Segunda-feira, 30 de Maio de 2011

Vila Cova de Alva - II Sabores e Lavores

 

Vila Cova de Alva, é sábado e estamos no segundo dia da II Mostra de Sabores e Lavores, faz calor e muitas nuvens no céu ao fim da tarde. Muita gente nas ruas de Vila Cova que convergem para a Praça onde decorre a II Mostra. É ali que vão desfilando os grupos que vão animando culturalmente o certame

O povo aplaude e vê-se nos rostos dos vilacovenses a felicidade de ter na sua terra um evento que chama gente das vilas e aldeias vizinhas. O sucesso está assegurado.

É assim que "nós" do alto concelho de Arganil, nos podemos ir afirmando e divulgando as nossas terras. Estão de parabéns o povo de Vila Cova de Alva e a Junta de Freguesia, na pessoa da sua Presidente a Dra. Cidalina Lourenço Antunes, que em parceria com todas as organizações culturais e desportivas de Vila Cova do Alva levaram a efeito esta II Mostra. Parabéns também ao povo anónimo que contribuiu para este evento que tive o privilégio de assitir e de captar algumas imagens.

Fico à espera da III Mostra...

 

 

Em destaque esteve a Junta de Freguesia de Vila Cova de Alva, responsável pela organização da Mostra, e em especial a sua Presidente a Dra. Cidalina Lourenço Antunes...

 

 

...e ainda as organizações culturais da freguesia. Na foto, João Silva, de Vinhó, em actividade em nome de Vila Cova de Alva.

 

 

A actuação do Rancho Folclórico Flores do Casal de São João...

 

 

 

Elementos do Rancho de São João...

 

 

A Mostra...

 

 

 

A Associação Filarmónica Arganilense...

 

 

...uma banda a "sério" que foi penalizada pelo "são pedro e por santa bárbara", porque a trovoada e a chuva intensa acabou abruptamente com a excelente exibição. Maio tem destas coisas... e não há nada a fazer contra as forças da natureza...

 

 

 

Assistimos à (de"banda"da) da Associação Filarmónica Arganilense para dentro da Igreja da Misericórdia. Os instrumentos e as pautas são valiosos, e há que os resguardar e estimar... 

 

 

Chovia copiosamente, e como estava na hora de jantar, nada melhor que fazer "marchar" uns peixinhos do rio, um "petisco" típico de Vila Cova de Alva. A chanfana também marchou para que os peixinhos não andassem aos saltos...

Tudo fixe, e só me falta mesmo agradecer a um casal vilacovense o amável convite para jantar com amigos. Agradeço ao meu amigo Dr. Nuno Espinal e à sua esposa D. Suzete, a companhia e a simpatia com que fui recebido por todos os seus amigos...

 

 

 

Digam lá se não estavam com bom aspecto?...Ai não que não estavam!!! Estavam...porque marcharam uma data de travessas...

 

 

Ao lado e também na amesendação, o amigo Zé Conde e Natália Novais com amigos de Tábua e de Loriga.

 

 

No final do jantar, e porque a chuva ameaçava a noite, os fados (e bem) ouviram-se na Igreja da Misericórdia. E que melhor lugar haverá para a música!!!???

Fados de Coimbra interpretados por Loriguenses...

 

 

...seguidos de Fado de Lisboa e apresentados soberbamente por Zé Conde, como só podia ser...

 

 

Um casal simpático e mediático, e figuras incontornáveis da nossa Radio de Arganil: Zé Conde e Natália Novais.

 

 

Em todas as manifestações culturais do nosso concelho, o Soito da Ruiva diz sempre presente. Na foto a D. Ana Maria Neves (para nós a D. Anita), à conversa com a Fernanda, (a minha mulher).

 

 

Caras conhecidas por serem figuras publicas: Ricardo Pereira Alves, Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Francisco Rôlo, Vice Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Eugénio Frois, Deputado do Município de Arganil, e Carlos Maia, Presidente da Junta de Ervedal da Beira, e logo atrás, Ricardo Figueiredo de Oliveira do Hospital.

 

 

Miguel Ventura, que não precisa de apresentações...

 

 

Para saberem mais sobre a Mostra, nada melhor que seguir o Miradouro de Vila Cova, da responsabilidade do meu amigo Dr. Nuno Espinal. 

 

 

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 23:30
link do post | favorito
De pedro vicente a 31 de Maio de 2011
Bom dia,

eu tenho o "sonho" de ver um dia a junta de freguesia de pomares juntamente com a camara municipal de arganil e as varias agremiaçoes de todas a aldeias da freguesia fazer um evento anual deste genero e que seria realizado, cada ano numa aldeia diferente. Isto sim seria promover todas as aldeias da freguesia da magnifica serra do açor.
De Teresa Neves a 1 de Junho de 2011
Sr Pedro Vicente... Não o conheço mas, devo dizer-lhe, partilho da sua opinião. Estou consigo!!!
De pedro vicente a 1 de Junho de 2011
Bom dia teresa. Talvez nao me conheça pessoalmente, mas sou primo da alexandra piteira, do sobral magro/sobreda. Eu concordo com o rouxinol, mas com a diferença que essa "feira" nao fosse de pomares mas sim de toda a freguesia. Compreendo que talvez seja mais complicado fazer todos os anos numa aldeia diferente (ate pq nem todas tem as mesmas condicoes), mas acho que a base do "projecto" deveria ser mesmo essa. Nao restringir a pomares, pq senao os "visitantes" vêm a pomares e ignoram por completo todas as outras aldeias da freguesia.

ps nao precisa de me tratar por sr. lol
De rouxinoldepomares a 1 de Junho de 2011
Olá Pedro Vicente. Muito obrigado por concordar comigo!
Quando eu comecei a falar numa festa da freguesia, e já lá vai algum tempo, ( o tempo passa depressa), obviamente que a imagino na sede de freguesia, mas isso não será impedimento da divulgação das várias aldeias que compõem a nossa terra, até porque as aldeias participariam nessa festa. Veja-se o modelo que é utilizado na Feira das Freguesias levadas a cabo neste mês de Junho em Arganil.
Obviamente que a sua ideia é legítima e de facto seria uma forma de promover todas as aldeias da freguesia, mas nestas coisas temos que ser pragmáticos e se não é fácil uma Festa da Freguesia em Pomares...mais dificil é ter essa Festa em cada terra uma vez por ano. Mas a ideia é optima e a sua concretização seria a prova que teriamos vencido a desertificação e o envelhecimento das nossas aldeias.
Eu luto e continuarei a lutar por uma FESTA DA FREGUESIA em Pomares, envolvendo todas as instituições da freguesia, culturais, desportivas, regionalistas e outras associações. Se conseguirmos concretizar esse sonho tudo o que possa vir por acrescimo é bem vindo...mas acredito que a Festa da Freguesia em já está a "mexer"...é uma questão de tempo...
Cumprimentos
António Manuel Silva
Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 36 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Será que já ninguém sabe a diferença entre diâmetr...
Comprei esta variedade nos Viveiros Valter.
Não deve ser fácil encontrar uma videira desta cas...
Ando à procura de um par de pés desta casta, mas n...
Também tenho uma de quando andava na v
Que pena pintarem as casas de branco!Eram tão lind...
Adorei o teu comentário! Não tenho mais palavras! ...
Não é preciso dizer mais nada... como sempre o ami...
Foi com gosto que apreciei esta festa de Carnaval...
Não lhe sei responder...Sei que têm vendido alguma...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.