Segunda-feira, 24 de Janeiro de 2011

Ontem Passou-se Alguma Coisa?

 

No dia seguinte às Eleições Presidenciais, independentemente de ter havido eleições, porque já não é tema de conversa, apenas os telejornais fazem lembrar o acto. Pomares volta à sua pacatez normal nesta época do ano, se é que saiu da pacatez, com uma Segunda Feira gélida mas de céu azul e brilhante. O que me deixa satisfeito é estar na minha terra porque o discurso de vitória eivado de nuances ressabiadas, deixa-me alguma nausea...

O que é digno de nota, é que em Vila Cova de Alva o candidato Francisco Lopes ficou em segundo lugar  a escaços 13 votos do Anibal Cavaco Silva. Curioso!!!

 

 

 

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 22:25
link do post | comentar | favorito
12 comentários:
De Gustavo Fonseca Santos Costa a 25 de Janeiro de 2011
Caríssimo

Devo felicitar-te pelo trabalho exaustivo de tentar compreender a flutuação percentual e numérica do resultado das Eleições Presidenciais nas mais variadas localidades de Arganil.
Mas não o faças só nesse contexto. Se não vejamos: O caso de Vila Cova de Alva e o Eleitorado de Esquerda nas Legislativas:
- Em 2005 totalizou 218 votos
- Em 2009 totalizou 183 votos
Nas Presidenciais
- Em 2006 totalizou 151 votos
- Em 2011 totalizou 142 votos
Estou a fazer o contraste entre Legislativas e Presidenciais pois são, conforme o que está em jogo, o contrabalanço do Poder Político em Portugal.
Em 2011 Francisco Lopes consegue uma votação histórica em Vila Cova de Alva devido em parte aos votos que poderiam ser favoráveis a Manuel Alegre que em 2006 teve 91 votos (não esquecendo que foi uma Candidatura Independente e de Cidadania) e só conseguiu em 2011, 29 votos. E também na distribuição de alguns dos votos de 2006 em Mário Soares, na altura Candidato apoiado pelo Partido Socialista que sai claramente derrotado apenas com 43 votos.
Concordo contigo, que numa Freguesia que demonstra enorme disparidade nas 3 Eleições de 2009, será difícil ler os números, mas na minha perspectiva só demonstra que o Eleitorado de Esquerda em Vila Cova de Alva decidiu, e espero que bem, demonstrar que não está pelos ajustes, mostrando um cartão vermelho ao PS e ao seu Candidato, talvez até por não terem gostado da coligação, que quanto a mim foi um "teste" mal engendrado, com o Bloco de Esquerda e da qual, pelos vistos a grande maioria dos Socialistas, não se revê.
Mas vamos pôr ao nível Concelhio, por votação e colocar neste quadro, apenas os Candidatos apoiados por Partidos.
PPD PSD
Cavaco Silva 2006 - 4646 votos
Cavaco Silva 2011 - 3601 votos
PS
Mário Soares 2006 - 925 votos
Manuel Alegre 2011 - 1107 votos
PCP
Jerónimo de Sousa 2006 - 239 votos
Francisco Lopes 2011 - 581 votos

Em 2011 a candidatura apoiada pelo Partido Comunista subiu em 100%, o resultado alcançado em 2006. Se juntarmos, de 2006, os votos de Mário Soares, Manuel Alegre, Jerónimo de Sousa e Francisco Louçã não chegam a ser 65% da totalidade de votos em Cavaco Silva.
Se juntarmos, de 2011, os votos de Manuel Alegre, Francisco Lopes e Fernando Nobre não chegam a ser 65% da totalidade de votos em Cavaco Silva. De Outsiders " sou obrigado a destacar aqui Fernando Nobre pois deve ser difícil competir neste quadro, assim como o foi Francisco Louçã em 2006.
Quer dizer que para o Concelho de Arganil este é um Presidente que em 2011/2015 vale no mínimo por 3 Candidatos.

