Domingo, 28 de Agosto de 2011

De Terra em Terra - A Emissão de Pomares

 

A emissão da Radio Clube de Arganil, ontem, sábado, ficará na memória de todos os pomarenses. O local da emissão foi um local bafejado por Deus e esculpido pelo homem, um lugar belo onde se situa a Praia Fluvial de Pomares e o Parque de Campismo. O melhor de Pomares estava presente, e o melhor de Pomares, são as pessoas. É unânime que o programa correu bem, muito bem, e era visivel a satisfação no rosto dos mentores da iniciativa José Conde e Natália Novais, que estão de parabéns por esta magnifica iniciativa que aproximou a Radio dos seus ouvintes, do povo.

A manhã começou cedo, mas cedo também o recinto começou a encher-se com muita gente que veio assistir à emissão ao vivo e à presença dos Grupos da nossa freguesia, o Grupo Etnográfico Raízes de Sobral Gordo e o Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva, que mantiveram cada um a sua habitual banca com produtos endógenos e de grande qualidade com que já nos habituaram. Os famosos coscoreis do Soito da Ruiva não faltaram nem podiam faltar, nem a famosa ginjinha do Sobral Gordo...

Presentes também as esculturas de arte sacra em madeira, de Arnaldo Filipe de Sobral Magro, e ainda uma  exposição de lavores de Adelina Castanheirada Silva. Uma pequena mostra do potencial da freguesia de Pomares que tem muito mais para oferecer.

 

 

Para além das caras conhecidas da Natalia Novais e do José Conde, uma emissão envolve mais alguns colaboradores, imprescindíveis para porem no ar o som que nós escutamos em casa...

 

 

Uma simpática jornalista da RCA, Isabel Duarte, também esteve presente...

 

 

A emissão começou e findou com o Presidente da Freguesia a ser entrevistado, e entrevistados também foram muitos dirigentes do movimento regionalista da nossa freguesia, associações culturais e ainda, moi-même, O Rouxinol de Pomares...

 

 

A banca de Soito da Ruiva...

 

 

Os lavores de Adelina Castanheira da Silva...

 

 

A arte sacra de Arnaldo Filipe...

 

 

Em entrevista, Vitor Andrade,  Presidente da Liga do Amigos da Barrôja, uma das aldeias mais pequenas da nossa freguesia.

 

 

Teresa Neves, da Comissão de Melhoramentos de Soito da Ruiva...

 

 

 

Glória Marques, da Sociedade de Melhoramentos de Pomares, a agremiação regionalista mais antiga do país...

 

 

Que ofereceu ao RCA a medalha comemorativa do 75º aniversário da fundação da Sociedade de Melhoramentos...um gesto simpático.

 

 

Em entrevista o Sr Fernando Costa, da Comissão de Melhoramentos do Sobral Gordo...

 

 

Em entrevista o Presidente da Comissão de Festas de S. Francisco, de Foz da Moura...

 

 

Odete Francisco, líder do Grupo Etnográfico Raízes de Sobral Gordo, entrevistada pela jornalista Isabel Duarte, junto à banca do Grupo, dando uma breve explicação sobre os produtos expostos...

 

 

Eu mesmo, em entrevista, como autor do blog, que segundo algumas opiniões conquistou um espaço na divulgação da nossa terra, do nosso concelho e da nossa região, e ainda como autarca da freguesia de Pomares... 

 

 

O Grupo Etnográfico Raízes de Sobral Gordo em actuação...

 

 

O Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva prepara-se para actuar...

Estes dois grupos são do melhor que a nossa freguesia pode oferecer e representam também as aldeias mais dinâmicas da nossa terra. São incansáveis e não olham a esforços pela nossa terra.

 

 

Zé Conde (a comer um coscorel do Soito da Ruiva) com Amândio Dinis, Presidente da Freguesia.

 

 

Zè Conde com Ricardo Castanheira

 

 

Um recinto cheio de Pomarenses...

 

 

 Sempre cheio desde a primeira hora de emissão...

 

 

Por ultimo e no final da emissão, uma foto com os amigos da espectacular equipa que proporcionaram um dia diferente e memorável aos pomarenses.

 

 

 

E a emissão De Terra em Terra da RCA e Arganil TV foi uma festa, e festa que é festa tem que ter comes e bebes, que estiveram a cargo do Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva. São umas "máquinas" em organização e trabalho, onde raramente se lhes pode apontar alguma falha, e não será por acaso que este grupo representa a Freguesia de Pomares na Feira das Freguesias pelo 6º ano consecutivo. Ordeiramente e sem atropelos ou correrias, mais de 120 bocas ficaram satisfeitas. São mesmo um espectáculo. Tanto fazem coscoreis como um belo almoço, e por falar em coscoreis, aqui, só neste curto espaço de tempo, transformaram 30 quilos de farinha em deliciosos coscoreis...

 

 

A cereja em cima do bolo foi a chegada da nossa Banda Filarmónica em pleno almoço,  que, por compromissos fora da terra, a impediram de estar presente e participar na emissão, mas não deixaram de vir cumprimentar os presentes, tocando umas modinhas.

De Terra em Terra, uma iniciativa da RCA e da Arganil TV, que prorcionaram a Pomares um dia de festa.  

