Quinta-feira, 18 de Março de 2010

Lixos, Lixos e mais Lixos...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Certamente que em matéria de lixo, Pomares não será das freguesias piores, mas nos locais mais idílicos, e onde a natureza faz correr água cristalina, há lixo, lixo e mais lixo.

As primeiras fotografias, retratam a ribeira do Sobral, um afluente da Ribeira de Pomares. As outras são ao Canhestro e nem as traseiras do cemitério escapam a ser lixeira.

Preocupante o que se vê: recipientes de herbicidas, lixivia, medicamentos, plásticos e mais plásticos, baterias de automóveis, tudo material nocivo e perigoso para o ambiente.

Urge educar, sensibilizar, disciplinar!

Agora é preciso identificar os locais e remover este lixo, com a ajuda de todos, da JFP e da SMP, é possível por Pomares mais limpo.

Dia 20 eu estou lá, para colaborar, para recolher lixo, para identificar lixeiras. Estou lá para contribuir para que Pomares seja uma terra mais limpa.

Dia 20 de Março Mãos à Obra, Limpar Portugal.

 

 

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 00:34
link do post | comentar | favorito
15 comentários:
De aguiadoaçor a 18 de Março de 2010
Bom dia Antonio Manuel.
Estes sao belissimos cartoes de visita para quem gosta de apreciar as belas paisagens.
Como dizes,e preciso senssibilizar e educar essencialmente,doutro modo nunca mudara grande coisa,no dia 20 limpa-se,no dia 21 recomoça-se a sujeira.
Caro amigo Antonio,ate a proxima e as tuas melhoras.
Ciao
De vamos limpar a freguesia????? a 18 de Março de 2010
Vamos limpar pomares as (lixeiras) ou cortar silvas?
Bem repensei e tornei a repensar se me haveria de escrever na iniciativa de limpar Portugal, ao qual a sociedade de melhoramentos de pomares se encarregou de organizar no próximo dia 20 ( SABADO) referente a freguesia. Com tantas campanhas de sensibilização que tenho visto através da TV, não poderia ficar indiferente e resolvi também ir dar uma mãozinha. Mas como muita gente que anda por ai tenho umas duvidas. A campanha “limpar Portugal” que anda de Norte a Sul do país, tem dado principal importância as lixeiras a céu aberto, que são um perigo para a saúde publica, e meio ambiente, além disso deixam um visual nas nossas paisagem muito a desejar. Bem voltando ao assunto, ouvi dizer que aqui em Pomares a campanha vai ser cortar as silvas em redor do campo de futebol, e recolher algum lixo que haja nas imediações do mesmo. Não haverá lixeiras na freguesia de Pomares???? Cortar silvas???? desde quando a que as silvas prejudicam o meio ambiente e a nossa saúde, que eu saibas as silvas até dão umas belas amoras que se podem transformar num delicioso doce. Cortar silvas no 20???? A campanha é sobre as lixeiras, e pelo que tenho acompanhar neste mesmo blog lixeiras não faltam na freguesia de Pomares. A comparem as silvas, ás lixeiras e vejo as diferenças e o que é mais importante!!!
De bcmantunes a 18 de Março de 2010
Boa noite amigo António Manuel, cordiais cumprimentos.
António, agora ficou mais fácil! É só juntar as fotografias e pronto...
Bom trabalho. Faltou colocar uma etiqueta nas fotografias, e distribuir, para se dirigirem aos locais identificados.
Dizem que os medicamentos são muito caros... A chapa de matrícula, 34-03-BD, era de alguém. Longe vão os tempos em que se bebia água em qualquer sítio. É verdade que Pomares não é dos piores locais em poluição do género. Quanto a educação... Vejamos; Se uma criança está na escola até ao 4º ano tudo vai bem. É incrível, como as crianças até são críticas e acusadoras. Quando entram no 5º ano e seguintes, a situação muda como da noite para o dia. Perde-se quase tudo o que se fez desde a pré-escola até ao 4º ano. Entram naquelas idades da pré-adolescência. É o que se sabe. Essas crianças serão adultos. Dizem alguns; Se pago impostos é para sujar. Como disse o meu Irmão, no dia 20 limpam, no dia 21 recomeçam a atirarem com esse tipo de lixo para os mesmos locais. Só com educação e civismo, se conseguirá. Eu acredito que as pessoas ão-de mudar. Quando as catástrofes acontecem há uma ténue reflecção. Depois tudo volta ao mesmo.
Há exposições de tantas coisas, porque não fazer uma exposição de fotos de lixo, para ver a reacção dos Pomarenses.
Pensem Nisso!
Caríssimo, António, foi um prazer acompanhar. Tudo de bom é que edesejo.
Saudações cordiais,
Belchior Madeira Antunes
De rouxinoldepomares a 18 de Março de 2010
Boa noite amigo Belchior Antunes. Neste momento não tenho a certeza se já estão grupos formados ou o que falta fazer. Não sou eu que lidero o processo em Pomares. Eu estou inscrito no "sitio" do Limpar Portugal e no grupo de Arganil. No dia 20 logo se verá. O meu trabalho é ter vindo a sensibilizar e talvez a provar algum "choque" a quem pensava que os nossos cursos de água as nossas barreiras e a nossa mata era um exemplo ecológico. Constatamos que não. Eu disponibilizei-me para ajudar e tenho muitas lixeiras da freguesia de Pomares para identificar em mapa no respectivo "site" do Limpar Portugal. É o contributo que posso fazer.
Por outro lado e mais importante, é que na reunião que se realizou em Pomares, com o coordenador do concelho e que eu assisti, ouvi o sr. PJF afirmar que a lixeira da fregusia seria limpa e delimitado o seu espaço para disciplinar os despejos dos lixos permitindo a sua separação. Mais importante também é mostrar que não cabe só ao poder político a responsabilidade da limpeza, a sociedade civil, nós todos temos a nossa quota de responsabilidade para manter o ambiente limpo e não sujar, não comnspurcar aquilo que é de todos a nossa terra, a nossa paisagem, a nossa água...
Eu dou o meu contributo na prática...dia 20 estou disponível em Pomares para limpar aquilo que os outros sujam...
Um abraço ciente que as coisas não são fáceis e ainda há um longo caminho a percorrer, na educação, no civismo, no respeito pelo próximo, no respeito pela nossa Terra.
AMS
De rouxinoldepomares a 18 de Março de 2010
Peço desculpa pelo erro ortográfico, é "consporcar".
Escrever directamente na tecla é diferente de escrever no papel e depois dá nisto. O importante é perceber...
De Cambulho a 18 de Março de 2010
Boa noite a todos.
Também me pareceu, muita parra e pouca uva!
É muito jogo...e pouco trabalho e agora até acredito que foi por isso que o desportivo se foi...
De OBSERVADOR ATENTO a 19 de Março de 2010

