Quarta-feira, 12 de Maio de 2010

Sua Santidade o Papa em Lisboa...eu estive lá!

 

 O Mosteiro dos Jerónimos, o palco das cerimónias oficiais.

 

 

A chegada dos Bispos...

 

 

Medidas de segurança extraordinárias, levadas ao extremo e executadas na perfeição. O Subaru Prodrive da PSP, uma máquina cheia de performance que não passou despercebida e bonita de se ver.

 

  

 

O velho Range Rover da GNR, jipe cerimonial que não poderia faltar nesta pompa e circunstância.

 

 

A chegada do Esperado. A limousine Audi A8 que transportou o Papa Bento XVI.

 

 

Sua Santidade o Papa Bento XVI acompanhado de Sua Ex.ª o Presidente da República, junto da tribuna de honra.

 

 

A parada militar é sempre bonita de se ver, qualquer que seja a circunstância. Na foto a Banda da Armada Portuguesa.

 

 

Numa cerimónia com esta dimensão não poderia faltar o Regimento de Cavalaria da GNR.

 

 

As fardas, os cavalos e a pose, emprestam um espectáculo único e elevam o aparato ao melhor nível do que se pode ver em qualquer lado.

 

 

 

O Papamóvel, deslocando-se para junto da tribuna de honra, ao lado dos cavalos, para ir ao encontro do Papa Bento XVI, para o transportar até ao Palácio de Belém pela Av. de Brasília.

 

 

O fim das cerimónias oficiais e o regresso à Nunciatura Apostólica. Na foto a passagem pela segunda vez na Av. das Descobertas.

 

 

Da parte da tarde, o Rossio, um "Mar de Gente", que tentava dirigir-se para o Terreiro do Paço. Ontem todos os caminhos ia dar ao Terreiro do Paço e a baixa ficou pequena para acomodar tanta gente. Segundo dados divulgados nos media, 80 mil no Terreiro do Paço e 200 mil nas ruas da baixa.

 

 

Muitas eram as raças e os credos que esperavam a passagem do Sumo Pontífice.

 

 

A passagem da viatura da Unidade Especial da Polícia, era o anúncio de que o papamóvel com Sua Santidade estava próximo. As medidas de segurança foram rigorosas e a nossa polícia mostrou mais uma vez estar ao melhor nível de organização do que se pode ver por esse mundo fora.

 

 

 

A segurança também estava no ar...

 

 

Restauradores, Lisboa. Lá vem o Papamóvel com Sua Santidade, a comitiva e todo o aparato policial. E nós simples mortais vemos o papa por breves segundos a passar por nós.

 

 

O Papamóvel passando a caminho do Terreiro do Paço, levando dentro Bento XVI que ia acenado à multidão que gritava vivas ao Papa.

 

 

A famosa Rua do Carmo que a abarrotar de gente deixou várias pessoas de boca aberta. Eu já não a via assim desde o dia 25 de Abril de 1974, quando o povo saiu á rua.

 

 

 

Das muitas coisas boas que Lisboa tem, são o "diferente", a surpresa a cada esquina, o absurdo, os "cromos", gente que está "noutra". É esta diversidade que também me atrai e me deixa a pensar nos problemas sociais que estão por detrás destes rostos...e que a visita de um Papa não resolve...

 

 

A Rua do Ouro que demorou a percorrer até chegar ao Terreiro do Paço. Um mega engarrafamento humano. Os passeios, largos, ficaram de repente muito pequenos e apertados.

 

 

Por fim cheguei ao Terreiro do Paço a tempo das cerimónias religiosas. Não foi fácil chegar aqui. Eis o altar, com Bento XVI, junto ao Rio Tejo 

 

 

Ao final da tarde o Rossio ainda com todo o aparato policial.

 

 

Lá em cima as ruínas do Convento do Carmo...

 

 

Não podia deixar de referir um conterrâneo e amigo, estabelecido na Rua do Ouro, na Tofa. Obrigado pelos cafezinhos, Alberto, foram mesmo retemperantes para continuar a caminhada.

