Quarta-feira, 29 de Junho de 2011

Festas Populares de Pomares (2)

 

Meus caros amigos isto é mesmo uma canseira!

Não, não estou a dizer que estou farto do blog, nada disso...o blog foi criado para expressar a minha opinião com uma orientação que aliás está bem visível no cabeçalho, deste que é o blog mais conhecido da nossa terra e redondezas, e onde escrevi um dia:  O Rouxinol de Pomares. É um blog pessoal. Uma forma de ver a freguesia de Pomares, as redondezas e outros lugares. Por falta de tempo, por outros afazeres, eu não tive ainda tempo de "botar" on line as fotos e a minha opinião sobre a Festa Popular de Pomares, que se realizou no sábado passado, cuja organização coube à Sociedade de Melhoramentos de Pomares. Aliás a entidade que ao longo de muitas gerações tem dado a Pomares muitos e muitos momentos de alegria. Nos dias de hoje, reconheço o esforço que a Sociedade de Melhoramentos tem feito por  Pomares. Sabemos que, para que as coisas tenham sucesso, é preciso trabalho, por vezes duro. Pela festa, alegria e o espectáculo que a Sociedade proporcionou a Pomares e aos amigos que nos visitaram merecem o meu aplauso, e sei que para o ano será ainda melhor. Vai ser melhor de certeza!

Ora vamos lá às fotografias e vamos começar pelas barraquinhas, quiçá o primeiro ensaio para a tão desejada Festa da Freguesia, e cuja primeira foto mostra o que de melhor se pode fazer com um simples pano, e por mãos pomarenses. Já vos mostrei a brilhante actuação da Filarmónica de Côja e como não há festa popular sem comes e sem sardinhas, cá estão as fotos e depois a actuação do Rancho Folclórico Juvenil da Casa do Povo de Arganil e o Grupo de Cantares do Alva e Açor. Ora vejam:

 

 

 

Glória Marques, Tesoureira da Sociedade de Melhoramentos de Pomares e a figura mais mediática desta agremiação a posar para "O Rouxinol de Pomares" em frente às barraquinhas.

 

 

As barraquinhas que foram visitadas por muita gente...

 

 

A barraquinha de uma pomarense (minha mana).

 

 

Rendas e formas dadas aos panos com muita arte e sabedoria e ainda, muito, muito coloridos...

 

 

Um cesto vestido...e muito mais coisas que podem visitar aqui: http://panoscomarte.blogspot.com/

 

 

Também de pomarenses, bonecas e outras coisas feitas com arte e sabedoria, que podem visitar aqui: http://artefactopxavier.blogspot.com/

 

 

Licores e ginjas de Sobral Gordo...sabores da Serra do Açor...

 

 

A minha tia Ilda assegurou a mostra de latoaria do meu Tio António ( que estava com uma mostra de latoaria em Évora), também ele ligado a Pomares pelo casamento e provavelmente dos poucos artesãos em actividade, dos muitos que existiam em Avô, aqui mesmo ao lado... 

 

 

 

E porque não há festa popular sem sardinha, cá estavam elas, mesmo de pano...e uma que o meu amiguinho João Pedro segura na mão e que levou para casa.

 

 

A amesendação foi um êxito, tendo esgotado as sardinhas, as bifanas, e as filhoses...

 

 

As sardinhas a assar...

 

 

O Pontão cheio de pomarenses e amigos...

 

 

A Festa não se fez só de comer...o Rancho Folclórico Juvenil da Casa do Povo de Arganil a chegar a Pomares.

 

 

É de jovem que se começa e se assegura o futuro...

 

 

O rancho a actuar com muito calor...

 

 

 

Muito apreciado e muito aplaudido...

 

 

As imagens falam por si...Pomares esteve aqui...

 

 

É da praxe...a dança do fado serrano, e nem o Dr. Miguel Ventura escapou ao "castigo"...

Não se preocupe meu amigo, que a propósito de dança e de dançarinos eu tenho uns "tesourinhos" guardados que nunca publiquei...

 

 

Grandes amigos de Pomares e de grande qualidade musical, o Grupo de Cantares do Alva e Açor.

 

 

 

A figura de referência e líder do grupo, o Engº Eduardo Gonçalves. Um autor e compositor de grande qualidade que prepara espectáculo a  espectáculo, tornando cada um deles numa actuação única.

 

 

As vozes femininas...

 

 

E não há festa sem som...

 

 

Gostei de ver os nossos conterrâneos, os amigos  Manuel Gracio e  Joaquim Bento de Soito da Ruiva, até ao final da festa.

 

 

E obviamente a foto esperada, cujo momento foi aplaudido por muitos presentes. Senhoras e Senhores, dispensamos apresentação, Pomares só tem a ganhar...

