A Capela da Marquesa como é conhecida, situa-se numa das alas laterais da nossa Igreja Matriz de Pomares e foi instituída por Manuel de Brito e mulher, D. Catarina Borges de Castro, aqui sepultados, e data dos finais de seiscentos.
Por iniciativa do Paulo Bento, actual "feitor" da Quinta da Marquesa, a partir de agora a capela e por conseguinte a igreja está mais rica, e oferece a quem nos visita uma imagem de um Santo Cristo do Horto. A imagem estava "recolhida" dos olhares dos crentes já vai para muitos e longos anos, de tal modo que poucas pessoas se lembram qual a origem e as preces que lhe eram dedicadas. Fala-se num esquife e até em procissão...mas a memória perdeu-se no tempo. O Paulo, com a ajuda dos pomarenses, levou a efeito a sua recuperação, mandou restaurar a imagem, mandou construir um caixão em madeira e vidro, uma nova mesa para a imagem de Nª Srª das Dores, e ele próprio recuperou os candelabros. Assim se recuperou história, património de um povo, e acrescentou mais valia e mais um motivo para visitar a nossa bela Igreja de Pomares.
Uma Imagem de Cristo, curiosa no mínimo, porque articulada de pernas e braços, que há longas décadas estava esquecida e em degradação.
Ao lado a Imagem da Nª Srª das Dores, já existente na Capela da Marquesa, agora em cima de uma nova mesa de madeira, a condizer com o caixão.
Pormenor do rosto do Santo Cristo do Horto.
A iluminação do caixão esteve a cargo e foi oferta do especialista em electricidade, o nosso conterrâneo Figueira.
Imagens antes da sua recuperação para melhor se poder aquilatar do trabalho desenvolvido.
Iniciativas destas, de conservar e reabilitar o património de todos, são de louvar, e o Paulo Bento está de parabéns pela iniciativa.
Da minha parte aqui fica o meu obrigado como pomarense.
. VII Capítulo da Confraria...
. Mostra de Ensino Profissi...
. A Tailândia na ARPIMS de ...
. Sra Ministra da Saúde em ...
. 2º Grande Prémio de Atlet...
. Festa Socialista em Aveir...
. A Nossa Freguesia
. Barroja
. O Nosso Concelho
. A Nossa Região
. Amigos
. Ritual
. Impulsos
. O Açor
. Maria
. Links
Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.