Segunda-feira, 31 de Outubro de 2011

Faz Hoje Dois Anos!...

 

Passam hoje dois anos sobre a data em que tomei posse como autarca pomarense, decorrente das eleições autárquicas de 11 de Outubro de 2009. Se quiserem recordar, podem verAQUI, porque desde então muita coisa já mudou em Pomares, fruto da minha determinação, do meu trabalho, e das ideias que vou lançando para que Pomares seja uma freguesia melhor. Nos dias de hoje até as mesas da Assembleia de Freguesia já têm a dignidade que merece este importante órgão autárquico, podendo acrescentar que passaram a decorrer no salão da freguesia, contrariamente ao que até então acontecia. Só aqui já se operou uma mudança, que embora pequena e simples, não deixa de ter um grande significado. Indiscutivelmente que o meu Blog tem ajudado e é um instrumento fundamental para o meu trabalho, que tem assumidamente contribuído para que Pomares "esteja definitivamente no mapa" como hoje é usual dizer-se.

 

Pela data, e, pelo significado, impõe-se assinalar aqui esse dia e fazer até um apontamento que poderá ser mais extenso e repetitivo do que deveria, mas há coisas que não podem ser sintetizadas, nem caladas, porque devem ficar bem claras para que não restem nunca dúvidas.

É obvio que neste espaço de tempo, alguma coisa mudou, até no comportamento do executivo que acabou por aceitar o diálogo comigo e isso é o que devo realçar, porque quem ganha com isso é Pomares, e deve ser a nossa terra a sobrepor-se a todos os interesses, individuais, partidários, ou clubísticos.  Assinala-se aqui esse passo como um dos mais relevantes.   

 

Escolhi esta imagem do belo Largo do Pontão porque não me posso esquecer do "pano" com que fui brindado na noite do dia das eleições, e onde se podia ler "MAIS VALIA NÃO TE TERES CANDIDATADO", como podem recordar AQUI. A história em muito pouco tempo provou que quem escreveu e quem foi o seu mandatário estava redonda e profundamente enganado. Nem sabem ser vencedores com dignidade! Ao longo destes dois anos, pautei-me por ter uma atitude de cooperação, embora me virassem a cara e nem me dirigissem a palavra. Incomodou-me algum tempo pela injustiça de que estava a ser alvo, porque estava na minha terra, onde ninguém, velho ou novo, me pode acusar de ter sido alguma vez incorrecto ou injusto para quem quer que fosse, desde que sou gente, e já tenho alguns anos.  Não lhes bastava a campanha de desinformação que tinham levado a cabo, a meu respeito, mas consegui e consigo sobreviver a tudo isso, porque acredito no caminho que tracei e cujo objectivo é tornar a minha terra melhor. Ignorando o desafio do "pano", rejeitei qualquer atitude de confronto, porque num futuro imediato teria matéria mais do que suficiente para que se instalasse um conflito, só possível de ser sanado em instâncias superiores. Não tomei esse caminho, antes, mostrei-me sempre disponível, criticando é certo, mas tentando corrigir o que estava mal. Apontei caminhos e soluções. Assim continuo hoje e para que não restem dúvidas "VALEU A PENA TER-ME CANDIDATADO", nem que fosse por ter sido até agora o único membro interventivo da Assembleia de Freguesia. As actas da Assembleia de Freguesia provam isso e serão o testemunho do futuro. Toda a gente sabe que me preparo para os assuntos a discutir e não saio de lá de boca calada com o cheque de  €13,74, cujo montante, desde o inicio, tenho vindo a entregar às organizações e ao movimento regionalista da nossa freguesia. Eu não custo nada ao erário publico! 

 

Muito ainda há a fazer! E estou cá para isso! Lembram-se da lixeira a arder? Recordem AQUI, AQUI e AQUI. Nos dias de hoje, por sugestão minha que já vinha defendendo há muito, para evitar despejos não controlados o sítio está vedado, mal por sinal, vedado apenas numa parte e com porta só com um ferrolho, sem cadeado, de fácil acesso, e já se vê lixo amontoado sem qualquer triagem e separação...e estou mesmo a adivinhar o futuro da "coisa"...

 

 

Fotografia da lixeira obtida em meados de Outubro. Como se pode ver...não há qualquer preocupação com a triagem dos vários materiais. Que fique bem esclarecido que esta lixeira é um depósito de lixo que a autarquia aqui possui e administra.

 

 

Como podem verificar, é fácil abrir o portão! Será intencional?

 

 

Este é um dos exemplos em como a administração de uma Junta de Freguesia é gerida de forma ligeira, como se "tudo fosse nosso", e é neste sentido que o velho Dumper vem acabar os seus dias a trabalhar numa propriedade particular. Querem os meus leitores compreender agora porque fui "premiado" com ISTO?. Será que a forma de pagamento foi o velho Dumper e umas quantas limpezas da praia fluvial? Há uma coisa que é transversal e comum a todos os que de alguma forma mantêm relações de trabalho temporario com a Junta de Freguesia. São poucos e acho curioso não me falarem, ou em algum momento me tenham dirigido insultos, e houve até um que me ameaçou fisicamente. Este comentário por exemplo, valeu a quem o escreveu trabalhar no parque de campismo, e no sitio onde foi escrito, valeu ao dono ser colaborador da junta também no mesmo sitio. E ainda hoje perdura essa relação de trabalho! Vejam se não foi compensatório!...

