Segunda-feira, 3 de Janeiro de 2011

Lisboa - Estação do Rossio em Fim de Ano

 

Lá diz o ditado: Lisboa é Lisboa e o resto é paisagem! Não concordo em absoluto com esta frase tão redutora para o resto do país, até porque o país tem cidades muito bonitas, Coimbra por exemplo,  mas tenho que concordar que Lisboa é bela, desde sempre, e com a iluminação de Natal e Ano Novo tem outra luz, mais bonita ainda! Esta é a famosa Estação da CP do Rossio, local que me deixa boas recordações, porque era aqui que a minha viagem começava e acabava diariamente para o trabalho e para o regresso a casa. Foram muitos anos a calcorrear as escadas, e para ganhar ânimo, na esquina ainda lá está a Beira Gare, passe a publicidade, a casa onde se pode comer a bifana, o pastelinho de bacalhau, o filete de bacalhau, a chamuça e um montão de iguarias...e acompanhadas de belas imperiais, ou um verde à pressão.

Vem isto a propósito que vou aproveitar estes dias que irei permanecer cá por baixo, que é como quem diz, cá por Sintra e pela Capital, para vos mostrar algumas imagens do quotidiano da grande cidade. Afinal, para muitos, para algumas gerações de pomarenses e arganilenses, as vidas na cidade e nas nossas terras andaram sempre de mãos dadas. Ora, eu não fujo a essa regra. Por enquanto, claro! Mas, e tudo na vida tem um "mas"; vou aproveitar estar cá por baixo para acertar algumas coisas com a minha saúde. Bem sei que os meus leitores, visitantes e amigos deste blog nada têm a ver com isso, mas eu não faço segredo que sou um portador de Psoriase, sofro de Espondilite Anquilosante e as consequentes Colite Ulcerosa, Uveítes etc etc., tudo, tudo a que tenho direito destas doenças auto-imunes. Felizmente tenho a possibilidade de me tratar e de recorrer a bons clínicos, e não posso deixar de referir a ajuda única do Serviço Nacional de Saúde, uma conquista de Abril e do nosso estado social, que alguns tentam acabar para que outros lucrem com a saúde...enfim, outra "guerra" que agora veio a talhe de foice...dizia eu, vou acertar algumas coisas de saúde, um mini check-up, e não há nada mais racional do que começar o ano a cuidar do bem que temos de mais precioso, a saúde! Deixando as maleitas de lado, espero que gostem das minhas fotos da(s) cidade(s), desta, e das que irei publicar por estes dias.

 

 

 