Um abraço

Gustavo Fonseca Santos Costa

IP: 2.81.248.110
De rouxinoldepomares a 25 de Janeiro de 2011
Meu caro amigo Gustavo Santos Costa.
É um prazer tê-lo novamente como comentador do meu Blog! Modéstia à parte, O Rouxinol de Pomares ocupa hoje um espaço de opinião incontestável no panorama da nossa terra e até do concelho.
A análise que o meu amigo faz é matematicamente correcta, mas em relação a estas eleições, embora não sendo alinhado, que é como quem diz, não pertença a nenhum partido (nada tenho contra os partidos e muito menos contra a política), detenho alguma informação privilegiada que me permite ter uma análise diferente da do meu amigo. Quanto a Vila Cova do Alva, como o meu amigo deve saber, o candidato Francisco Lopes é um natural da freguesia, o que pode explicar a excelente votação ai alcançada. Ainda e quanto à candidatura do Dr. Fernando Nobre, conheço o seu mandatário no concelho, mas o mesmo não posso dizer da candidatura do Manuel Alegre.
Às vezes, nestas coisas de eleições, nem tudo o que parece é…mas em politica o que parece é, e isso é o que conta…mas aquilo que me preocupa verdadeiramente é a população da minha freguesia de Pomares baixar a fasquia dos 500, quando em 1911 era a 2º maior freguesia do concelho de Arganil. Por este andar…temos o futuro assegurado, alegre e risonho…e como este presidente vale por três (3) espero que triplique algumas coisas, mas bastava que Pomares crescesse na média do que tem vindo a decrescer, para me sentir feliz, e prometo que se isso acontecer voto no próximo candidato de direita…
Um abraço e volta sempre.
António Manuel Silva
De Gustavo Fonseca Santos Costa a 25 de Janeiro de 2011
Caríssimo

Vais-me desculpar mas valerá a pena lembrar-te que, em 37 anos tivemos 2 Presidentes de Esquerda, ambos filiados no mesmo Partido, ambos com reeleição, e 3 de Militares. 2 foram nomeados e o último por Eleições, também reeleito.
Este é o Primeiro Presidente de Direita em Portugal legítimamente eleito.
Quanto ao facto de Francisco Lopes ser de Vila Cova de Alva, eu não acho 100% determinante para a minha linha de pensamento. Poderá fazer alguma diferença mas iria, ainda mais, penalizar a contagem que faço. Iria principalmente penalizar o eleitorado mais conservador e Socialista conforme fica provado com os resultados das Legislativas de 2009.

Um abraço

Gustavo Fonseca Santos Costa
De rouxinoldepomares a 25 de Janeiro de 2011
Meu amigo Gustavo, gostei deste ser o primeiro presidente eleito de direita em 37 anos... em segundo mandato, não é assim?. Admitimos que os outros de esquerda só lá estiveram, somando os mandatos, 20 anos, sobram 17...mas é assim que os portugueses se vão cansando, e este é o presidente eleito com menos votos...
Para mim já chega de eleições e o presidente não governa...não somos um regime presidencialista...
Aquilo que me preocupa é Pomares descer a fasquia das 500 almas...e o presidente não deve estar preocupado...mas estou eu...que sou pomarense!
Por aí em Santo António do Alva está tudo fixe? O belo Rio Alva continua a correr?
Um abraço.
António Manuel Silva
De Gustavo Fonseca Santos Costa a 26 de Janeiro de 2011
Caríssimo

