Segunda-feira, 1 de Agosto de 2011
É tempo de as nossas aldeias entrarem em festa aproveitando a presença dos filhos da terra que por cá passam uns dias merecidos de férias, e foi assim na Foz da Moura este fim de semana, cuja povoação da freguesia de Pomares deu o pontapé de saida para as festas de toda a freguesia, que durante o mês de Agosto se estendem a todas as 13 aldeias que compõem a nossa comunidade. A festa da Foz da Moura foi promovida pela Comissão de Festas de S. Francisco e em honra deste Santo. E, porque festa para ser festa tem que ter música, comida e convívio, esta da Foz da Moura não fugiu á regra, e no Domingo, uma super sardinhada, mais febras, juntou um número considerável de Fozdamourenses e amigos no largo da aldeia, onde não faltou uma exposição de lavores, feitos por mãos hábeis e saberes femininos. É disto que vos dou conta nas fotografias que se seguem.
Sardinhas a assar...
Febras a grelhar...
A amesendação...
...que conta com amigos da Foz da Moura. José Conde e Natalia Novais (de costas) duas grandes figuras da Radio de Arganil.
A animação da tarde esteve a cargo do Grupo de Cantares as Cotovias de Alvôco
Lavores...
sinto-me:
Viva, meu caro amigo António Manuel Silva.
Está de parabéns a Comissão de Festas de S. Francisco, felicito-os pela organização dos festejos de Foz da Moura, Pomares, em honra de S. Francisco de Assis, decorreram de acordo com o programado sempre com muita animação. Na 6ª feira dia 29, à noite houve procissão de velas e arraial. O arraial foi abrilhantado pela Banda K. No sábado, dia 30, pelas 9h arruada pela Sociedade de Recreio Filarmónica Avoense, pelas 10h 30, houve procissão percorrendo as ruas da Aldeia, às 15h actuação do Rancho Os Malmequeres de Cerdeira, às 22h houve arraial abrilhantado pelo conjunto Novo Ritmo de Castelo Branco. No domingo, dia 31, pelas 13h houve almoço com sardinha assada, entremeada e febras na brasa. As mesas de que a CFSF, dispõe foram poucas para tanta gente no almoço convívio.
Seguidamente actuou o Grupo de Cantares as Cotovias do Alvoco, de Alvoco das Várzeas.
É verdade que a Foz da Moura deu o pontapé de saída nas festividades da Freguesia de Pomares, Arganil...
Os organizadores do evento deverão estar satisfeitos pela colaboração e cooperação disponíveis.
Pela minha parte enalteço o enorme esforço para que todos os sectores funcionassem como esperado particularizando os famosos coscoréis tão divulgados neste blog, que fizeram parte da festa. Como noutros eventos, não tinham tempo para arrefecer.
É com a mais velha palavra de agradecimento que lhes quero prestar o meu simples agradecimento, obrigado conterrâneos!
Noutros tempos era notória a presença das Aldeias vizinhas no momento do leilão de oferendas, agora não... Sinais dos tempos!
O meu obrigado ao Senhor José Conde e D. Natália Novais, que dispensam apresentação, terem aceitado o convite da D. Maria e do Senhor José da Costa, para estarem na festa de Foz da Moura.
Os agradecimentos institucionais ficam a cargo dos Órgãos Sociais da Comissão de Festas de S. Francisco, que os farão na altura própria, com os preceitos próprios.
O meu obrigado ao amigo AMS Rouxinol de Pomares e esposa, pela sua presença no almoço de domingo.
Se o almoço se fazia sem o Rouxinol de Pomares, fazia, Mas não era a mesma coisa!
Caríssimo, António Manuel, desejo tudo de bom.
Saudações cordiais,
Belchior Madeira Antunes
Boa noite caro amigo Antonio,e todos quantos visitam este blog.
Ca me chegou um bocadinho da minha terra e,como nao podia deixar de ser,omais castiço da actualidade,o Mario Alves.
Mas era o maestro das cotovias?????olha que melro.
Saudaçoes cordiais,felicidades INTE.
Comentar post