Domingo, 1 de Abril de 2012

Domingo de Ramos

 

Com o Domingo de Ramos os cristãos comemoram a entrada de Cristo em Jerusalém. Aqui se iniciou uma nova era para a humanidade. Jesus Cristo entra em Jerusalém em clima de festa, porque o Domingo de Ramos também deve ser uma festa para os cristãos...

Depois da benção dos ramos, na sua homilia, o pároco não deixou de referir que as pessoas  estão reduzidas a  1/3 das que havia quando tomou conta da paróquia. São sinais mais que evidentes da nossa desertificação...

Enquanto assistia à Missa e ao que se passava em redor da igreja, não pude deixar de pensar que apesar de termos por cima das nossas cabeças a "espada" da desertificação e de tempos difíceis, ainda é possível fazer de alguns actos religiosos uma festa. Eu entendo a religião como uma forma de estar na vida de forma alegre, solidária e de esperança. Assim, penso que se devia começar por limitar o estacionamento dos automóveis em frente á Igreja nos dias de actos religiosos, como o Domingo de Ramos, Dia de Santa Luzia, a Padroeira da Freguesia, Dia de Nossa Senhora de Fátima, Pascoa e Natal, principalmente. Hoje, quase que as pessoas mal podiam passar e sair da Igreja. Cabe ao poder político fazer alguma coisa para melhorar a situação, e embora o estado seja laico, e a separação da igreja e o poder politico seja para mim um dado adquirido, considero que muitas tradições só se poderão manter se forem vistas no interesse das populações, e a ajuda politica é indispensável e necessária.  No caso do Domingo de Ramos, teria mais lógica proporcionar o transporte aos cidadãos de toda a freguesia, como se faz para as eleições locais, para que todos podessem participar nos actos liturgicos da Igreja paroquial. Em matéria religiosa, penso que as festas que mencionei devem ter um cariz de Freguesia. Longe de mim, algum pensamento hegemónico ou preconceituoso. Apenas penso que Pomares e toda a freguesia ganharia. Hoje vi muita gente da Gramaça que pertence a outra freguesia e concelho e fiquei satisfeito com isso. Gostei de ver! Pomares tem uma bonita igreja que pode dar mais vida à nossa terra. 

É apenas um modesto apontamento, que obviamente requer reflexão...

Aqui ficam algumas imagens que captei hoje, em que a chuva também veio para benzer os campos que tanto precisados estavam.

 

 

 

 

 

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 23:51
link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De bcmantunes a 2 de Abril de 2012
Viva meu caro amigo António Manuel Silva.
Maravilha!
Muita gente a benzer os ramos de louro.
Acho que é de saudar os nossos conterrâneos de Pomares, Arganil, Coimbra, Portugal, que se deslocaram à bela igreja de Pomares, Arganil.
Penso que o Domingo de Ramos representava mais um dia de festa para todos os jovens, e não só, da nossa Freguesia.
Caríssimo António Manuel, muito obrigado por partilhares esta festa connosco.
Grande abraço,
Belchior Madeira Antunes
De rouxinoldepomares a 2 de Abril de 2012
Meu caro amigo Belchior Mdeira Antunes, é preciso que haja mais ramos de louro a serem benzidos...
Um abraço
António
De De um católico. a 2 de Abril de 2012
Meu amigo, sei que Igreja tem pouca gente, e não é no dia de Ramos que se sente a falta de Cristãos,nem em dias de festa, é sim, aos Domingos de todas as semanas, aí sim, mas tambem deve haver qualquer coisa que cada vez afasta as poucas pessoas que já moram na nossa freguesia, mas não sei que coisa será essa, sei dizer que cada vez se vê menos cristãos. Temos Pena.
De rouxinoldepomares a 2 de Abril de 2012
Meu caro. Eu sou católico e baptizado, porque assim fui educado pelos meus antepassados e essa é a religião do meu país que a levou aos quatro cantos do mundo. Não sou um católico particante, mas a igreja somos todos nós e devemos unir-nos para que a igreja em Pomares tenha o papel de iniciativa e de destaque que outrora teve. É possível. Assim os fiéis o queiram.

Comentar post

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 36 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Será que já ninguém sabe a diferença entre diâmetr...
Comprei esta variedade nos Viveiros Valter.
Não deve ser fácil encontrar uma videira desta cas...
Ando à procura de um par de pés desta casta, mas n...
Também tenho uma de quando andava na v
Que pena pintarem as casas de branco!Eram tão lind...
Adorei o teu comentário! Não tenho mais palavras! ...
Não é preciso dizer mais nada... como sempre o ami...
Foi com gosto que apreciei esta festa de Carnaval...
Não lhe sei responder...Sei que têm vendido alguma...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.