Este ano, sob o tema " A Reforma da Administração Local", a Casa da Comarca de Arganil comemorou os seus 82 anos de existência, e é ainda hoje, passado tanto tempo, uma das Casas Regionais com mais prestigio no meio do Regionalismo sedeado em Lisboa. Para falar sobre o tema, que é um assunto actual e está na ordem do dia, convidou o Dr. Ricardo Carvalho, adjunto do Secretário de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa.
Neste almoço de aniversário, que contou com muitos arganilenses, goienses, pampilhosenses, entre outros amigos regionalistas e amigos desta nossa prestigiada Casa, Carlos Manuel, Presidente da Casa da Comarca de Arganil, começou por referir os 82º aniversário e agradeceu a presença de todos, realçou o esforço da nova direcção na divulgação dos produtos da nossa região, bem como das várias iniciativas que se realizaram apesar dos tempos difíceis que se atravessam. Agradeceu às pessoas que ajudaram a reconstruir o edifício depois do incêndio de que foi vitima, agradeceu à imprensa, e ao Rouxinol também, pela divulgação dos eventos desta nossa Casa.
Casa da Comarca de Arganil, na Rua da Fé nº 23, com instalações renovadas e acolhedoras. Dispõe de serviço de bar/restauração, e para quem vai à baixa lisboeta e almoce por lá, tem aqui uma alternativa para o seu almoço.
Carlos Manuel, Presidente da Casa da Comarca de Arganil, no seu discurso inicial.
O Comendador Mário Pereira Gonçalves, Presidente da Assembleia da Casa, fez a apresentação dos oradores.
O Rancho Folclórico da Ribeira de Celavisa, o rancho residente , deu as boas vindas...
Presente também D. Fernanda Silva Correia, arganilense, filha de um dos fundadores da Casa da Comarca de Arganil, que vê com orgulho que a obra que o seu pai, José Conceição Silva ajudou a erguer, continua bem viva ao fim de 82 anos.
Uma sala cheia, que contou com muitas personalidades, regionalistas e amigos.
Pampilhosa da Serra e Sertã na mesa com António Lopes Machado,(desculpem-me se não reconheço outros!!!) Reconheço, da Pampilhosa, o meu primo Sérgio Vicente, da Malhada do Rei, terra de origem do meu avô materno.
Da Freguesia de Pomares, Soito da Ruiva e a Barrôja, e ainda o Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva.
Ainda, da Freguesia de Pomares, outra colectividade regionalista representada, Sorgaçosa.
António Lopes Machado com dois amigos.
O Dr. Juíz Anselmo Rodrigues, Prof Carvalhais da Costa, e a Dra Fernanda Maria.
Dr. Ricardo Carvalho disserta sobre o tema actual, "A reforma da Administração Local", que traduzido à letra não é mais do que o desaparecimento de cerca de 1500 freguesias. Admitiu contudo que o peso das freguesias no PIB é de 0,01%, portanto sem significado especial, mas não deixou de dizer que o objectivo é fazer o mesmo com menos dinheiro. Referiu que a ultima reforma administrativa data de há 175 anos, e que o documento verde é uma plataforma de discussão para a reforma administrativa. Adiantou alguns dados, tendo por base os Censos de 2011, nomeadamente que 2/3 do território têm tendencia à desertificação...
Não é de todo uma questão pacífica, e como alguém disse, não se podem fazer desaparecer freguesias a régua e esquadro, a partir de uma secretária...
O Juíz Dr. Anselmo Rodrigues coloca algumas questões pertinentes ao adjunto Dr. Ricardo Carvalho, a propósito da extinção de freguesias...deixando vincado que deve haver verdade, transparência e equidade, porque os sacrifícios são para todos...
Dr. Maia, Presidente da Assembleia do Município de Almada, expõe o seu ponto de vista, que não é coincidente com o representante do governo, Dr. Ricardo Carvalho.