 

 

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 23:41
link do post | comentar | favorito
5 comentários:
De ze conde a 29 de Agosto de 2011 às 09:38
simplesmente espectacular OBRIGADO POMARES
TRABALHO MAGNIFICO DO ROUXINOL DE POMARES.
OBRIGADO IRMÃO.
De voz do goulinho a 29 de Agosto de 2011 às 14:19
António não tenho palavras para o que acabo de ver não á duvidas que a freguesia de Pomares tem tudo de bom para organizar grandes eventos e tu António tambem és responsavel por tão grande festa.
Dou tambem os meus parabens aos grupos etenograficos do Soito da Ruiva e Sobral Gordo gente adoravel que sabem dignificar as suas terras a sua freguesia e o concelho de Arganil para todos vai um grande abraço e para ti António que és sem duvida um peça importante neste xadrez um abraço amigo .
António Assunção
De bcmantunes a 29 de Agosto de 2011 às 22:22
Viva, meu amigo António Manuel Silva.
Felicito os organizadores e todos os que contribuíram para o sucesso deste evento, por todos reconhecido.
E agora?
Agora é fazer com que este embrião se transforme em algo que frutifique, que amadureça, e que sirva para manter viva a chama de um regionalismo e de uma sã vivência de Arganilenses e amigos.
Não sei se a Casa da Comarca de Arganil esteve representada. Provavelmente não puderam.
Não teriam que estar, necessariamente, mas pelo menos uma mensagem de felicitações cai sempre bem. Espero que o tenham feito!
Felicitei o Rádio Clube de Arganil, em post anterior, nunca é demais repeti-lo dizendo que esta maravilhosa equipa de que tenho a sorte de conhecer alguns dos seus elementos, obrigado por levarem notícias aos que se não fossem as do Rádio Clube de Arganil, outras não receberiam, portanto nunca será demais agradecer as palavras de carinho que tantas vezes atenuam a solidão de alguns, nossos conterrâneos.
Pela minha parte, obrigado.
Obrigado amigo Zé Conde & Cª.
Caríssimo, António Manuel, não termino sem te deixar uma palavra de apreço pelo trabalho desenvolvido ao longo deste mês nas festas das Aldeias da nossa freguesia de Pomares, Arganil. Penso que não se pode querer muito mais. Notei com agrado todos a regozijarem-se pela organização e empenho na preparação dos festejos e durante os mesmos. O que é que se quer mais!? É muito bom contar com grupos como o de Sobral Gordo e Soito da Ruiva que incluem muitos jovens de diversas idades, isso é muito bom e penso que muito gratificante para quem dirige estes Grupos. Devemos acarinhar de igual modo os Grupos e são bastantes, existentes no nosso Concelho.
Gostei muito dos Malmequeres de Cerdeira, também gostei do Grupo de Alvôco das Várzeas que estiveram a actuar na festa da Foz da Moura. Também estes grupos incluem muitos jovens. Um facto interessante que não me escapou foi o de o Senhor Brasílio de Pai das Donas, conhecidíssimo acordionista, que quase todos os anos tocava na festa de Foz da Moura, integrar o Grupo Os Malmequeres de Cerdeira.
Grande abraço,
Belchior Madeira Antunes
De Palavras para quê? a 30 de Agosto de 2011 às 13:12
É nos simples gestos que se mede a grandeza da alma das gentes... os meus sinceros Parabéns quer à Direcção bem como aos elementos da Banda Filarmonica Pomarense. São momentos como este que nos enchem de orgulho e nos fazem sentir que vale a pena e é, sem dúvida, necessário ir mais longe... Sem quaisquer vaidades, sem angariações, somente, em mente, o brindar-nos como o que têm de melhor... Estiveram, sem quaisquer dúvidas, ao mais alto nível... No mínimo uma delicia...nem foi preciso sobremesa...
PC
De Compadre Zeferino a 30 de Agosto de 2011 às 22:10
Depois de tanto tempo que aqui eu não vinha pois estive imigrado na apanha dos morangos, a crise é tão grande que tenho que aproveitar a ganha-lo enquanto se pode. Bem mas isto por Pomares está mesmo a ficar bom o Sr. fulano agora já aparece aqui nos retratos Á... já fez as pazes com o adversário ? Só tinha, pois o amigo Rouxinol nunca aqui pôs mentiras só contribuiu para que a santa Terrinha esteja cada vez mais desenvolvida , mas o tal prepara-se bem para fotografia ! podia era mostrar mais sorriso, está sempre com cara de zangado, ó migo um abraço e vá sempre mostrando aquilo que lhe vai na Alma mas,

Comentar post

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 36 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.Visitas

conter12

.últ. comentários

Que pena pintarem as casas de branco!Eram tão lind...
Adorei o teu comentário! Não tenho mais palavras! ...
Não é preciso dizer mais nada... como sempre o ami...
Foi com gosto que apreciei esta festa de Carnaval...
Não lhe sei responder...Sei que têm vendido alguma...
A Quinta da Marqueza encontra-se para venda ?
Que catastrófe as imagens dão arrepios.bjshttp//bl...
Impressionante! Ainda bem que nada lhes aconteceu.
Parabéns à Junta de Freguesia de Pomares, por as m...
A familia de minha Mãe de apelido Silva Campos é d...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.