 

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 22:58
link do post | comentar | favorito
8 comentários:
De Glória Marques a 30 de Junho de 2011
Boa noite, que alegria eu sinto ao ver esta linda reportagem de fotografias , da festa que teve um êxito que realmente eu não esperava, para falar verdade antes perdi muito sono, a pensar no que nos metemos, porque era um compromisso muito elevado para meia dúzia , mas o importante foi vencer, toda a equipe está feliz e já se fala de outra com mais dias... Há valentes assim é que é falar. A ultima foto... Não é Amândio , não é Glória e não é António Silva,,, é sim o Presidente da Junta de Freguesia de Pomares, a Tesoureira da SOC de Melhoramentos de Pomares e o Rouxinol de Pomares. Não vamos misturar, Um abraço e vamos dormir na paz com os Anjos.
De rouxinoldepomares a 30 de Junho de 2011
É assim mesmo ó Glória, para a próxima há que levantar a fasquia a uma altura que possamos transpor. Em Pomares é possível fazer coisas giras e é possivel unir os pomarenses.
Quanto à fotografia, deixa-me só acrescentar uma coisinha...se é o Presidente da Junta de Freguesia de Pomares, se é a tesoureira da SMPomares, o Rouxinol de Pomares, devia ser o que é, o membro mais activo da Assembleia de Freguesia de Pomares, eleito nas listas do Partido Socialista, com ideias e capacidade de trabalho.
Para que conste a autoria da foto é de Sofia Pereira.
De José Cavaca a 30 de Junho de 2011
Não conhecendo as pessoas que estiveram envolvidas nesta grande Festa, resta-me dar os parabéns a todos, penso que todos deram o melhor para que tudo fosse um exito. Mas o mais importante, o que nos toca a nós ciclistas, foi termos tido a honra de participar nessa grande festa, mesmo que por breves instantes foi muito gratificante. Muito obrigado Pomares e suas gentes, em meu nome e de todos sentimo-nos orgulhosos por termos um Post no Blog do amigão Sr. António, da nossa presença nessa tão acolhedora terra.

Parabéns a todos.
Para o ano que vem, se Deus quiser lá estaremos com mais tempo e melhor organizados.

José CAvaca
De Glória Marques a 30 de Junho de 2011
Sr. J. Cavaca; então o Sr só quer voltar à nossa terra para o ano? e nós a fazer conta do seu grupo de ciclistas virem fazer parte do passeio de bicicletes ainda a marcar! provavelmente será integrado nas festas de verão este ano dias 20 e 21 de Agosto quando o programa estiver pronto o nosso amigo e colaborador Rouxinol de Pomares irá divulga-lo aqui... tenha uma boa noite.Obrigado pela atenção.Glória Marques.
De José Cavaca a 1 de Julho de 2011
Olá, bom dia Menina e simpática Glória Marques, foi essa a impressão que tive no primeiro e breve contacto que tive com a Senhora, deve ser por pertencer a Pomares.

Quanto ao passeio de bicicletas, pois sería com todo o gosto, juntaría uma vez mais o útil ao agradàvel, mas não sei se sabe, caso não saiba fica a saber, eu também sou fotógrafo, e o Mês de Agosto é fértil em casamentos,,, temo que esse passeio possa coincidir num dia que eu esteja a trabalhar. No caso de ser a um Domingo é mais fácil eu estar livre, de qualquer forma farei tudo o que estiver a meu alcance para voltar a conviver com gentes de Pomares, é algo de diferente, e eu "bebi" água de Pomares.

Muito grato pela atenção e convite.

José Cavaca
De Tânia Pinheiro a 3 de Julho de 2011
É com grande tristeza que venho dizer isto. Quando no mês de Março ouve uma grande discussão no Facebook entre pessoas da freguesia sobre a festa de Pomares coincidir com a festa do Sobral Magro. Mas logo constatei que as "conversas"têm algum efeito, pois vim agora constatar que a festa de Pomares vai coincidir com a do Barrigueiro . Então a fava já calhou em 2009 ninguém disse nada agora volta a calhar em 2011. Porque será? É das aldeias mais pequenas da freguesia, já não bastava"O BARRIGUEIRO NÃO ESTAR NO MAPA"como algumas pessoas dizem. Mas desejo-vos as melhores felicidades para a festa de Pomares.
De voz do goulinho a 30 de Junho de 2011
Amigo António P.F.publicite a Rumaria de Nossa Senhora das Preces que não é só do Vale de Maceira mas de todo o povo das Beiras faz copia da voz do Goulinho.

Um abraço amigo António Assunção
De Lina a 30 de Junho de 2011
São fotos bem reveladoras do sucesso da vontade!
Gostei muito de todas as fotos, desde a 1ª até á ULTIMA. Parabéns e obrigada.Um abraço.

Comentar post

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 36 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Comprei esta variedade nos Viveiros Valter.
Não deve ser fácil encontrar uma videira desta cas...
Ando à procura de um par de pés desta casta, mas n...
Também tenho uma de quando andava na v
Que pena pintarem as casas de branco!Eram tão lind...
Adorei o teu comentário! Não tenho mais palavras! ...
Não é preciso dizer mais nada... como sempre o ami...
Foi com gosto que apreciei esta festa de Carnaval...
Não lhe sei responder...Sei que têm vendido alguma...
A Quinta da Marqueza encontra-se para venda ?

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.