O presidente da ACRL, Sr. Joaquim Brito, na sua intervenção destacou a forma simpática como foram recebidos em Arganil quando visitaram o nosso concelho.
Dr. Miguel Ventura, que representou o Município de Góis, destacou o papel do regionalismo e daquilo que as Comissões de Melhoramentos têm feito a favor das populações.
Um aparte meu: Sempre ouvi dizer que no regionalismo se tentava não misturar a politica partidária...porque o regionalismo sempre foi composto por pessoas das várias tendências políticas, e sempre foi composto por pessoas das mais modestas às mais abastados, das mais letradas às mais simples, que se uniram no sentido do desenvolvimento das suas origens, das suas terras e da sua região...no entanto alguns intervenientes fizeram questão de dizer que eram do PSD, e eu fiquei com vontade que o meu amigo Dr. Miguel Ventura tivesse dito que era do PS...Também reparei que o Dr. Maia não se identificou politicamente.
Dra. Fernanda Maria, em representação da Confraria do Bucho, a super iguaria do nosso concelho...destacou o Bucho de Vila Cova e de Folques, e realçou o papel das Comissões de Melhoramentos, do seu trabalho na substituição do poder local...
A Casa da Comarca de Arganil tem na pessoa de Vasco Morgado Jr., Presidente da Junta de Freguesia de S. José, um amigo sempre disponível para ajudar. Porque a Casa sofreu um incêndio e porque tem agora um belo salão que necessita de ar condicionado, uma parte será suportada (oferecido) pela Junta de Freguesia de S. José. Aqui fica o devido e merecido destaque.
Engº Ricardo Pereira Alves, Presidente do Município Arganilense, a propósito do tema em debate, aludiu que foi constituído um grupo de trabalho que visitou as freguesias em vias de acabar: Anceriz, Barril, Moura da Serra, Cepos, Teixeira e Celavisa. Realçou o papel do regionalismo no concelho de Arganil.
António Lopes Machado, tomando apontamentos, ao lado da Fernanda, que me dá uma ajuda tomando algumas notas. Esta proximidade teve como consequência ter sido brindada com a oferta do livro "Casa da Comarca de Arganil - Setenta e Cinco Anos ao Serviço do Regionalismo Arganilense, assinado pelo autor. Muito obrigado Sr. António Lopes Machado, por contribuir para que eu fique mais esclarecido.
,
Nós já lhe conhecíamos a dinâmica, mas esta Sra, do Soito da Ruiva, "vai a todas", e é seguramente uma mais valia nos quadros dirigentes da Casa da Comarca de Arganil. Aqui aos comandos do som...
Com as taças nas mãos...
E o vencedor...é...brrrrrr....Pampilhosa da Serra.
O amigo António Pereira Lopes, natural do Piódão e dirigente da Casa da Comarca, entrega a taça ao representante da Casa da Pampilhosa da Serra que foi a vencedora de um torneio de futebol de salão entre algumas casas regionais. (que me desculpe o conterrâneo da Pampilhosa por não tomar nota do seu nome).
E festa de aniversário tem bolo...e parabéns a você...aqui não se fugiu á regra, e o bolo estava uma delicia.
Saliento a presença de um Pomarense...Alfredo Basílio.
Gostaria de ter visto mais!...
Por companhia tenho sempre os amigos do Soito da Ruiva, da minha Freguesia de Pomares...
E também os amigos da Barrôja, da minha Freguesia de Pomares...
E para que conste, eu estive lá, e sinto-me entre amigos...sou Beirão, da Beira Serra e Arganilense, e tenho a Serra do Açor como paixão.
. VII Capítulo da Confraria...
. Mostra de Ensino Profissi...
. A Tailândia na ARPIMS de ...
. Sra Ministra da Saúde em ...
. 2º Grande Prémio de Atlet...
. Festa Socialista em Aveir...
. A Nossa Freguesia
. Barroja
. O Nosso Concelho
. A Nossa Região
. Amigos
. Ritual
. Impulsos
. O Açor
. Maria
. Links
Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.