Sabe dia 20 não estarei disponível para limpar...porque 1º que tudo, deve limpar-se o cérebro e a língua...enquanto isso não for limpo, não há limpeza possível em lado nenhum!
De rouxinoldepomares a 19 de Março de 2010
Bom dia meu caro OBSERVADOR ATENTO.
Esse é outro tipo de lixo! Talvez um dia haja o dia dediqcado a essa limpeza!
Interpreto o seu comentário como um lamento e até concordo com ele, mas dia 20, eu vou limpar se houver equipas para isso , lixo concreto. Talvez depois disso, muitos cérebros e muitas linguas fiquem também mais limpos!
Não acredito que goste de ver estas paisagens que aqui lhe mostro. Pense que quando estiver a tomar banho na piscina, daqui a uns tempos, não se irá sentir bem ao pensar que a água passou por aqui.
Volte e comente sempre.

De DEIXA-ME RIR... a 18 de Março de 2010
Hi, hi, hi....é tudo LIXO...hi, hi, hi...deixa-me rir...
De bcmantunes a 19 de Março de 2010
Ora viva amigo, António Manuel, cordiais cumprimentos.
Em jeito de Remate;
O Trabalho Civiliza…
Amigo António as expressões e termos usados, terão toda a compreensão daqueles que se preocupam em não agredir a natureza. Em quase tudo é assim! Por isso é que dizemos; Anda meio mundo a lixar outro meio. Como é difícil saber ao certo qual a percentagem, ao que a tal respeita, direi que andam uns a trabalhar para os outros. Assim fica mais soft. Em Pomares existem humanóides como noutras partes do Planeta Terra… Há pessoas que se estão a marimbar para o que está à volta. Como nos anos mais próximos não irá faltar a água, e existem algumas pessoas que até se preocupam com estas matérias, não há problema. Se os adultos se lembrassem do que lhes ensinaram na infância, então sim… É preciso que haja pelo menos um dia para cada coisa. Dá para reflectir. Resolver não resolve. O Dr. Miguel Ventura diz; Quando solidariedade é uma palavra vã.
Pense que quando estiver a tomar banho na piscina, daqui a uns tempos, não se irá sentir bem ao pensar que a água passou por aqui (MAS). Mais uma vez, paga o justo pelo pecador.
Não se preocupe em limpar, preocupe-se em não sujar.
Pensem Nisso!
Caríssimo, António, desejo tudo de melhor.
Saudações cordiais,
Belchior Madeira Antunes
De bcmantunes a 19 de Março de 2010
Ora viva, amigo António Manuel, cordiais cumprimentos.
No comentário que antecede este cometi uma gafe ao transcrever a frase;
Pense que quando estiver a tomar banho na piscina, daqui a uns tempos, não se irá sentir bem ao pensar que a água passou por aqui (MAS). Digo (AMS) António Manuel Silva. Como perceberam troquei as iniciais e não me apercebi.
É verdade que a água, provavelmente, passou por ali.
Fica a interrogação? Nessa ocasião, com as enxurradas que tem havido estará, certamente, bem lavadinha. Daqui até lá muita água vai correr por baixo da ponte do Tinte, para que na época balnear a piscina esteja desinfectadinha, para que possa ser utilizada sem receio. Disso não tenhamos dúvidas.
Caríssimo, as minhas desculpas. Continuação de boa noite. Dorme bem para um contributo aceitável, amanhã.
Um abraço,
Belchior Madeira Antunes
De rouxinoldepomares a 19 de Março de 2010
Meu caro amigo Belchior Antunes, as fotos não têm meses, são actuais (dias) e para que a limpeza se faça, ou o meu amigo está à espera de um grande dilúvio ou então a solução é lá ir ao sítio retirar o lixo que o meu amigo vê.
Cumprimentos e amanhã logo se vê!?
Pelo que me é dado saber alguma coisa está em marcha.
AMS
De bcmantunes a 20 de Março de 2010
Ora viva, amigo António Manuel, cordiais cumprimentos.