 

 

No final, o regresso á estação dos comboios do Rossio. Há quantos anos que não andava de comboio, e dadas as medidas de segurança e o corte de transito, a opção mais acertada foi viajar de transportes públicos. Confortáveis, rápidos e que nos levam ao coração da cidade.

 

 

 

Cá está o comboio na estação de Queluz-Monte Abraão que me levou até ao Rossio. O Regresso fez-se num identico.

 

 

 

 

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 23:33
link do post | comentar | favorito
8 comentários:
De bcmantunes a 13 de Maio de 2010
Ora viva, meu caro amigo António Manuel, cordiais cumprimentos.
Foi uma corrida e peras! Com boas fotografias. Acredito que os cafezinhos do conterrâneo Alberto tenham sido bem retemperadores. Calcorrear Lisboa a calcantes, ou com pouco mais, é obra! É caso para dizer; Ai quem me dera ter outra vez 20 anos...
Caríssimo, António Manuel, desejo tudo de melhor. Às vezes nestas caminhadas ficam uns ossitos a doer vários dias.
Saudações cordiais,
Belchior Madeira Antunes
De rouxinoldepomares a 13 de Maio de 2010
Meu carom amigo Belchior, bom dia!
Uns ossitos a doer? O corpo todo! Mas é falta dé treino!
Nestas coisas tenho que começar a treinar uns tempos antes. E a chuva da parte da manhã? Não foi fácil...
Um abraço
AMS
De pomarense a 13 de Maio de 2010
Bom dia!
Quero felicitar-te pelas bonitas fotografias que na minha modesta opiniao sao dignas de um profissional. Acredito que nao foi facil essa correria, espero e desejo que ja estejas recuperado. Eu tive muita pena de nao poder fazer o mesmo (correr) obrigaçoes profissionais assim o exigem, estive em pensamento. Um abraço
De sempre acaptar a 13 de Maio de 2010
depois de tanto caminhar de tanto sacrificio a Nossa Senhora de Fátima vai dar-he a recompensa, linda reportagem, valeu tanto ou mais que visto pela tv pena é que o computador leva tempo abrir as fotos e ainda não consegui velas todas.Tambem gostei de ver o Alberto há muito que o não o vejo um abraço para ele,para o Roxinol de Pomares vai o meu muito obrigado por este magnifico trabalho.
De sempre a captar a 13 de Maio de 2010
voltei para dizer, já consegui ver as fotos todas.Nunca é demais repetir,bela reportagem, assim tabem, assim é que é trabalho.um grande abraço.
De Lena a 13 de Maio de 2010
Olá!
O cãozinho dentro do carrinho de mão é que estava bem a descansar. Imagino que deve ter sido um dia intenso psicologicamente e fisicamente. Mas, pelas fotos, parece-me que valeu a pena.

Deixo um convite: Junte-se a nós no dia 10 de Junho, no Convento dos Frades, em Trancoso, num duplo evento: «Encontro de Bloggers e lançamento do livro "Aldeias Históricas de Portugal - Guia Turístico". Para estar presente, envie um mail para aminhaldeia@sapo.pt a solicitar o formulário de inscrição e o programa das festividades. Faça-o com antecedência, pois as inscrições são até dia 2 de Junho.

Abraço
Lena
De jmedeiros a 13 de Maio de 2010
PARABÉNS!
Bonitas fotografias, bela captação de imagens, boa qualdiade enfim, maravilha.
Continue assim
cumprimentos
Jorge Medeiros
De Graça a 14 de Maio de 2010
Parabéns mano, as fotos estão espectaculares assim como os comentários ! Não me admiro pois conheço o brio com que fazes tudo. Bj . Graça

Comentar post

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 36 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Será que já ninguém sabe a diferença entre diâmetr...
Comprei esta variedade nos Viveiros Valter.
Não deve ser fácil encontrar uma videira desta cas...
Ando à procura de um par de pés desta casta, mas n...
Também tenho uma de quando andava na v
Que pena pintarem as casas de branco!Eram tão lind...
Adorei o teu comentário! Não tenho mais palavras! ...
Não é preciso dizer mais nada... como sempre o ami...
Foi com gosto que apreciei esta festa de Carnaval...
Não lhe sei responder...Sei que têm vendido alguma...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.