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 22:55
link do post | comentar | favorito
7 comentários:
De bcmantunes a 4 de Janeiro de 2011 às 00:46
Viva, meu caro amigo António Manuel Silva, cordiais cumprimentos.
A frase; Lisboa, é Lisboa, o resto é paisagem seja redutora ou não, é conhecida e vale o que vale.
Uma coisa é certa! Apesar de os Alfacinhas nos estigmatizarem nos tratarem por Bimbos, foi com o esforço de milhares de Beirões que se pode orgulhar de ser o que é!
A Estação do Rossio está completamente diferente do que era nos anos sessenta: Tinha uma escadaria enorme com uns 3 ou 4, ou mais, metros de largura desde o piso inferior até ao superior. A Estação do Rossio sempre foi um enorme terminal ferroviário. Por ali passam e passavam milhares de pessoas que têm e tinham como meio de transporte o comboio.
A Estação do Rossio tem história.
Caríssimo, António Manuel Silva, muito fica por dizer! Hoje não conheço Massamá, mas já a conheci quase como as minhas mãos, como se costuma dizer. Quando Massamá era formada por 2 bairros o resto eram campos agrícolas com enormes rebanhos de ovelhas e manadas de gado vacum e algum cavalar. Coisas que a civilização apagou para nunca mais serem recuperadas.
Um abraço,
Belchior Madeira Antunes
De rouxinoldepomares a 4 de Janeiro de 2011 às 12:05
Pois é meu caro amigo Belchior Madeira Antunes! Bom dia! Quer queiramos quer não, Lisboa é Lisboa, e de facto é uma cidade muito bonita, nomeadamente a "Baixa". Quanto à estação do Rossio, ainda é um sítio de referência, ou não seja ela um monumento arquitectónico de excelência, em estilo neo-manuelino da autoria do arquitecto José Luis Monteiro e data de 1886. Curioso é que a porta de entrada está a um nível de 30 metros abaixo da plataforma de embarque, que penso será único. E se lá dentro olharmos para cima vemos todo aquele trabalho em ferro...vale a pena ser visitada, porque quem a visita não se arrepende. Foi aqui também que foi assassinado um Presidente da Républica, Sidónio Pais, a 14 de Dezembro de 1918, dia em que eu viria a nascer 36 anos depois.
Quanto a Massamá, ainda hoje se olharmos para o monte, podemos ver alguns cavalos a pastar, mas os prédios e os bairros modernos tomaram o espaço dos campos verdes...
Já agora os meus agradecimentos porque o meu amigo é ainda dos poucos que continua a comentar assiduamente no meu blog, e se entendermos a importancia de um simples comentário para o autor do blog, há muitos bloguistas que os interpretam como sendo a mesma coisa que a gente passar por alguém e dizer-lhe BOM DIA. Obrigado!
António Manuel Silva
De Toino da Machôa a 4 de Janeiro de 2011 às 19:55
Boa noite sr. rouxinol e boa noite a todos os pomarenses. Sr. rouxinol, o sr. tem razão, vir aqui ao seu blog e não deixar um comentário é a mesma coisa que passar por si e não o salvar. Sabe sr. rouxinol, a gente é um bocado comodista e nem sempre a gente está com disposição de escrever. Não prometo mas vou fazer os possíveis para sempre que por aqui passar lhe deixar um bom dia por que é o menos que a gente pode fazer para lhe agradecer as belas fotos e tudo o que tem feito por Pomares e pela freguesia. Obrigado sr. rouxinol e boa noite para o sr.
Daqui da Machôa, boa noite a todos.
Toino da Machôa
De bcmantunes a 4 de Janeiro de 2011 às 21:25
Viva, meu caro amigo António Manuel Silva, cordiais cumprimentos.
O fb entrou na vida das pessoas com muita facilidade.
É mais activo, mais dinâmico, está mais on-line. É mais aberto à sociedade.
Para tudo é preciso tempo. O Blogue exige mais tempo. No fb em 2 minutos divulga-se um conjunto de fotos.
A minha admiração pelo trabalho que tens em captar imagens para divulgar no blog e colocar com saber a legenda adequada. Por isso mereces que aqui venha com prazer e deixe uma palavra de apreço sobre o teu trabalho. Continuarei a visitar-te...
Caríssimo, António, um dia qualquer teremos que por a conversa em dia porque já estamos em novo ano. Desejo tudo de bom.
Um abraço,
Belchior Madeira Antunes
De sENHOR pREsiDEnTE nÃo NoS mAtE. a 4 de Janeiro de 2011 às 18:49
Ó meu deus o que nos esta a acontecer, já chegou a poluição a santa terrinha.
Quando hoje pela manhã vi tal acontecimento, pensei que andava o fogo em Pomares, mas não, era lá para o sitio onde esta a lixeira de Pomares fixada, era a lixeira que andava a arder. Bem era um fumo tão negro que parecia que estava arder uma bomba de gasolina. É triste muito triste ver acontecimentos deste em Pomares, a solução que tiveram para acabar com a lixeira é pô-la arder. Costuma se dizer “acaba-se o mal pela raiz”. Neste caso foi o eles deviam ter pensado, o que não é o pensamento mais correcto, muito de longe!!!! Por amor de deus, senhor Presidente, LÁ QUE NÃO RESPEITE OS POMARENSES É UMA COISA, AGORA DENEGRIR A SUA PROPRIA IMAGEM VALHA-ME DEUS, porque como presidente haveria de ter outra solução para a lixeira. Nunca se esqueça, a rapidez não é igual a eficácia......
Deparei-me num dia deste no facebook, a secretaria da junta a dizer para o presidente da assembleia “ que era um repórter a horas”, não se esqueça de porem no facebook que lixeira esta a arder,eheheh.... também é uma boa notícia, vai ver as pessoas que vão carregar no “GOSTO”.
De Pomarense a 5 de Janeiro de 2011 às 00:11
Tem toda a razão. Mas no facebook não interessa esta noticia porque é jornal de caserna, aqui é só para a fotografia , Mas no jornal de Arganil ! Mas só neste é muito pouco , Esta noticia tem que ser espalhada a Céu Aberto. O que mais irá acontecer em POMARES?????? ESTOU FARTO DE VERGONHAS. E ESTA É UMA DAS MAIORES. NÓS POMARENSES FOMOS ENGANADOS, QUATRO ANOS CHEGAVA, AGORA DOU RAZÃO A CERTAS PESSOAS.
De Fio de Prumo a 4 de Janeiro de 2011 às 21:38
Sr. Rouxinol sabemos que o sr. está longe mas venha ver o que por aqui vai e vai ver que agora as fogueiras de natal são coisas de meninos ao pé da grande fogueira da Junta em pleno pinhal e tudo arde desde colchões a todo o tipo de materiais a plasticos e outras coisas que tais. A lixeira de Pomares está a arder por fogo posto pela Junta. O Jornal de Arganil é que devia cá vir ver isto, dava uma boa fotografia.

Comentar post

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 36 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.Visitas

conter12

.últ. comentários

Que pena pintarem as casas de branco!Eram tão lind...
Adorei o teu comentário! Não tenho mais palavras! ...
Não é preciso dizer mais nada... como sempre o ami...
Foi com gosto que apreciei esta festa de Carnaval...
Não lhe sei responder...Sei que têm vendido alguma...
A Quinta da Marqueza encontra-se para venda ?
Que catastrófe as imagens dão arrepios.bjshttp//bl...
Impressionante! Ainda bem que nada lhes aconteceu.
Parabéns à Junta de Freguesia de Pomares, por as m...
A familia de minha Mãe de apelido Silva Campos é d...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.