
Boa noite.
A Associação do Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa, do concelho de Arganil, do distrito de Coimbra, vem por este informar-vos que irá realizar o Festival de Folclore "30 Anos de Etnografia", no dia 30 de Julho, na Praça Simões Dias, em Arganil. Por esta razão convidamo-vos a participar neste evento, sendo motivo de muito orgulho e satisfação a V/ presença.
Aproveitamos ainda e solicitamos a respectiva divulgação do evento para que a afluência seja a maior.
"30 Anos de Etnografia" - Festival de Folclore
14 de Junho de 1981: data de fundação do Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa...
Esta Associação comemora então 30 anos de existência; e nada mais nada menos que realizar um Festival de Folclore, na sede de concelho (Arganil), para festejar esta data tão bonita. Quis então o Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa trazer à sua terra a festa, a alegria contagiante e a exultação de um Festival de Folclore. Sendo já a segunda vez, a par das comemorações do 25º aniversário, este Grupo espera repetir o sucesso que foi o Festival realizado em 2006.
Coincidência ou não nesta maravilhosa comemoração dos 30 anos, este Festival realizar-se-á no dia 30 de Julho. A Praça Simões Dias foi o local escolhido para trazer a Arganil diversas tradições de antanho de 5 diferentes regiões do país (Minho, Douro Litoral, Beira Serra, Estremadura e região Saloia).
Os Ranchos convidados chegarão a Arganil por volta das 17 horas e irão visitar a nossa bonita freguesia,Celavisa. Depois de jantados voltarão a Arganil para iniciar, às 21h, um bonito CORTEJO ETNOGRAFICO. O local de início deste desfile será a Escola Secundária, percorrendo a Avenida José Augusto Carvalho (dos Bombeiros). Será algo bonito de se apreciar pois os trajos estarão todos agrupados mediante a sua função (Ricos, Romaria, Domingar, Feira e Trabalho) e a acompanhá-los haverá gado (junta-de-bois, gado caprino e afins) e diversos apetrechos e alfaias. Sugere-se inclusivamente que vejam o cortejo a passar pela a Avenida, junto à Câmara, e retornar à Praça para depois apreciar a APRESENTAÇÃO ETNOGRÁFICA DE TRAJOS, que se seguirá (às 21h30). Após esta demonstração, existirá ainda uma pequena sessão solene de abertura do Festival e os Grupos iniciarão as suas actuações pela seguinte ordem:
- Rancho Folclórico "As Cerejeiras de Fetais" - Estremadura Centro-Saloia
- Rancho Folclórico de S. Pedro de Roriz - Entre Douro-e-Minho
- Rancho Folclórico e Etnográfico "As Papoilas do Campo de Cela-Velha" - Alta Estremadura
- Rancho Folclórico de Silvalde - Douro Litoral
- Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa, Arganil - Beira Litoral-Mondego
Espera-se que seja um espectáculo de grande qualidade folclórica e etnográfica, para o qual este grupos de excelência contribuirão, representando condignamente os seus antepassados. O Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa convida então todos os Arganilenses (sem nunca esquecer os nossos Celavisenses), amigos, conterrâneos, sócios e demais pessoas, incluindo dos concelhos vizinhos, a estarem presentes neste espectáculo, que se espera preencher o serão até às 24h. No final experimentaremos todos imitar os bailes antigos, bem à moda beirã, formando uma roda bem grande para bailar o Fado, tocado, cantado e mandado!
No dia 30 esperamos por vós...
Junto anexamos algumas fotografias e o respectivo programa.
Sem outro assunto de momento e com os mais respeitados cumprimentos, subscrevemo-nos atenciosamente,
Pl'A direcção do Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa
Fábio André Luís
Por me ter sido pedido, publica-se o e-mail e o material que recebi do Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa.
Muito sucesso para estes amigos e conterrâneos argnilenses.