Conforme eu disse, e seguindo a História de Portugal, aqui tens a lista de Presidentes da Républica depois do 25 de Abril de 1974:
25 de Abril de 1974 - 15 de Maio de 1974 - Junta de Salvação Nacional - Militares.
15 de Maio de 1974 - 30 de Setembro de 1974 -António Sebastião Ribeiro de Spínola - Miltar, Presidente da Junta de Salvação Nacional, depois nomeado Presidente da República pelos seus pares; demitiu-se.
30 de Setembro de 1974 - 13 de Julho de 1976 - Francisco da Costa Gomes - Miltar; nomeado.
14 de Julho de 1976 - 9 de Março de 1986 - António dos Santos Ramalho Eanes - Militar, 1º Presidente eleito
9 de Março de 1986 - 9 de Março de 1996 - Mário Alberto Nobre Lopes Soares - Partido Socialista.
9 de Março de 1996 - 9 de Março de 2006 - Jorge Fernando Branco de Sampaio - Partido Socialista.
9 de Março de 2006 - 9 de Março de 2016 - Aníbal António Cavaco Silva - Partido Social Democrata.
Os outros 17 anos deves estar a reportar aos 10 Anos de Presidência do General Ramalho Eanes e os outros dois anos, a seguir a 1974, até 14 de Julho de 1976, aquando da Eleição do General.
Sobram apenas, e até agora os 5 anos de Presidência do Doutor Aníbal Cavaco Silva. Se fosse a ti falaria apenas em 2 anos, pois penso que tu, tão bem como eu, sabemos que quem pôs o General Ramalho Eanes na Presidência, foi a Esquerda. Em 1976 o único adversário, (vamos chamá-la de Direita Consolidada) de Ramalho Eanes foi José Baptista Pinheiro de Azevedo, que mais tarde viria a presidir o Partido da Democracia Cristã, tornado ilegal em 1976 com a entrada em vigor da Constituição da República Portuguesa, que diz no Nº3 do Artigo 51 e passo a ler:
- Os partidos políticos não podem, sem prejuízo da filosofia ou ideologia inspiradora do seu programa, usar denominação que contenha expressões directamente relacionadas com quaisquer religiões ou igrejas, bem como emblemas confundíveis com símbolos nacionais ou religiosos.
Quando ainda o PPD/PSD não tinha a expressão, que dois anos mais tarde quando Francisco de Sá Carneiro foi reeleito Presidente do PPD/PSD, depois de em Novembro de 1977 se ter demitido. Daí até se formar a maior, e quanto a mim a melhor coligação partidária que este País já presenciou, que foi a Aliança Democrática, nunca a Esquerda em Portugal tinha tido
adversário à altura. Na minha humilde opinião, não tivesse sido a morte trágica de Sá Carneiro e talvez o Candidato Presidencial Soares Carneiro, tivesse tido um melhor adversário nas Eleições de 1980. Sabendo nós, que mesmo a Esquerda em Portugal, aquando da reeleição do General Ramalho Eanes se dividiu, na tentativa de não haver um Presidente à direita.
Foi a partir destas Eleições que os partidos de Extrema Esquerda começaram a desaparecer, e a deixar de ter expressão política.
Relembrando os adversários directos da Eleição em 1976:
Ramalho Eanes 2.967.137 votos - 61,59%
Otelo Saraiva de Carvalho 792.760 votos - 16,46%
Pinheiro de Azevedo 692.147 votos - 14,37%
Octávio Pato 365.586 votos - 7,59%

E depois em 1980:
Ramalho Eanes 3.262.520 votos - 56,44%
Soares Carneiro 2.325.481 votos - 40,23%
Otelo Saraiva de Carvalho votos 85 896 - 1,49%
Galvão de Melo 48.468 votos - 0,84%
Pires Veloso 45.132 votos - 0,78%
Aires Rodrigues 12.745 votos - 0,22%
Carlos Brito desistiu --

Olhando bem para estes adversários e para os resultados, deixo-te aqui o enunciado do Problema:
Que orientação política elegeu o General Ramalho Eanes em 1976?
E em 1980?
Tens apenas 10 segundos para responder. Já passaram.

Em 1976 o único adversário, (vamos chamá-la de Direita Consolidada) de Ramalho Eanes foi José Baptista Pinheiro de Azevedo, que mais tarde viria a presidir o Partido da Democracia Cristã, tornado ilegal em 1976 com a entrada em vigor da Constituição da República Portuguesa, que diz no Nº3 do Artigo 51 e passo a ler:
- Os partidos políticos não podem, sem prejuízo da filosofia ou ideologia inspiradora do seu programa, usar denominação que contenha expressões directamente relacionadas com quaisquer religiões ou igrejas, bem como emblemas confundíveis com
símbolos nacionais ou religiosos.

