Domingo, 18 de Março de 2012

Em Oliveira do Hospital o Queijo da Serra foi Rei

 

No fim de semana que hoje terminou, o queijo da serra foi rei em Oliveira do Hospital. Não fora alguma contenção com o LDL, o que me apetecia era trazer para casa as bancadas inteiras deste produto genuíno e único no mundo, que é o nosso Queijo da Serra da Estrela. Este fim de semana em Oliveira do Hospital os produtos eram "premium", e foi o que a objectiva do Rouxinol de Pomares captou, e que vos convida a dar uma pequena voltinha...

 

 

Certificado ou não, o queijo é de alta qualidade e faz com que o palato dê saltos de contente, e até vos posso confessar que um destes já marchou...( O sr. doutor vai ralhar comigo!)

 

 

Mas para que o dito tenha estas características únicas, são precisos estes simpáticos animais de raça Bordaleira. 

 

 

E são precisas também mãos e saberes antigos, que juntamente com o cardo, planta nativa da nossa região, transformam o Queijo da Serra num produto de sabor único e inconfundível, de uma textura fechada, sem olhos, medianamente amanteigada, cor de marfim, e os seus aromas suaves e ligeiramente acidulado na boca.

 

 

E onde há ovelhas e Queijo da Serra há também cães de raça Serra da Estrela. Apesar da "chuvinha" de Sábado a feira atraiu muita e muita gente.

 

 

 

Belos exemplares de cães da Serra. Em Oliveira do Hospital foi possivel este contacto directo com o mundo rural e serrano.

 

 

Um pavilhão a abarrotar de gente entre os expositores e produtores de Queijo da Serra, e de outros produtos de grande qualidade.

 

 

Quer no concelho de Oliveira do Hospital, no concelho de Tábua, no  concelho de Góis, no nosso concelho de Arganil ou fora de portas, os eventos de promoção dos produtos endógenos da Beira Serra têm vindo a conhecer uma dinâmica, a que não será alheia a participação empenhada da Adiber,  que aos comandos do Dr. Miguel Ventura tem tido um papel fundamental para a visibilidade desta parcela do território nacional, que nos deve deixar orgulhosos enquanto cidadãos com origem nestes concelhos.

Na foto, apanhei de longe o Dr. Miguel Ventura e a Dra. Maria da Graça Brito da Silva, vereadora do Municipio de Oliveira do Hospital.

 

 

É para mim uma honra poder contar com a amizade e reconhecimento de tão ilustres senhores. Na foto com o Dr. Miguel Ventura (Adiber) e Prof. José Carlos Alexandrino, Presidente do Município de Oliveira do Hospital.

 

 

Para além do Queijo...

 

 

Os bolos e doçarias aqui representadas pela Pastelaria Primavera, de Oliveira do Hospital, que recomendo vivamente pela qualidade dos seus produtos, e cujos proprietários são da nossa vizinha vila de Avô, com a qual ao longo de séculos os pomarenses mantêm laços familiares e de amizade.

 

 

Produtores de mel...

 

 

Com abelhas ao vivo para publico ver...

 

 

Licores, compotas e mel Donanna (Côja), um dos sabores gourmêt da Beira Serra.

 

 

Charcutaria...

 

 

E por falar em charcutaria, não poderei deixar de fazer aqui uma referência porque é merecida. Passei, olhei e gostei do aspecto destes chouricinhos de carne. Comprei alguns e...(oh! sr. doutor não me ralhe!), marcharam dois... logo num ápice, com um vinhito bom, encorpado de preferência, que o chouricinho bem o merece. Sabor caseiro, à antiga, macio, cura no ponto. Uma delicia. No dia seguinte, Domingo, fui de proposito dar os parabéns à D. Mª Olivia Marques Gouveia, de Póvoa de S. Cosme - Ervedal da Beira, pela excelência do enchido. Um dia destes tenho que ir à Povoa de S. Cosme...

 

 

Na feira do Queijo de Oliveira do Hospital a animação era constante...

 

 

Teatral...

 

 

E engraçada...

 

 

Desporto equestre...

 

 

BTT, entre outros desportos...

 

 

Feira de velharias...

 

 

Onde se encontram raridades e peças curiosas...(este é maior do que o meu "triclas"; sim, porque eu ainda conservo um "primo" deste).

 

 

Latoaria. Uma parafernália de utensílios domésticos que quase foram extintos pela invasão massiva dos plásticos, e que hoje voltam à ribalta pela mão sábia de quem ainda conserva o saber e a arte de moldar a chapa e a folha de flandres de modo artesanal, sem recurso a maquinaria electrica e sofisticada. De Avô, os meus tios Maria e António Alves da Costa.

 

 

E em palco apanhei e gostei de ver esta representação cantada à capela de como se lavava a roupa nas poças...

 

 

O Rancho Folclórico da Associação Cultural da Freguesia de Seixo da Beira.

 

 

E porque da Feira de Queijo da Serra da Estrela se tratava, e porque não há queijo sem ovelhas e sem pastores, a demonstração da tosquia e das actividades pastorícias estiveram presentes...

 

 

A tosquia de uma ovelha, que agora vem aí o calor e não precisa deste "casaco"...

 

 

E porque também é um produto nacional, de referência até, o convidado foi o Queijo da Ilha (Açores).

 

Até para o ano e parabéns ao Município de Oliveira do Hospital.

 

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 23:43
link do post | favorito
Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 36 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Que pena pintarem as casas de branco!Eram tão lind...
Adorei o teu comentário! Não tenho mais palavras! ...
Não é preciso dizer mais nada... como sempre o ami...
Foi com gosto que apreciei esta festa de Carnaval...
Não lhe sei responder...Sei que têm vendido alguma...
A Quinta da Marqueza encontra-se para venda ?
Que catastrófe as imagens dão arrepios.bjshttp//bl...
Impressionante! Ainda bem que nada lhes aconteceu.
Parabéns à Junta de Freguesia de Pomares, por as m...
A familia de minha Mãe de apelido Silva Campos é d...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.