











Certamente que em matéria de lixo, Pomares não será das freguesias piores, mas nos locais mais idílicos, e onde a natureza faz correr água cristalina, há lixo, lixo e mais lixo.
As primeiras fotografias, retratam a ribeira do Sobral, um afluente da Ribeira de Pomares. As outras são ao Canhestro e nem as traseiras do cemitério escapam a ser lixeira.
Preocupante o que se vê: recipientes de herbicidas, lixivia, medicamentos, plásticos e mais plásticos, baterias de automóveis, tudo material nocivo e perigoso para o ambiente.
Urge educar, sensibilizar, disciplinar!
Agora é preciso identificar os locais e remover este lixo, com a ajuda de todos, da JFP e da SMP, é possível por Pomares mais limpo.
Dia 20 eu estou lá, para colaborar, para recolher lixo, para identificar lixeiras. Estou lá para contribuir para que Pomares seja uma terra mais limpa.
Dia 20 de Março Mãos à Obra, Limpar Portugal.
Ora viva amigo, António Manuel, cordiais cumprimentos.
Em jeito de Remate;
O Trabalho Civiliza…
Amigo António as expressões e termos usados, terão toda a compreensão daqueles que se preocupam em não agredir a natureza. Em quase tudo é assim! Por isso é que dizemos; Anda meio mundo a lixar outro meio. Como é difícil saber ao certo qual a percentagem, ao que a tal respeita, direi que andam uns a trabalhar para os outros. Assim fica mais soft. Em Pomares existem humanóides como noutras partes do Planeta Terra… Há pessoas que se estão a marimbar para o que está à volta. Como nos anos mais próximos não irá faltar a água, e existem algumas pessoas que até se preocupam com estas matérias, não há problema. Se os adultos se lembrassem do que lhes ensinaram na infância, então sim… É preciso que haja pelo menos um dia para cada coisa. Dá para reflectir. Resolver não resolve. O Dr. Miguel Ventura diz; Quando solidariedade é uma palavra vã.
Pense que quando estiver a tomar banho na piscina, daqui a uns tempos, não se irá sentir bem ao pensar que a água passou por aqui (MAS). Mais uma vez, paga o justo pelo pecador.
Não se preocupe em limpar, preocupe-se em não sujar.
Pensem Nisso!
Caríssimo, António, desejo tudo de melhor.
Saudações cordiais,
Belchior Madeira Antunes
Ora viva, amigo António Manuel, cordiais cumprimentos.
No comentário que antecede este cometi uma gafe ao transcrever a frase;
Pense que quando estiver a tomar banho na piscina, daqui a uns tempos, não se irá sentir bem ao pensar que a água passou por aqui (MAS). Digo (AMS) António Manuel Silva. Como perceberam troquei as iniciais e não me apercebi.
É verdade que a água, provavelmente, passou por ali.
Fica a interrogação? Nessa ocasião, com as enxurradas que tem havido estará, certamente, bem lavadinha. Daqui até lá muita água vai correr por baixo da ponte do Tinte, para que na época balnear a piscina esteja desinfectadinha, para que possa ser utilizada sem receio. Disso não tenhamos dúvidas.
Caríssimo, as minhas desculpas. Continuação de boa noite. Dorme bem para um contributo aceitável, amanhã.
Um abraço,
Belchior Madeira Antunes
Meu caro amigo Belchior Antunes, as fotos não têm meses, são actuais (dias) e para que a limpeza se faça, ou o meu amigo está à espera de um grande dilúvio ou então a solução é lá ir ao sítio retirar o lixo que o meu amigo vê.
Cumprimentos e amanhã logo se vê!?
Pelo que me é dado saber alguma coisa está em marcha.
AMS
Ora viva, amigo António Manuel, cordiais cumprimentos.
Eu não disse, tão pouco insinuei que as fotos são antigas. Eu aprecio e dou valor a quem se dispõe para fazer tal trabalho. Alguns dirão: É tirar umas fotografias e já está. Quanto a mim, envolve esforço e risco físico. Nalguns casos terá que ser utilizada a capacidade da objectiva, para minimizar o risco. É pena que o efeito de choque seja diminuto em virtude de as fotos serem vistas apenas no blog.
Não sou capaz de adivinhar os locais onde está tal lixo, mas certamente algum está em sítios quase inacessíveis, nesta época do ano em que não se pode ir pela barroca ou pela ribeira tendo que se puxar das margens para fora. Não falo de cor como alguns pensam... Recordo uma frase que jamais esquecerei;
Em Pomares e na freguesia nada falta porque todos trabalham até mais não.
Contida no comentário:
Em Pomares e na freguesia nada falta porque todos trabalham até mais não. É extraordinário, não conheço o Sr. Belchior, mas já notei que quem não tem uma opinião coincidente nunca fez nada. O mesmo acusam o Sr. Rouxinol. Alguma coisa estará errada certamente!
Estou velhote mas não me considero.
Recordo o que já disse, nas palavras do nosso PR:
"Para mim o mais importante é não sujar Portugal"
O que eu disse num comentário atrás, foi; Não se preocupe em limpar, preocupe-se em não sujar.
O que o PR, disse está contido na minha frase.
Caríssimo, espero que além de ter valido pela limpeza tenha também valido para sensibilizar. Que é de facto, o que importa, para que os Pomarenses reflitam nos disparates que cometem. São coisas tão simples de cumprir que não se percebe porque não se cumprem. Se houver falta de recipientes exijam que os coloquem. É um dever! Deve estar um qualquer Pomarense a dizer; Olha para o que digo não olhes para o que faço. Nunca, Nunca, avento qualquer espécie de resído fora. Seja onde for. Nesse aspecto sou exemplar. EXEMPLAR!
Líder é aquele que faz o que tem que ser feito. Não esperem pelo dia "D" para fazer o que tem que ser feito.
O ano tem 250 dias úteis menos os feriados que variam de região para região. Se cumprirmos com o nosso dever durante estes dias úteis não presisaremos de outros dias.
Caríssimo, António, tive muito gosto em dar esta explicação.
Um abraço,
Belchior Madeira Antunes
Comentar post