É muito giro fazer este exercício político.

Um abraço

Gustavo Fonseca Santos Costa

De rouxinoldepomares a 26 de Janeiro de 2011
Boa noite meu caro amigo Gustavo Santos Costa!
Hiiii! Que grande pachorra, que o meu amigo tem! Isso é dos livros, e de acesso na web, mas já ninguém perde tempo com essas coisas do passado! Em tempos havia a direita, a extrema direita, e a esquerda, e a extrema esquerda, e uns da direita foram para o PS e outros da extrema esquerda foram para o PS e para o PSD, uma garnde mobilidade... e uma grande "lata" mas hoje isso nada significa... até eu em tempos votei num candidato tapando-lhe a cara para não permitir que a direita ganhasse. Nesse tempo era importante...hoje tudo é tão igual que já nem dá gozo...e a propósito de gozo, qualquer dia Pomares tem tão pouca gente que já nem dá gozo andar na rua sem ver ninguém...isso é o que me preocupa.
Um abraço
António Manuel Silva
De Tuareg a 28 de Janeiro de 2011
Nem consegui ler tanta descrição...a verdade verdadinha é que vamos levar com ele mais 5 anos e o resto é conversa!
De rouxinoldepomares a 28 de Janeiro de 2011
Minha cara amiga Tuareg, eu diria, porra, é isso mesmo vamos ter que levar com ele mais 5 anos e o resto é conversa!
De anonimo a 29 de Janeiro de 2011
Carissimo rouxinol:
Não só em Belém , tb na J.F , na C.M.A. e espero que
nas próximas em S.B
Um abraço
De Tretas a 1 de Fevereiro de 2011
Eu sou o Tretas, é só pra responder a este que só vê uma cor, deve ser dautónico, mas olhe ali para o lado, para Oliveira do Hospital e veja a diferença, mas como é dautónico e deve andar á espera de alguma coisa só vê e dá graxa ao que lhe interessa. Como dizia o Coelho da Madeira, os políticos e as fraldas devem ser mudadas de vez em quando...mas cada terra tem o que merece.
De anónimo a 3 de Fevereiro de 2011
Sr tretas :
Não é DAUTÓNICO que se escreve em Português correcto, mas sim DALTÓNICO!!!!!
Como dizia o Coelho da Madeira " os políticos são como as fraldas devem ser mudadas"
Tenho dito.
De Toino da Machôa a 25 de Janeiro de 2011
Boa noite sr. rouxinol e boa noite a todos os pomarenses. Sr rouxinol, tem toda a razão não se passa nada e aqueles que andam para aí todos a abanar o rabo de contentes com a vitória cavaquista, parece que é uma grande coisa, uma grande surpresa, mas qualquer TOINO sabia quem ia ganhar e para as proximas também qualquer TOINO sabe quem ganha, andamos sempre na mesma ora um ora outro e isto só lá vai não é com cravos no cano mas com a baioneta espetada e a fazer sangue que assim já não nos desgraçavam mais. Aqui na Machôa nós vamos votar mas não alinhamos na carneirada.
Daqui da Machôa, boa noite a todos, que tenho que ir ver dos coelhos que estão a parir.
Por falar em coelhos a minha Felismina está para ali a gritar "abaixo os tiranetes"
Toino da Machôa

Comentar post

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 39 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Bom dia adorava ter uma ou duas videiras destas , ...
Boa tarde, estou a tentar obter mais informação da...
Boa tarde, estou a tentar obter mais informação da...
Boa tarde, estou a tentar obter mais informação da...
Caro amigo!Quero agradecer o senhor por me ter env...
Bom dia meu Caro, cujo nome não colocou,O meu fale...
Obrigado caríssimo amigo.Um grande abraçoJá enviei...
Olá Afonso !!!Esse número que você passou tem what...
Caro Joaquim Pereira Matos, bom ano!Há muito que t...
Boa noite gostava entrer em contacto com à Senhora...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.