É espantoso como é que entre estas serras e vales ingremes, que só há pouco mais de meio século
possuem estradas, saíram daqui homens com uma capacidade empreendedora notável. Só homens de facto talhados nas agruras da serra e habituados a ultrapassar as adversidades, poderiam sair vencedores.
É destes Homens que nos orgulhamos.
Falamos do Sobral Magro, uma das maiores aldeias da Freguesia de Pomares e donde é natural Manuel Francisco Cousinha, fundador da fábrica de relógios, A Boa Construtora, em Almada e cujo nome está espalhado por esse país fora nas torres das igrejas. É ainda hoje uma referência em relógios de torre e para confirmar está o relógio do arco da Rua Augusta na capital a trabalhar graças a um seu descendente que procedeu ao seu restauro no ano que findou.
Recordo também o "ti" Miguel com as suas calças de serrubeco e bolsos peculiares e colete escuro que matava principalmente gado caprino e comercializava a carne em Pomares, foi o precursor dos actuais talhos.
Voltaremos ao Sobral Magro.
. VII Capítulo da Confraria...
. Mostra de Ensino Profissi...
. A Tailândia na ARPIMS de ...
. Sra Ministra da Saúde em ...
. 2º Grande Prémio de Atlet...
. Festa Socialista em Aveir...
. A Nossa Freguesia
. Barroja
. O Nosso Concelho
. A Nossa Região
. Amigos
. Ritual
. Impulsos
. O Açor
. Maria
. Links
Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.