Quinta-feira, 27 de Maio de 2010

PORTUGAL RURAL- Saberes e Sabores da Nossa Terra - ADIBER promove produtos em Lisboa.

 

Ontem, a ADIBER, Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra, que integra os Municipios de Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua, promoveu na loja PORTUGAL RURAL em Lisboa, uma mostra de produtos da nossa região. O queijo da Serra da Estrela, o queijo de cabra e o requeijão, os vinhos do Dão, os enchidos regionais e as iguarias como o Bucho, os licores regionais, o artesanato decorativo, a olaria, as casinhas de xisto do Piódão, a cerâmica decorativa, as peças em cobre e de latão, os bordados etc.

 

Ficou bem explicito que é necessário que nós, beirões da beira serra, devemos ter um papel importante na divulgação dos nosso produtos e da nossa região na Grande Lisboa, dada a forte presença da nossa comunidade na capital.

 

Pomares esteve presente com o Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva, que animou o certame com as sua música e cantares, assim como o Grupo de Concertinas de Góis. Como não podia deixar de ser, o Soito da Ruiva, para além do artesanato exposto, também contribuiu com os famosos coscoreis que tão bem confeccionam, para deleite de quem os provou.

 

Várias foram as entidades locais, regionais e nacionais que estiveram presentes. Para além do responsável da ADIBER, Dr. Miguel Ventura, que demonstrou arte e saber na organização, estiveram presentes os Presidentes de Câmara de Oliveira do Hospital e Góis, o Sr. Vereador da C.M. de Arganil, Dr. António Cardoso, o Presidente da Casa da Comarca de Arganil, Sr. António Francisco, (um conterrâneo da Sorgaçosa), a Confraria do Bucho, os orgão da comunicação social de Arganil e Oliveira do Hospital, entre muita gente conhecida e importante para a nossa região.

 

   

 

Dr. Miguel Ventura, o anfitrião e amigo, ao qual agradeço o convite e endereço os meus parabéns pelo sucesso do evento.

 

 

O Grupo de Concertinas de Góis a animar a entrada da loja PORTUGAL RURAL, e a assistir o Sr. António Francisco Presidente da Casa da Comarca de Arganil em Lisboa.

 

 

Dr. Miguel Ventura em plena Rua Saraiva de Carvalho em Lisboa a ser entrevistado em directo para o Radio Clube de Arganil pela jornalista Isabel Duarte.

 

 

O Sr. Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Dr. José Carlos Alexandrino a ser entrevistado para a Rádio Boa Nova.

 

  

 

Dra Lurdes Castanheira, Presidente da Câmara Municipal de Góis

 

 

Artesanato de Soito da Ruiva, na montra do PORTUGAL RURAL.

 

 

Adelina Niz, do Soito da Ruiva, com os famosos Coscoreis à cabeça numa cesta, tal e qual como manda a tradição.

 

 

O Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva a entrar para o certame.

 

 

Na cave do Portugal Rural onde decorreu a prova dos produtos da nossa região, e onde o Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva animou o evento.

 

 

O Dr. Miguel Ventura no uso da palavra e rodeado de gente importante que nos pode ajudar a desenvolver a nossa região e os nosso produtos genuínos.

 

 

 

Dr. Miguel ventura ao centro, tendo à sua esquerda a Dra. Lurdes Castanheira e o Dr. José Carlos Alexandrino, e à  sua direita a Dra Margarida Chambel representante do Ministério da Agricultura. 

 

 

No uso da palavra uma figura muito conhecida e conceituada e profundo conhecedor da realidade da nossa ruralidade, dos nossos usos e costumes, o Engº António Campos, que afirmou que a nossa região é, a par de Trás-os-Montes, única no país e na Europa em costumes e em produtos de excelência que importa valorizar.

 

 

Dra. Margarida Chambel, representante do Ministério da Agricultura, não deixou de dar uma palavra de apreço.

 

 

Normalmente estou sempre do outro lado da objectiva. Mais uma vez tive a oportunidade de trocar algumas palavras com gente amiga. Na foto, o Dr. António Sérgio, Adjunto do Sr. Governador Civil de Coimbra, à conversa comigo e com a Ana Maria do Soito da Ruiva. 

 

 

Ainda na Rua Saraiva de Carvalho à conversa com o amigo Dr. José Francisco Rolo, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

 

 

Foi com gosto que troquei algumas impressões com o Sr. Vereador da Câmara Municipal de Arganil, Dr. António Cardoso.

 

 

Por último, com o amigo José Niz, de Soito da Ruiva, falando de máquinas fotográficas e "mexendo" na sua "bomba" Canon.

 

 

 

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 23:52
link do post | comentar | favorito
9 comentários:
De sempre a captar a 28 de Maio de 2010
senhor rouxinol como sempre a mostrar aquilo que o Zé povo não pode assistir ao vivo, deve ter sido uma festa bem animada? com os nossos conterraníos sempre presentes a tocar e a dançar, só tenho pena de estar muito longe, senão a minha presença não falhava, mas graças a Deus que há um Rouxinol a voar para sempre nos presentiar, obrigado e muitos parabens.
De Anónimo a 28 de Maio de 2010
E ainda continuam a dizer que o rouxinol só diz mal, só quem não quer ver o trabalho dele e a divulgação que faz das coisas da nossa região. Há gentinha que é responsável pelo atraso das nossas terras porque lhes convém e é fácil dizer mal
De miguelventura a 28 de Maio de 2010
Caro Amigo,

Muito obrigado pela sua presença e por nos ter ajudado a promover esta inicaitiva e os produtos e cultura da nossa Região.