Eu não disse, tão pouco insinuei que as fotos são antigas. Eu aprecio e dou valor a quem se dispõe para fazer tal trabalho. Alguns dirão: É tirar umas fotografias e já está. Quanto a mim, envolve esforço e risco físico. Nalguns casos terá que ser utilizada a capacidade da objectiva, para minimizar o risco. É pena que o efeito de choque seja diminuto em virtude de as fotos serem vistas apenas no blog.
Não sou capaz de adivinhar os locais onde está tal lixo, mas certamente algum está em sítios quase inacessíveis, nesta época do ano em que não se pode ir pela barroca ou pela ribeira tendo que se puxar das margens para fora. Não falo de cor como alguns pensam... Recordo uma frase que jamais esquecerei;
Em Pomares e na freguesia nada falta porque todos trabalham até mais não.
Contida no comentário:
Em Pomares e na freguesia nada falta porque todos trabalham até mais não. É extraordinário, não conheço o Sr. Belchior, mas já notei que quem não tem uma opinião coincidente nunca fez nada. O mesmo acusam o Sr. Rouxinol. Alguma coisa estará errada certamente!
Estou velhote mas não me considero.
Recordo o que já disse, nas palavras do nosso PR:
"Para mim o mais importante é não sujar Portugal"
O que eu disse num comentário atrás, foi; Não se preocupe em limpar, preocupe-se em não sujar.
O que o PR, disse está contido na minha frase.
Caríssimo, espero que além de ter valido pela limpeza tenha também valido para sensibilizar. Que é de facto, o que importa, para que os Pomarenses reflitam nos disparates que cometem. São coisas tão simples de cumprir que não se percebe porque não se cumprem. Se houver falta de recipientes exijam que os coloquem. É um dever! Deve estar um qualquer Pomarense a dizer; Olha para o que digo não olhes para o que faço. Nunca, Nunca, avento qualquer espécie de resído fora. Seja onde for. Nesse aspecto sou exemplar. EXEMPLAR!
Líder é aquele que faz o que tem que ser feito. Não esperem pelo dia "D" para fazer o que tem que ser feito.
O ano tem 250 dias úteis menos os feriados que variam de região para região. Se cumprirmos com o nosso dever durante estes dias úteis não presisaremos de outros dias.
Caríssimo, António, tive muito gosto em dar esta explicação.
Um abraço,
Belchior Madeira Antunes
De Guidinha Pinto a 19 de Março de 2010
Não contam comigo para o «dia de», mas contam comigo sim, para todos os dias.
Para além de reeducar, só com coimas lá iremos. Nós e alguns que entraram e ficaram. Desinteresse, perca de valores, um deixa andar muito preocupante neste país que queremos limpo.
Bom fim de semana e boas limpezas. Fico à espera de fotos. Dos lixos, das urzes e das carquejas.
Fique bem
De rouxinoldepomares a 19 de Março de 2010
Olá cara Guidinha Pinto, confesso que ultimamente tenho tirado poucas fotos, porque tenho andado entretido com a minha "quinta" que é real e não é a do facebook. Antes de rumar à capital, eu ando sempre em vai-e-vem, vou ver se arranjo um tempinho para subir até à Serra do Açor e captar as cores mais perto do céu, assim o São Pedro me ajude.
Cumprimentos e volte sempre. Bom fim de semana.
António Manuel Silva

Comentar post

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 36 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Será que já ninguém sabe a diferença entre diâmetr...
Comprei esta variedade nos Viveiros Valter.
Não deve ser fácil encontrar uma videira desta cas...
Ando à procura de um par de pés desta casta, mas n...
Também tenho uma de quando andava na v
Que pena pintarem as casas de branco!Eram tão lind...
Adorei o teu comentário! Não tenho mais palavras! ...
Não é preciso dizer mais nada... como sempre o ami...
Foi com gosto que apreciei esta festa de Carnaval...
Não lhe sei responder...Sei que têm vendido alguma...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.