Segunda-feira, 8 de Novembro de 2010

1º CD do Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa

 

Ontem, na Quinta Dia a Dia, Casas Velhas, na Costa da Caparica, o Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa, o rancho residente da Casa da Comarca de Arganil e que conta já com três décadas de existência, organizou um belo evento para lançar o seu primeiro CD que intitulou de Costumes de um Povo Serrano. A festa de lançamento contou com a presença de muitas dezenas de pessoas e algumas entidades, quer do concelho de Arganil, quer da região da Grande Lisboa, bem como contou com a presença de elementos dos ranchos congéneres da nossa freguesia de Pomares; Sobral Gordo e Soito da Ruiva.  

Bem ensaiados, os elementos do rancho, através de teatralização, ofereceram-nos vários quadros da sociedade rural dos finais do século XIX e princípios do século XX, onde nada faltou às tradições antigas numa excelente demonstração etnográfica e de folclore; a cultura popular esteve presente ao nível da excelência.

Um lanche foi servido no final desta jornada cultural, que decorreu em tempo certo e nada maçadora (como por vezes acontece), ao som do Grupo ComTradições, também já com presença habitual em alguns dos eventos da nossa comunidade pomarense, em especial dos amigos do Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva.

Aos membros do Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa endereço daqui o meu aplauso, com votos de um futuro cheio de sucesso. É merecido!

 

 

Entidades presentes, das quais destaco o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Engº Ricardo Pereira Alves, em segundo lugar a contar da esquerda para direita; a Srª Presidente da Junta de Freguesia de Celavisa, a seguir na mesma ordem; o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Arganil, o último à direita; o Sr. Presidente da Casa da Comarca de Arganil, em quinto lugar a contar na mesma ordem da esquerda para a direita; e ainda a cantora Micaela, madrinha do rancho, com origens no Barril de Alva em penúltimo lugar; e o Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Almada, José Manuel Maia Nunes de Almeida, em primeiro lugar.

 

 

A desfolhada...

 

 

Serradores...Sentiu-se o cheiro a rezina fresca dos nossos pinhais...

 

 

Lavando a roupa na ribeira...

 

 

Cardando a lã...

 

 

Tratando a lã...

 

 

Fiando a lã...

 

 

O mercado...

 

 

Produtos da terra e animais de capoeira...

 

 

Trabalhos femininos...as lídes da casa e da cozinha...

 

 

Os trajes...

 

 

A beleza dos rostos e trajes dos finais do século XIX... 

 

 

Trajes...

 

 

Muita gente presente...

 

 

No uso da palavra o Engº Ricardo Pereira Alves que elogiou o trabalho do Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa, não deixando de mencionar os grupos congéneres presentes da nossa freguesia de Pomares, O Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva e o Grupo Etnográfico Raízes de Sobral Gordo.

 

 

No uso da palavra a Sra. Presidente da Junta de Freguesia de Celavisa e ao lado a jornalista da Rádio Clube de Arganil, Isabel Duarte, tomando apontamento digital.

 

 

No uso da palavra o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Arganil, João Travassos. Ao lado, a jornalista da RCA, Isabel Duarte e do lado oposto a cantora Micaela.

 

 

A música...

 

 

O canto...

 

 

A dança...

 

 

Actuação do rancho...

 

 

Da nossa freguesia, Teresa Neves, do Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva e Odete Francisco, do Grupo Etnográfico Raízes de Sobral Gordo.

 

 

Nestes eventos, há sempre um minutinho para tratar de assuntos da nossa aldeia...Drª. Teresa Neves conversando com o Engº Ricardo Pereira Alves, Presidente da Câmara Municipal de Arganil.

 

  

Sempre excelentes na sua interpretação, o grupo ComTradições, que encerraram a festa.

 

 

 

 

 

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 22:01
link do post | favorito
Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 36 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Será que já ninguém sabe a diferença entre diâmetr...
Comprei esta variedade nos Viveiros Valter.
Não deve ser fácil encontrar uma videira desta cas...
Ando à procura de um par de pés desta casta, mas n...
Também tenho uma de quando andava na v
Que pena pintarem as casas de branco!Eram tão lind...
Adorei o teu comentário! Não tenho mais palavras! ...
Não é preciso dizer mais nada... como sempre o ami...
Foi com gosto que apreciei esta festa de Carnaval...
Não lhe sei responder...Sei que têm vendido alguma...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.