Quinta-feira, 9 de Dezembro de 2010

Casa da Comarca de Arganil Festeja 81 Anos

 

Numa sede renovada, a Casa da Comarca de Arganil em Lisboa comemorou ontem o seu 81º aniversário. Passado pouco mais de um ano após um incêndio que danificou fortemente a sede desta Casa Regional, esta, aparece com cara lavada e com condições de poder albergar eventos de vária ordem. Perecebeu-se que os trabalhos foram muitos, mas também se percebe que valeu a pena o empenho dos dirigentes.

O dia começou com Missa, pelas 10:00 horas na Igreja de S. José, por alma dos sócios falecidos. Pelas 12/12:30, na sala Comendador Cruz Pereira, davam-se as boas vindas, seguidas de convívio e dos respectivos aperitivos. O Almoço foi servido à hora habitual, pelas 13:00 e contou com muitos arganilenses e amigos. 

Nestas ocasiões, há sempre discurso, nem faria sentido não haver, e calhou ao deputado Dr. Guilherme Silva, um amigo da Casa da Comarca de Arganil, ser o orador oficial do 81º Aniversário, com o tema " O Regionalismo e a Républica. Seguiram-se os vários discursos das individualidades presentes e no final a actuação do rancho residente, o Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa.

Como Pomarense, não poderei deixar de realçar que o Presidente da Casa da Comarca de Arganil em Lisboa é um pomarense da aldeia da Sorgaçosa, e também não poderei deixar de realçar a presença de outros pomarenses. O Soito da Ruiva esteve presente com representantes da Comissão de Melhoramentos daquela localidade e ainda com representantes do Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva. E tal como eu, individualmente, outros pomarenses marcaram presença. Como as imagens valem mais do que mil palavras...

 

 

O bolo de aniversário...excelente a confecção...

O bolo-rei que foi servido, também era excelente, confecção da Versalhes....passe a publicidade!

 

 

A mesa de honra, com as personalidades convidadas...

 

 

O deputado Dr. Guilherme Silva, no seu discurso, fez varias referências a Arganilenses que se destacaram na vida publica durante os 100 anos da Republica.

 

 

O nosso Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Engº Ricardo Pereira Alves.

 

 

Dra. Lurdes Castanheira, Presidente da Câmara Municipal de Góis.

 

 

Dr.Miguel Ventura em representação da ADIBER e também autarca de Arganil.

 

 

O Sr. António Francisco, Presidente da Casa da Comarca de Arganil, lugar que ocupa há 12 anos. Aproveitou esta oportunidade para informar que,  por uma questão de idade e de saúde, não voltará a  recandidatar-se a outro mandato.

 

 

 

Soito da Ruiva, na mesa 1. Na mesma mesa, de Anceriz, o Sr. Brito, que nos fez companhia. Eu também partilhei a mesa com os Soitodaruivenses.

 

 

Pomarenses, também na mesa 6.

 

 

Dirigentes e personalidades conhecidas...

 

 

Chegada a hora dos discursos...a Presidenta da CM de Góis, Dra Lurdes Castanheira realçou a cooperação entre os municípios da Beira Serra e a importância de tornar a região num "grande" território.

 

 

Dr. Miguel Ventura, sempre com um discurso claro e bem elaborado. como já nos habituou...

 

 

Carvalhais da Costa, abordou o tema da Comarca de Arganil num discurso eloquente...que prendeu a atenção dos arganilenses presentes...

 

 

Num discurso de proximidade e amizade, o Presidente da Junta de Freguesia de S. José, Vasco Morgado Jr., abraçando os Srs. António Francisco e Carlos Manuel, respectivamente Presidente e Secretário da direcção da Casa da Comarca, e no final contribui com um cheque para ajuda das obras...

 

 

Num discurso simples, de trato cordial e simpático, em que se percebeu a grande experiência de José Manuel Maia, explicou o porquê de estar ali; a presença de uma grande comunidade de Arganilenses em Almada, e fez referência ao Barril de Alva, à amizade que o liga ao Sr. Figueiredo "Toneca", e nessa sequência contou um episódio: alguém achou estranho ele ser do PCP e ser amigo pessoal do Dr. Guilherme Silva do PSD. Todos tem uma coisa em comum. A  José Manuel Maia, Guilherme Silva e Toneca, liga-os a grande amizade que ficou do tempo passado juntos na tropa...   

 

 

Barril de Alva

 

 

Um aspecto do salão e a mesa de dirigentes da Casa Regional em primeiro plano...

 

 

Carlos Manuel, um dos principais rostos da Casa da Comarca de Arganil. Dirigente do Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa. Um homem frontal e corajoso...

 

 

A actuação do Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa...

 

 

Dois rostos da Beira-Serra. Dra. Fernanda Maria e Dra. Teresa Neves. A Confraria do Bucho, (cá para mim que seja o de Vila Cova de Alva, a esta hora até que marchava...), e o Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva, as danças, os trajes, os acordes de guitarra, e os coscoreis. O melhor que há nas terras do Alto Concelho de Arganil. Alguém tem dúvidas!?

 

 

Constou-se que já estavam a tirar apontamentos de reportagem para o próximo número de A Comarca de Arganil. Eu cá fico a aguardar...

 

 

 

 

 

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 11:28
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De bcmantunes a 9 de Dezembro de 2010
Viva, meu caro amigo António Manuel Silva, cordiais cumprimentos.
Parabéns à Casa da Comarca de Arganil pelos seus 81 anos de vida. Nos anos 60 e 70 não havia 2ª feira que não se falasse no nome da Casa da Comarca de Arganil. A CCA atraía os jovens para os bailaricos que ali aconteciam aos fins de semana, como tal era tema de conversa entre a rapaziada.
Amigo António Manuel, é uma reportagem digna de ser coluna do primeiro número da Comarca de Arganil ao ressuscitar.
Pois é meu caro amigo, Dr. Guilherme Silva, José Manuel Maia e António Figueiredo, 3 companheiros aos quais me juntei no BART 2869 e que o destino levou a terras de Moçambique em cumprimento do serviço militar.
http://cart-2497.blogs.sapo.pt/2888.html
Um abraço para eles. O amigo Maia, é como seja um Barrilense, não falta a uma festa do Barril de Alva.
Por falar em Barril de Alva... Vem-me à ideia o famigerado barranco na estrada M508-1, entre Côja e Barril de Alva. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Arganil, o que se passa ali para que nem os 9 meses tenham bastado para que acontecesse...?
Caríssimo, António Manuel Silva, desejo tudo de melhor.
Um abraço,
Belchior Madeira Antunes
De bcmantunes a 10 de Dezembro de 2010
Ao referir-me à estrada entre Côja e Barril de Alva queria dizer 517-1 e não 508-1. Portanto a estrada a que me referi é M517-1, entre Côja e Barril de Alva.
Fica a rectificação e as devidas desculpas pela troca de número de estrada.
Belchior Madeira Antunes

Comentar post

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 39 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Bom dia adorava ter uma ou duas videiras destas , ...
Boa tarde, estou a tentar obter mais informação da...
Boa tarde, estou a tentar obter mais informação da...
Boa tarde, estou a tentar obter mais informação da...
Caro amigo!Quero agradecer o senhor por me ter env...
Bom dia meu Caro, cujo nome não colocou,O meu fale...
Obrigado caríssimo amigo.Um grande abraçoJá enviei...
Olá Afonso !!!Esse número que você passou tem what...
Caro Joaquim Pereira Matos, bom ano!Há muito que t...
Boa noite gostava entrer em contacto com à Senhora...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.