Quinta-feira, 18 de Março de 2010

Lixos, Lixos e mais Lixos...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Certamente que em matéria de lixo, Pomares não será das freguesias piores, mas nos locais mais idílicos, e onde a natureza faz correr água cristalina, há lixo, lixo e mais lixo.

As primeiras fotografias, retratam a ribeira do Sobral, um afluente da Ribeira de Pomares. As outras são ao Canhestro e nem as traseiras do cemitério escapam a ser lixeira.

Preocupante o que se vê: recipientes de herbicidas, lixivia, medicamentos, plásticos e mais plásticos, baterias de automóveis, tudo material nocivo e perigoso para o ambiente.

Urge educar, sensibilizar, disciplinar!

Agora é preciso identificar os locais e remover este lixo, com a ajuda de todos, da JFP e da SMP, é possível por Pomares mais limpo.

Dia 20 eu estou lá, para colaborar, para recolher lixo, para identificar lixeiras. Estou lá para contribuir para que Pomares seja uma terra mais limpa.

Dia 20 de Março Mãos à Obra, Limpar Portugal.

 

 

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 00:34
link do post | favorito
De bcmantunes a 18 de Março de 2010
Boa noite amigo António Manuel, cordiais cumprimentos.
António, agora ficou mais fácil! É só juntar as fotografias e pronto...
Bom trabalho. Faltou colocar uma etiqueta nas fotografias, e distribuir, para se dirigirem aos locais identificados.
Dizem que os medicamentos são muito caros... A chapa de matrícula, 34-03-BD, era de alguém. Longe vão os tempos em que se bebia água em qualquer sítio. É verdade que Pomares não é dos piores locais em poluição do género. Quanto a educação... Vejamos; Se uma criança está na escola até ao 4º ano tudo vai bem. É incrível, como as crianças até são críticas e acusadoras. Quando entram no 5º ano e seguintes, a situação muda como da noite para o dia. Perde-se quase tudo o que se fez desde a pré-escola até ao 4º ano. Entram naquelas idades da pré-adolescência. É o que se sabe. Essas crianças serão adultos. Dizem alguns; Se pago impostos é para sujar. Como disse o meu Irmão, no dia 20 limpam, no dia 21 recomeçam a atirarem com esse tipo de lixo para os mesmos locais. Só com educação e civismo, se conseguirá. Eu acredito que as pessoas ão-de mudar. Quando as catástrofes acontecem há uma ténue reflecção. Depois tudo volta ao mesmo.
Há exposições de tantas coisas, porque não fazer uma exposição de fotos de lixo, para ver a reacção dos Pomarenses.
Pensem Nisso!
Caríssimo, António, foi um prazer acompanhar. Tudo de bom é que edesejo.
Saudações cordiais,
Belchior Madeira Antunes
De rouxinoldepomares a 18 de Março de 2010
Boa noite amigo Belchior Antunes. Neste momento não tenho a certeza se já estão grupos formados ou o que falta fazer. Não sou eu que lidero o processo em Pomares. Eu estou inscrito no "sitio" do Limpar Portugal e no grupo de Arganil. No dia 20 logo se verá. O meu trabalho é ter vindo a sensibilizar e talvez a provar algum "choque" a quem pensava que os nossos cursos de água as nossas barreiras e a nossa mata era um exemplo ecológico. Constatamos que não. Eu disponibilizei-me para ajudar e tenho muitas lixeiras da freguesia de Pomares para identificar em mapa no respectivo "site" do Limpar Portugal. É o contributo que posso fazer.
Por outro lado e mais importante, é que na reunião que se realizou em Pomares, com o coordenador do concelho e que eu assisti, ouvi o sr. PJF afirmar que a lixeira da fregusia seria limpa e delimitado o seu espaço para disciplinar os despejos dos lixos permitindo a sua separação. Mais importante também é mostrar que não cabe só ao poder político a responsabilidade da limpeza, a sociedade civil, nós todos temos a nossa quota de responsabilidade para manter o ambiente limpo e não sujar, não comnspurcar aquilo que é de todos a nossa terra, a nossa paisagem, a nossa água...
Eu dou o meu contributo na prática...dia 20 estou disponível em Pomares para limpar aquilo que os outros sujam...
Um abraço ciente que as coisas não são fáceis e ainda há um longo caminho a percorrer, na educação, no civismo, no respeito pelo próximo, no respeito pela nossa Terra.
AMS
Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 37 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Viveiros Valter
Será que já ninguém sabe a diferença entre diâmetr...
Comprei esta variedade nos Viveiros Valter.
Não deve ser fácil encontrar uma videira desta cas...
Ando à procura de um par de pés desta casta, mas n...
Também tenho uma de quando andava na v
Que pena pintarem as casas de branco!Eram tão lind...
Adorei o teu comentário! Não tenho mais palavras! ...
Não é preciso dizer mais nada... como sempre o ami...
Foi com gosto que apreciei esta festa de Carnaval...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.