O desenvolvimento deste território depende do empenhamento de todos.

Abraço

Miguel Ventura
De Voz do Goulinho a 28 de Maio de 2010
É com tudo isto, alegria, vivacidade, saber fazer, apresentar, expor, criar, divulgar, o apoio muito importante de todas as pessoas entereçadas na divulgação dos nossos usos e custumes, a nossas pequenas aldeias poderão sobreviver, e para continuarem a viver, é preciso que, estas iniciativas de dupliquem, ñão só em Lisboa, mas tambem nas nossas Freguesias, contando com estes apoios e se possivel com o apoio da nossas bandas Filarmonicas, que muito bem sabem representar as nossas terras,

Por fim obrigado António por tudo o que tens feito por Pomares e tambem pela visinhança

António Assunção
De A.F.G. a 28 de Maio de 2010
A nossa região precisa que os seus produtos, a sua paisagem e os seus costumes sejam divulgados em Lisboa, no Porto, em Coimbra, em Faro, em Braga e em Bragança e seria preciso haver muitos rouxinois a contribuir para isso. O senhor já fez muito pela região divulgando e dando-a a conhecer, por isso está de parabéns.
Continue
A.F.G.
De Toino da Machôa a 28 de Maio de 2010
Boa tarde sr. rouxinol e boa tarde a todos os pomarenses. Boa tarde também a todos os da beira serra, os serranos que são gente honrada e trabalhadoura. Em quanto a minha Felismina está de volta do tacho e da panela da soupa, vim dar aqui uma olhadela ao site do senhor rouxinol que já cá não vinha á uns valentes dias por mora de andar a trabalhar fora. O que a crise nos obriga, é preciso é ter saúde para trabalhar e felizmente ainda não me posso queixar. De vez em qaundo ainda tenho umas dores numa perna da queda que dei á uns tempos mas é tudo passageiro.
Mudando de assunto, vejo que o sr. rouxinol continua a trabalhar em prol da nossa terra e da nossa serra indiferente às vozes dos mal dizentes das forças negras e vira casacas e mostra que um homem que é homem não se vende por uns trocos e mostra por acções o seu caracter e o gosto que tem pela sua terra. Muitos não merecem, mas alguém tem que fazer a diferença.Também vi o passeio de bicicletas e é pena haver tão poucos participantes, mas alguns ainda pedalam ao contrário como diz o meu compadre Ezequiel. A minha felismina está a li a fazer-me sinal a dizer para não me esquecer de dizer que as fotografias que o sr. rouxinol tirou em Lisboa, mostra as gentes do Soito da Ruiva que valem por muitos e mostra também que o sr. rouxinol é estimado por muita gente.
Por hoje que cheguei da labuta, é tudo que ainda vou ver ali do gado e botar-lhe um pouco de mato que o meu compadre Zeferino me roçou de manhã. O meu compadre Zeferino contou-me que á dias andou lá para os lados da lameira e diz que nem cheiro do compadre Xico da Lameira e que as casas e os currais estão todos a cair aos poucos e as terras está tudo ao abandono e diz que o compadre Xico da Lameira se deve ter calado com algum cheque de algum poste das eólicas.
Daqui da Machôa, boa noite a todos e até amanhã se Deus quizer.
Toino da Machôa
De Artefacto - Paula Xavier a 4 de Junho de 2010
Esta loja não é a de Campo de Ourique???tão pertinho do meu serviço e eu sem saber de nada....
De rouxinoldepomares a 4 de Junho de 2010
Olá Paula Xavier!
É mesmo, a loja de Campo de Ourique em Lisboa!!!
Um abraço
AMS
De cristina costa a 5 de Julho de 2010
Boa tarde Sr. Rouxinol! Só hoje é que li a reportagem sobre a loja Portugal Rural, onde se reuniram várias pessoas da beira serra no dia 27 de Maio. Fiquei com muita pena não ter sabido desta iniciativa porque morou neste bairro e podia ter dando um saltinho para apreciar tudo isto que se vê nas imagens. Sabe faz muita falta a Comarca de Arganil, porque lá vinha tuda informação destas iniciativas.

Comentar post

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 36 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Comprei esta variedade nos Viveiros Valter.
Não deve ser fácil encontrar uma videira desta cas...
Ando à procura de um par de pés desta casta, mas n...
Também tenho uma de quando andava na v
Que pena pintarem as casas de branco!Eram tão lind...
Adorei o teu comentário! Não tenho mais palavras! ...
Não é preciso dizer mais nada... como sempre o ami...
Foi com gosto que apreciei esta festa de Carnaval...
Não lhe sei responder...Sei que têm vendido alguma...
A Quinta da Marqueza encontra-se para venda ?

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.