Quinta-feira, 12 de Janeiro de 2012

Eu estive lá. Guardei para hoje o tema, porque hoje teve inicio o "apagão" que nos irá mudar para a Televisão Digital Terrestre (TDT). É um negócio de milhões que os nosso idosos e a população mais carenciada é obrigada a pagar e principalmente quem vive em zonas de sombra de TDT, como é o caso de Pomares, que não basta só o descodificador para captar o sinal, sendo preciso também uma antena parabólica que vem encarecer os custos para termos as imagens que já tínhamos, ou seja, os quatro canais. Paga-se para se ter a mesma coisa! Espantoso! Para terem a companhia da televisão vão ter de despender mais do que lhes permitem as suas posses, e são duplamente condenados por viverem no interior do país.
Uma das vozes a levantar-se contra esta situação foi a do Vice-Presidente do Município de Oliveira do Hospital, Francisco Rôlo, (Partido Socialista), que se dirigiu ao parlamento, e fez despertar consciências em alguns deputados que estão longe dos problemas das pessoas e do país.
Há várias soluções técnicas para minorar este problema que se põe na nossa freguesia e nas freguesias limitrofes, segundo apurei, e porque as Aldeias de Xisto se estão a movimentar, espero que a inércia do poder político em Pomares não fique adormecida, para que não fiquemos de fora de soluções mais vantajosas para as populações.
Sabemos da importância que tiveram e têm os blogs na nossa terra, e um dos que levantou em primeiro lugar este problema foi o Barrôja XXI . Outras pessoas ao longo do ano que findou me vieram trazer as suas preocupações sobre a matéria. Em sede própria, ou seja na Assembleia de Freguesia de Pomares, conforme consta em acta de Junho do ano anterior, deixei o alerta para que o executivo levasse este assunto junto dos responsáveis do Município. Como cidadão e como autarca dei os primeiros passos em defesa dos interesses das nossas populações sobre este tema e procurei estar informado sobre a matéria que continuo a acompanhar com atenção...
sinto-me:
Bom dia António !
Apesar de haver solução à vista para a boa receção do sinal de TDT nas aldeias da freguesia de Pomares, convém continuar a demonstrar o nosso descontentamento !
Fizeste bem, mais uma vez em divulgar aqui esta problemática !
Fico contente também por ter participado e de qualquer maneira ter dado início a esta discussão.
Aquele abraço
Bom dia amigo Vitor! É verdade, foi o meu amigo que levantou pela primeira vez na freguesia a temática da TDT. Vamos aguardar com serenidade, mas atentos, o desenrolar de possiveis soluções.
Um abraço
António
De voz do goulinho a 13 de Janeiro de 2012
O nosso interior deserteficado está condenado á morte os carrascos que nos tem governado ao longo de de 37 anos( quaze tantos como tivemos de ditadura ) tudo tiram a gente que nada tem agora é a vez da TV companhia de tantos idosos espalhados por aldeias perdidas no interior profundo e muitos deles financeiramente fragelizados são robados dum bem que a velha ditadura lhes levou onde está a democracia e a constituição ?
António Assunção
Meu caro amigo António Assunção, seja bem aparecido! Pois é amigo, o nosso interior está cada vez mais condenado a ter dificuldades. Umas são naturais, outras arranjam-nas! Esta coisa da TDT até podia estar muito bem, mas com outra solução tecnica, nomeadamente para as zonas negras como são a nossa região. São imposições da UE, e esta é uma que veio em tempo não oportuno e de uma forma injusta. Com a velha ditadura, também nem todos tinhamos televisão, iamos v~e-la para a taberna, ou para casa de alguém mais abastado. Enfim, sempre estivemos mal e mal continuamos...é a nossa sina, que temos que ir contrariando. Mas, olhe que a autarquia do seu concelho está preocupada com o assunto e mexeu-se!
Abraço
António Silva
De António José a 13 de Janeiro de 2012
Amigo António Silva olá! muito bom dia.
Espero bem que a sua gripe, já esteja com 'os pés fora de casa'.
Hoje passando por aqui, deparei-me com esta postagem deveras interessante, ( As suas postagens são sempre
muito interessantes, digo eu.....) e se me permite, gostava de deixar por aqui, a minha maneira de ver o assunto.
Em tempos que já la vão, quem tinha poderes para o efeito, vendeu as radiofrequências que 'alimentam' as
nossas 'caixinhas'; Agora, quem comprou ( P.T.) quer tudo desocupado, para utilizar esse 'espaço' como lhe convier. Quem vendeu, são os mesmos que 'trataram' dos Fundos das Pensões,SCUT'S, Nomeações de: Altas
Autoridades para as Comunicações, 'Audiovisões', Super visões 'para':(Não se extraviar nenhum cêntimo), etc.
Ontem começaram as 'desocupações', e pelo 'andar da carruagem' é mais fácil um galo que eu comi de cabidela
'botar-se' a cantar que: Os telespectadores/analógicos/'descabados', começarem a mirar as propagandeadas,
maravilhas digitais da TDT, sem terem mais uns cabelitos brancos na cabeça e muito menos euros na carteira!!.
Estou certo? Ou estarei errado?!! Se também não me 'doesse a barriga'........Eh!eh!eh!.
Amigo António Silva, a continuação das suas melhoras, um abraço e até a próxima.
António José.
Amigo António José, boa noite. Obrigado pelo comentário e pala preocupação, mas a gripe ainda anda por cá, mas graças á medicação já nã ando a farfalhar tanto.
Pois é a TDT, é um bico de obra complicado. Vamos aguardar o desenrolar dos acontecimentos para a nossa terra...
Um abraço e obrigado mais uma vez pelo seu ponto de vista.
Abraço
António Silva
De Luis a 10 de Abril de 2012
Tem alguma informação adicional? vão desligar o retransmissor do Piodao? quais são as soluções para as aldeias da freguesia de pomares?
Muito Obrigado
Meu caro Luis. Aquilo que estava previsto era que o retransmissor do Piódão fosse desligado, assim como estava previsto que Pomares ficasse em zona escura. Sei que o poder local se movimentou no sentido de garantir o sinal e sei também pelo que purei que em Pomares há zonas em que é possivel captar o sinal digital. A informação e a realidade não são por vezes coincidentes. Acho que temos que esperar pelo dia "D" para ver o que acontece e para ver se alguém se mexe...
A informação que tenho actualmente é que Pomares é uma zona com probabilidade de cobertura deficiente de TDT.
Cumprimentos
António
Comentar post