já ninguém sabe a diferença entre diâmetr...
Comprei esta variedade nos Viveiros Valter.
Não deve ser fácil encontrar uma videira desta cas...
Ando à procura de um par de pés desta casta, mas n...
Também tenho uma de quando andava na v
Que pena pintarem as casas de branco!Eram tão lind...
Adorei o teu comentário! Não tenho mais palavras! ...
Não é preciso dizer mais nada... como sempre o ami...
Foi com gosto que apreciei esta festa de Carnaval...
Não lhe sei responder...Sei que têm vendido alguma...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.