Para além de contratações a dedo e intencionais, de troca de favores, há nitidamente erros de casting, nomeadamente para o Parque de Campismo e para o Bar do Parque de Merendas. Porque se trata do bom nome de Pomares, já me disponibilizei para dialogar com o executivo da Junta no intuíto de se encontrar alternativas.

 

Nestes dois anos o que foi feito em Pomares, foi feito uns dias antes das eleições de 2009, incluindo o empedrado do largo do Pontão, que curiosamente tinha sugerido aqui neste blog uns dois anos antes. Confirmem!

Foi dado inicio à numeração de policia em Pomares, mas ficou-se por aí, o trabalho não está finalizado nem corrigidas algumas situações que requerem correcção. Mesmo este trabalho é um dos itens do meu manifesto eleitoral, que é a prova que as minha ideias são exequíveis e contribuem para melhorar a nossa terra. 

 

Quanto ao programa da equipa vencedora, sabemos pela pratica que não há propriamente equipa, e muito menos trabalho de equipa, e quanto ao Lar, apenas se sabe que há terreno, depois daquela confusão com outro terreno, que já estava, mas não estava, e nem nunca esteve, e as noticias e informações prestadas são que já visitaram o terreno e de quando em vez lá aparece uma noticia repetitiva que nada adianta ao que se sabe. Espero que sendo um Governo, uma Câmara e uma Junta de Freguesia que perfilham dos mesmos ideários, tenham e criem as condições para levar por diante o prometido.  

Quanto à beneficiação viária da freguesia, eu que ando sempre pela freguesia, nada vejo de realce, apenas se abriram uns estradões e umas limpezas em sitios de interesse para poucos. O saneamento continua na mesma. A ETAR continua na mesma, não existe. A revisão do PDM? Desconhece-se!

Está tudo na mesma, e já devia haver alguma coisa, a não ser que estejam a guardar tudo para a ultima quinzena das próximas eleições autárquicas!

    

 

Como disse acima, ainda há muito a fazer, mas sozinho contrariando também algumas vozes que me disseram " o que é que tu sozinho consegues se nós somos a maioria?", lá vou somando algumas vitórias e recordo apenas duas. A primeira é que não me era fornecida cópia da acta anterior para eu a poder ler e votar em consciência. Depois de uma luta acesa sobre os meus direitos como autarca, lá "perceberam". Mesmo assim, a tendência de desvirtuar as minhas palavras é uma constante, o que me levou a gravar todas as sessões para o caso de haver necessidade de tirar dúvidas. Mais recentemente, tudo foi feito para impedir o meu acesso a documentação importante, nomeadamente em matéria pecuniária. Apenas tento que as contas publicas sejam geridas com rigor e transparência e sejam devidos os respectivos impostos. O exemplo tem que vir de cima e a fuga aos impostos era incentivada.  Depois de terem consultado gabinetes jurídicos, a razão estava do meu lado....vi alguns documentos...estava a chegar o verão...voltarei a ver novamente todos os documentos que ache que deva consultar e analisar, inclusive as contas bancárias, porque Pomares agradece e a democracia assim o exige, e SEMPRE VALEU A PENA TER-ME CANDIDATADO...porque hoje conheço muito melhor a minha terra, a minha freguesia e as suas gentes, e estou cada vez mais e melhor preparado para defender os interesses de todos os pomarenses.

 

 

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 15:51
link do post | favorito
De Guidinha Pinto a 31 de Outubro de 2011
Parabéns Rouxinol de Pomares. Lê-lo e ouvir estes poemas fez-me bem. Isso mesmo. Franqueie os «vampiros» à chegada, eles não podem continuar a «chupar o sangue fresco da manada». Desconhecia a sua ilustre posição à frente da sua Freguesia. Santa Ignorância! No entanto, a Santa Paciência também está patente quando leio as suas reacções a certos comentários. É preciso algum sangue frio para conviver com certos «seres humanos», que nada conseguem defender por falta de argumentação e abusam da sua «esperteza de raposa», ofendendo. Eu não saberia conviver com seres assim, mas as acções são de quem as pratica. Siga o seu rumo, há quem acredite em si e em si tivesse votado. Um abraço e boa sorte!
Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 39 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Boa tarde, estou a tentar obter mais informação da...
Boa tarde, estou a tentar obter mais informação da...
Boa tarde, estou a tentar obter mais informação da...
Caro amigo!Quero agradecer o senhor por me ter env...
Bom dia meu Caro, cujo nome não colocou,O meu fale...
Obrigado caríssimo amigo.Um grande abraçoJá enviei...
Olá Afonso !!!Esse número que você passou tem what...
Caro Joaquim Pereira Matos, bom ano!Há muito que t...
Boa noite gostava entrer em contacto com à Senhora...
Caro amigo Rouxinol!Sou de Barcelos, e pergunto-lh...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.