Quarta-feira, 25 de Abril de 2012

Os Cravos estão Caídos...

 

Por mais que me custe dizê-lo, 38 anos após o 25 de Abril cada vez tenho mais a certeza que os "cravos" nunca chegaram  verdadeiramente à minha terra. Nos ultimos anos, tenho passado esta data aqui em Pomares, e não prescindo, neste dia memorável, de ter cravos em casa e ostentar um na lapela. Ostentar um cravo, sou visto como se fosse um ET. Hoje, alguns, esquecendo-se que faço parte do lote dos portugueses que festeja esta data, olham para mim e ficam com ar espantado. De facto estou em contramão com o status quo que impera por aqui e que tudo faz para apagar e denegrir o 25 de Abril. Hoje os cravos no meu "Pontão" estão caídos, porque as politicas seguidas tentam derrubar e apagar da memória aquilo que esta data representa para muitos milhares de portugueses. Para mim, usar um cravo na lapela é lembrar-me dos tempos que não quero de volta: do analfabetismo, da fome, das crianças descalças, do país onde a coca-cola era proibida, onde as enfermeiras e as professoras primárias não se podiam casar, onde as mulheres não podiam usar saias acima do joelho, onde as mulheres só podiam ir para o estrangeiro com autorização do marido, onde não se podia pensar diferente, onde havia "bufos" denunciantes do vizinho, os  torcionários da Pide e a prisão por ter ideias diferentes, é esse país que eu não quero, e é por isso que uso sempre um cravo neste dia, porque o 25 de Abril para mim não morreu. Viva o 25 de Abril, e tal como há 38 anos, um dia chegará em que os portuguese dirão basta. Há sempre alguém que diz não...e chegará o dia em que é preciso por termo ao estado a que isto chegou como disse Salgueiro Maia.

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 20:20
link do post | comentar | favorito
12 comentários:
De A. Madeira a 26 de Abril de 2012
Bom dia amigo António Silva.

Sabe, eu ainda vivi no tempo da outra "senhora", sei o que foi a miséria, a fome, o analfabetismo, mas para muita gente o 25 de Abril continua a ser um inimigo a abater.

Eu sou um defensor dos ideais de Abril, e de tudo que ele representa para o povo português. E, o 25 de Abril também é um pouco meu. Nesse dia prestava o serviço militar em Évora, ainda fui até África, mas a guerra tinha terminado.
Obrigado pela linda música de intervenção com que o seu blog presenteia os leitores.
De rouxinoldepomares a 26 de Abril de 2012
Meu caro amigo A. Madeira. Obrigado pelo seu comentário e fico feliz por saber que os valores do 25 de Abril lhe são gratos.
Abraço
António Manuel Silva

Comentar post

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 39 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Ola amigo do cacemAgradecido pela informação muito...
Bom dia adorava ter uma ou duas videiras destas , ...
Boa tarde, estou a tentar obter mais informação da...
Boa tarde, estou a tentar obter mais informação da...
Boa tarde, estou a tentar obter mais informação da...
Caro amigo!Quero agradecer o senhor por me ter env...
Bom dia meu Caro, cujo nome não colocou,O meu fale...
Obrigado caríssimo amigo.Um grande abraçoJá enviei...
Olá Afonso !!!Esse número que você passou tem what...
Caro Joaquim Pereira Matos, bom ano!Há muito que t...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.